quinta-feira, 16 de julho de 2020

Comissão Especial da Covid-19 da Câmara realiza reunião com a Comec

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus do Legislativo colombense promoveu, na segunda-feira (13), uma reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para expor as demandas apresentadas pela população aos vereadores a respeito do transporte coletivo no município de Colombo
A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus do Legislativo colombense promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), uma reunião com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para expor as demandas apresentadas pela população aos vereadores a respeito do transporte coletivo no município de Colombo.
Na reunião, os vereadores-membros da comissão especial fizeram seus questionamentos referentes à redução de oferta de transporte público, a aglomeração de pessoas nos horários de pico, o distanciamento social dentro dos ônibus, a situação trabalhista dos motoristas e cobradores e as fiscalizações feitas por eles quanto ao número de passageiros nas linhas e uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo.
“A Comec está determinando a lotação dos ônibus. Essa lotação considera o número de pessoas sentadas e em pé. Isso não é uma norma do Estado e do município. Quem determina a lotação de um veículo é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Desde o início da pandemia já foram realizadas mais de 116 ajustes em linhas. Nós estipulamos em 65% a ocupação máxima de um ônibus comum. Agora esses ônibus não podem andar com mais de 55 pessoas nos horários de pico. Nos demais horários, o máximo é de 55%. Diariamente temos acompanhado isso. Em alguns horários, os veículos estão operando com menos de 50% de lotação. São vários setores envolvidos e esforços para que o serviço do transporte coletivo possa continuar. Quanto à situação dos motoristas e cobradores, algumas empresas de transporte coletivo já aderiram à medida provisória 936 que trata sobre a redução da jornada de trabalho e dos salários. Isso foi feito para poder manter os postos de trabalho. Tanto os motoristas como os cobradores tem nos ajudado muito com as informações sobre a lotação das linhas e sobre a orientação do uso de máscaras. Inclusive, todos os meses, a Comec está acompanhando e pegando a lista atualizada dos funcionários para que tenhamos esse controle e manutenção dos empregos, sobretudo nesse período de pandemia”, disse Correa.
Outro ponto apresentado pelo diretor de transportes da Comec foi reforçar a necessidade dos empregadores adotarem horários alternativos para assim evitar o volume de usuários do transporte coletivo nos horários de pico. “O presidente Gilson tem falado constantemente que é impossível manter o distanciamento social de dois metros nos horários de pico, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Obviamente essa distância não dá para ser mantida, nem com todos sentados. Pedimos a colaboração dos usuários e dos empregadores para alterarem os horários para que as pessoas não utilizem os ônibus nos horários de pico. Peço para os vereadores observarem esses problemas e nos contatar para melhorarmos os serviços prestados”, salientou.
Participaram da reunião os vereadores Anderson Prego (PT), Jerçon (PTB) e Vardão (PP), membros da comissão especial, o diretor de transportes da Comec, Wilianson Alves Correa e o chefe de gabinete da Presidência, Gabriel Hubner de Macedo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário