terça-feira, 7 de julho de 2020

COVID-19: Prefeitura amplia a estrutura de leitos da UPA Maracanã

Os leitos são divididos em leitos clínicos, semiclínicos e de isolamento – conforme a necessidade de cada paciente

O número de leitos dedicados exclusivamente à Covid-19 na UPA Maracanã, em Colombo foi ampliado – devido ao cenário atual, provocado pela pandemia. “A Prefeitura está aumentando a estrutura de leitos de observação para atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados da doença”, explicou a Prefeita Beti Pavin.
Para ampliar a rede de atendimento, a unidade passa de 18 para 30 leitos – divididos conforme a necessidade de cada paciente. Entre os leitos disponíveis estão os leitos clínicos, semiclínicos e de isolamento.
“Destes 30 leitos – sete são destinados para os casos considerados semicríticos, juntamente com a sala amarela. O local é equipado com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros – voltados aos pacientes que aguardam por vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, ressalta o secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth.
A UPA Alto Maracanã também possui um novo protocolo de atendimento para receber pacientes sintomáticos respiratórios ou casos suspeitos. Os ambientes de acolhimento também foram separados.
“Mudamos a nossa rotina de observação e criamos uma ala específica para o atendimento de paciente suspeito Covid-19 no município, agindo de forma antecipada. Os pacientes com casos respiratórios foram separados dos demais que apresentam outras enfermidades e queixas. A nossa prioridade está no atendimento dos sintomáticos respiratórios”, explicou o secretário.
Já a triagem dos pacientes suspeitos é feita de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e o quadro clínico. “Aqueles que apresentam sintomas moderados e graves – são direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado do Paraná e encaminhados via SAMU para uma vaga hospitalar”, ressalta o secretário.
Casos confirmados
O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirmou nesta segunda-feira, 06, que o município registrou 467 casos confirmados para o COVID-19 e 22 óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário