segunda-feira, 20 de julho de 2020

Carteirinhas do Armazém da Família solicitadas até o dia 30 de junho já estão disponíveis para retirada

A entrega será feita no Armazém da Família

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento informa que todos os cadastros realizados até o dia 30 de junho, estão prontos e as carteirinhas do Armazém da Família já podem ser retiradas para ter acesso ao serviço.
As carteirinhas estão disponíveis na unidade, localizada na Rua Califórnia, 66, esquina com a Rua Cascavel, no bairro Guaraituba. “Os cadastros continuam sendo feitos, tudo isso para garantir que a nossa população tenha acesso a alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços em média 30% mais baixos que no mercado”, explicou a Prefeita Beti Pavin.
Vale lembrar que no local, é obrigatório o uso de máscaras, e portar documento pessoal com foto. “Reforçamos a limpeza na loja, carrinhos e cestinhas são limpos após cada uso, seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária. Temos álcool em gel disponível para clientes e funcionários passarem nas mãos, estamos controlando também o número de clientes por vez. Todo cuidado é necessário para evitar aglomerações e proteger a população”, enfatiza o secretário da pasta, Márcio Toniolo.
Todas as medidas possuem a finalidade de garantir a segurança e proteção dos clientes. Todos deverão respeitar um metro de distância entre os usuários dentro das unidades. Os idosos, estão orientados a não sair de casa e devem enviar qualquer pessoa de sua confiança, portando RG do autorizado e o RG do idoso para fazer a compra.
E atenção para os sintomas da pandemia Coronavírus: tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar e perda do olfato e paladar. Vale lembrar, que há a recomendação para que as pessoas dos grupos de risco, idosos, gestantes, lactantes, doentes crônicos, e pessoas com qualquer sintoma gripal, não circulem por lugares públicos.
Serviço
Armazém da Família
Local: Rua Califórnia, 66, esquina com a Rua Cascavel, no bairro Guaraituba
Horário de atendimento: Terça a Sexta-feira, das 8h45 às 17h
 Sábado das 8h45 às 13h
Cadastro da Carteirinha 
CRAS
Cras Sede: Rua Prof. João Batista Locato, 141 – Centro
Cras Rio Verde: Rua Getúlio Vargas, 473 – Rio Verde
Cras Guaraituba: Rua Campo Largo, 200 – Guaraituba
Cras Maracanã: Rua Abel Scuissiato, 40 – Maracanã
Cras Roça Grande: Rua Santo Pascoal Franceschi, 322 – Osasco
Cras Graciosa: Rua Anair Bonato Tosin, 677 – Mauá..
Horário: 8h às 12h – 13h às 17h

domingo, 19 de julho de 2020

Colombo registra quase 1000 casos de covid e 35 mortes

No último boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirmou na quinta 16, que o município registrou mais 24 casos positivos do novo Coronavírus.
Colombo tem até o momento 985 casos positivos de COVID-19 – sendo que destes, 635 já estão recuperados e 27 estão hospitalizados. O município possui até o momento, infelizmente, 35 óbitos por coronavírus.
Balanço Epidemiológico
O balanço epidemiológico de ontem, de número 91, indica que 27 pacientes infectados estão hospitalizados. O levantamento aponta ainda que 225 pessoas estão aguardando os resultados dos exames comprobatórios, sem necessariamente estarem hospitalizados. Outras 1805 pessoas sintomáticos respiratórios (que apresentam algum sintoma gripal – considerados leves) estão em isolamento domiciliar – sendo que deste total, 1047 já estão recuperadas.
Foram descartados 1133 sintomáticos que estavam em isolamento domiciliar acompanhando os sintomas, e por fim, 2203 casos são suspeitos, pois apresentam sintomas de Covid-19 e estão em isolamento domiciliar também sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades de referência – sendo feito o exame em casos considerados moderados e graves e em profissionais de saúde. Outros 55 casos são de outros municípios.
A partir deste momento, como já houve transmissão comunitária no Brasil, onde não há como investigar a origem da contaminação, o distanciamento social é muito importante. Por isso, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para que quem puder, fique em casa, e só saia em casos de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.
Para quem precisar sair, mantenha uma rotina de higiene e limpeza, durante o trabalho, observe o distanciamento social de 1,5 metro e use máscara o tempo todo.
Serviço:
Como prevenir o contágio:
– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
– Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir
– Mantenha os ambientes bem ventilados
– Não compartilhe objetos pessoais
– Use máscara
Sintomas:
Tosse
Febre
Coriza
Dificuldade para respirar
Perda do olfato e paladar
Dúvidas e Orientações COVID-19 em casos de sintomas:
Secretaria Municipal de Saúde – 0800-643 2250
Secretária de Saúde do Estado – 0800 644 4414

sábado, 18 de julho de 2020

Câmara apresenta seis matérias em sessão que antecede recesso parlamentar

Na terça-feira (14), a sessão ordinária foi realizada de forma remota e transmitida pelo canal da Câmara Municipal de Colombo no Youtube. Um projeto de lei do Legislativo foi divulgado e cinco indicações de melhorias foram encaminhadas aos órgãos competentes da municipalidade. As sessões plenárias e as reuniões das comissões estarão em período de recesso parlamentar, que irá do dia 15 a 31 de julho. Esse recesso, previsto no Regimento Interno da Câmara, ocorre duas vezes ao ano, em julho e no final de dezembro, estendendo-se por todo o mês de janeiro
A Câmara Municipal de Colombo realizou nesta terça-feira (14), sua última sessão ordinária do primeiro semestre de 2020. No período de 15 a 31 de julho ocorre o recesso parlamentar de meio de ano. De acordo com a Resolução nº 76/2005, art. 8º do Regimento Interno da Casa, no mês de julho, o Legislativo está em período de recesso parlamentar, quando não há sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
Na sessão ordinária remota foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo nº 908/2020, de autoria do vereador Gilgera (PTB), que dispõe sobre a disponibilidade de álcool em gel 70% nos caixas eletrônicos das agências bancárias do município de Colombo.
Também foram apresentadas cinco indicações visando à qualidade de vida do cidadão colombense. Assinaram os documentos os vereadores Anderson Prego (PT), Eurico Dino (PSD) e Vardão (PP). Duas indicações foram encaminhadas à Prefeita Municipal Beti Pavin (PSDB) e três indicações foram enviadas à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Edital das Sessões.
“Nesse período de recesso parlamentar ficam suspensas as sessões ordinárias e das comissões temáticas. Mesmo com a pandemia do coronavírus, os serviços do Legislativo municipal estarão funcionando de forma remota e o acesso ao prédio permanece restrito. Voltaremos com as sessões ordinárias a partir do dia 4 de agosto, dando início ao segundo semestre de atividades parlamentares da Câmara”, explicou o presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PP).
A paralisação temporária das atividades parlamentares ocorre também em todas as Câmaras Municipais do país, nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado, conforme as legislações próprias de cada município, estado e nacional.
Recesso Parlamentar – Seguindo o que ocorre nas casas legislativas do país, a Casa de Leis estará em recesso parlamentar entre os dias 15 a 31 de julho. Nesse período, o Poder Legislativo colombense não realizará atividades plenárias e reuniões das comissões temáticas. Caso necessário, sessões extraordinárias poderão ser convocadas para deliberação de assuntos urgentes. As atividades legislativas continuam sendo realizadas de forma remota, porém sem atendimento ao público, visando à manutenção e continuidade dos serviços. O acesso às dependências do Legislativo Municipal está restrito apenas aos servidores que forem devidamente convocados ou que estejam trabalhando em regime de revezamento. A primeira reunião ordinária, após o recesso, será realizada no dia 4 de agosto, às 16h.
Serviço – Conforme a Portaria nº 56/2020, por tempo indeterminado, os projetos de lei, indicações e ofícios estão sendo realizados apenas pelo e-mail protocolo@camaracolombo.pr.gov.br ou, excepcionalmente, com agendamento prévio, direto com os setores correspondentes, para divulgação e o devido encaminhamento às comissões permanentes. Os demais atendimentos serão realizados através do e-mail camaracolombo@onda.com.br.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Vereadores analisam indicações e projetos de lei do Executivo

Vereadores analisam indicações e projetos de lei do Executivo em sessão ordinária remota

Na sessão plenária remota, realizada na terça-feira (7), foram apreciados dois projetos de lei do Executivo e apresentadas 11 indicações que integravam a pauta da Ordem do Dia. As sessões podem ser acompanhadas pelo canal do Legislativo colombense no Youtube
O Poder Legislativo colombense realizou na tarde desta terça-feira (7), a primeira sessão ordinária do mês de julho de forma virtual, que foi transmitida, ao vivo, pelo canal da Câmara Municipal de Colombo no Youtube. Todos os 17 vereadores participaram da sessão plenária remota utilizando a plataforma de videoconferência Zoom. A Pauta do Dia contou com 13 matérias divididas em 11 indicações e dois projetos de lei do Executivo em segunda discussão e votação.
A Ordem do Dia iniciou com a discussão e segunda votação de dois projetos de lei do Executivo. O Projeto de Lei do Executivo nº 03/2020 dispõe sobre alterações nos anexos I e II para o exercício de 2021, do Plano Plurianual – 2018 a 2021, expresso em normas, objetivos e principais metas a serem observados pelas Unidades da Administração Direta, Fundos do Poder Executivo, Autarquia Colombo Previdência e pelo Poder Legislativo do Município de Colombo, e dá outras providências. Enquanto que o Projeto de Lei do Executivo nº 04/2020 dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do Município de Colombo, para o exercício de 2021, e dá outras providências. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para a sanção do Poder Executivo Municipal.
A sessão ordinária virtual teve sequencia com a apresentação de 11 indicações assinadas pelos vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Elcio do Aviário (PL), Gilgera (PTB) e Vardão (PP). Essas indicações foram encaminhadas à Prefeitura Municipal, à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e às Secretarias de Obras e Viação, Governo, Planejamento e Meio Ambiente. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Edital das Sessões.
A indicação, conforme o Artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Colombo, é a proposição em que o vereador solicita ao Poder Executivo Municipal medidas de caráter político-administrativo ou sugere aos órgãos públicos competentes, que não os da estrutura administrativa do Município, medidas de interesse público no âmbito da comunidade de Colombo.
Nova Portaria – Foi publicada nesta terça-feira (7) a Portaria 60/2020 que prorroga, por prazo indeterminado, a Portaria 56/2020 publicada no último dia 23 de junho, que altera o funcionamento das atividades legislativas da Câmara Municipal de Colombo. As atividades administrativas e legislativas continuam sendo realizadas, porém sem atendimento ao público, visando à manutenção e continuidade dos serviços. Os servidores estão trabalhando em regime de home office e o acesso às dependências do Legislativo Municipal está restrito apenas aos servidores que forem devidamente convocados ou que estejam trabalhando em regime de revezamento.
Serviço – O recebimento de correspondências, entregas e protocolos em geral, projetos de lei, indicações e ofícios serão realizados pelo e-mail protocolo@camaracolombo.pr.gov.brou, excepcionalmente, com agendamento prévio, direto com os setores correspondentes, para divulgação e o devido encaminhamento às comissões permanentes. Os demais atendimentos serão realizados através do e-mail camaracolombo@onda.com.br.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Comissão Especial da Covid-19 da Câmara realiza reunião com a Comec

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus do Legislativo colombense promoveu, na segunda-feira (13), uma reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para expor as demandas apresentadas pela população aos vereadores a respeito do transporte coletivo no município de Colombo
A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus do Legislativo colombense promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), uma reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para expor as demandas apresentadas pela população aos vereadores a respeito do transporte coletivo no município de Colombo.
Na reunião, os vereadores-membros da comissão especial fizeram seus questionamentos referentes à redução de oferta de transporte público, a aglomeração de pessoas nos horários de pico, o distanciamento social dentro dos ônibus, a situação trabalhista dos motoristas e cobradores e as fiscalizações feitas por eles quanto ao número de passageiros nas linhas e uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo.
“A Comec está determinando a lotação dos ônibus. Essa lotação considera o número de pessoas sentadas e em pé. Isso não é uma norma do Estado e do município. Quem determina a lotação de um veículo é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Desde o início da pandemia já foram realizadas mais de 116 ajustes em linhas. Nós estipulamos em 65% a ocupação máxima de um ônibus comum. Agora esses ônibus não podem andar com mais de 55 pessoas nos horários de pico. Nos demais horários, o máximo é de 55%. Diariamente temos acompanhado isso. Em alguns horários, os veículos estão operando com menos de 50% de lotação. São vários setores envolvidos e esforços para que o serviço do transporte coletivo possa continuar. Quanto à situação dos motoristas e cobradores, algumas empresas de transporte coletivo já aderiram à medida provisória 936 que trata sobre a redução da jornada de trabalho e dos salários. Isso foi feito para poder manter os postos de trabalho. Tanto os motoristas como os cobradores tem nos ajudado muito com as informações sobre a lotação das linhas e sobre a orientação do uso de máscaras. Inclusive, todos os meses, a Comec está acompanhando e pegando a lista atualizada dos funcionários para que tenhamos esse controle e manutenção dos empregos, sobretudo nesse período de pandemia”, disse Correa.
Outro ponto apresentado pelo diretor de transportes da Comec foi reforçar a necessidade dos empregadores adotarem horários alternativos para assim evitar o volume de usuários do transporte coletivo nos horários de pico. “O presidente Gilson tem falado constantemente que é impossível manter o distanciamento social de dois metros nos horários de pico, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Obviamente essa distância não dá para ser mantida, nem com todos sentados. Pedimos a colaboração dos usuários e dos empregadores para alterarem os horários para que as pessoas não utilizem os ônibus nos horários de pico. Peço para os vereadores observarem esses problemas e nos contatar para melhorarmos os serviços prestados”, salientou.
Participaram da reunião os vereadores Anderson Prego (PT), Jerçon (PTB) e Vardão (PP), membros da comissão especial, o diretor de transportes da Comec, Wilianson Alves Correa e o chefe de gabinete da Presidência, Gabriel Hubner de Macedo.  

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Centro do Empreendedor de Colombo é premiado

O Prêmio de Referência no atendimento na categoria Prata do SEBRAE é resultado das ações desenvolvidas no ano passado

No mês de junho, o Centro do Empreendedor de Colombo vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho que atende exclusivamente os MEI, Microempreendedores Individuais do Município, recebeu o Prêmio de Referência no atendimento na categoria Prata do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná – referente ao ano de 2019. Ao total, foram 18.962 atendimentos realizados.
A premiação é resultado das ações organizadas com atendimentos, palestras, oficinas, consultorias e rodadas de negócios. Além de 1580 assistências contabilizadas por mês. “Essa premiação, é resultado dos serviços que vêm sendo realizados nos últimos anos pelo Centro do Empreendedor de Colombo, sempre com qualidade e efetividade em políticas que funcionam para os nossos microempreendedores individuais. Precisamos prestar toda o suporte necessário”, afirma o Secretário da Pasta Antonio Ricardo Milgioransa.
Ao longo do ano, assistências como a formalização e aberturas de novas empresas (943), DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) (1743), Consultas Prévias (1393), entre outros atendimentos foram executados. “Realizamos também 44 palestras “Começar Bem” com 980 participantes, oito Oficinas SEI com 168 participantes, dois Rodadas de Negócios com 72 participantes e oito consultorias com 48 participantes”, ressaltou Milgioransa.
A Prefeitura de Colombo por meio do Centro do Empreendedor em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR) disponibiliza cursos e consultorias gratuitos, além de linhas de crédito para os microempreendedores colombenses.
“O Centro tem como sua principal função disponibilizar todo o apoio aos Microempreendedor Individual, desde sua Formalização, empréstimos, Consultorias, Treinamentos, Emissão de Nota Fiscais entre outros serviços oferecido”, explica o secretário.
Serviço:
Centro do Empreendedor de Colombo
Fone: 41 – 3656-6181

terça-feira, 7 de julho de 2020

COVID-19: Prefeitura amplia a estrutura de leitos da UPA Maracanã

Os leitos são divididos em leitos clínicos, semiclínicos e de isolamento – conforme a necessidade de cada paciente

O número de leitos dedicados exclusivamente à Covid-19 na UPA Maracanã, em Colombo foi ampliado – devido ao cenário atual, provocado pela pandemia. “A Prefeitura está aumentando a estrutura de leitos de observação para atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados da doença”, explicou a Prefeita Beti Pavin.
Para ampliar a rede de atendimento, a unidade passa de 18 para 30 leitos – divididos conforme a necessidade de cada paciente. Entre os leitos disponíveis estão os leitos clínicos, semiclínicos e de isolamento.
“Destes 30 leitos – sete são destinados para os casos considerados semicríticos, juntamente com a sala amarela. O local é equipado com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros – voltados aos pacientes que aguardam por vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, ressalta o secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth.
A UPA Alto Maracanã também possui um novo protocolo de atendimento para receber pacientes sintomáticos respiratórios ou casos suspeitos. Os ambientes de acolhimento também foram separados.
“Mudamos a nossa rotina de observação e criamos uma ala específica para o atendimento de paciente suspeito Covid-19 no município, agindo de forma antecipada. Os pacientes com casos respiratórios foram separados dos demais que apresentam outras enfermidades e queixas. A nossa prioridade está no atendimento dos sintomáticos respiratórios”, explicou o secretário.
Já a triagem dos pacientes suspeitos é feita de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e o quadro clínico. “Aqueles que apresentam sintomas moderados e graves – são direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado do Paraná e encaminhados via SAMU para uma vaga hospitalar”, ressalta o secretário.
Casos confirmados
O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirmou nesta segunda-feira, 06, que o município registrou 467 casos confirmados para o COVID-19 e 22 óbitos.