quarta-feira, 13 de julho de 2016

UMA GUERRA INÚTIL!



Não vou ser estúpido a ponto de dizer que a torcida Os Fanáticos não faz falta nos jogos do Atlético.

Tão pouco vou me colocar contra a mesma, da qual já fiz parte e sempre admirei.

Tenho que assumir publicamente, que ela é uma tradição na história do Furacão, uma referência nacional para outras torcidas organizadas, que identificou muitos torcedores com o Atlético Paranaense e ainda identifica.

Não vou esconder que parte da fama que o Atlético carrega de time grande, deve ser também atribuída a essa fantástica e maravilhosa torcida.


Os Fanáticos, mais que uma torcida, virou referência, quase que para todo torcedor Atleticano.

Como exemplo, o uso constante pela torcida do símbolo da organizada, a Caveira, que se tornou um símbolo do próprio Atlético Paranaense. Muito comum, nós torcedores dizermos, “Sou da Caveira”, não como uma referência a torcida, mas sim ao próprio Atlético.


Mas não vou ser tolo e escrever que a Diretoria do Atlético não tem suas razões.


Ambos os lados estão certos, ambos os lados têm seus erros.

Mas uma coisa deve ser identificada, assumida e respeitada por todos, a torcida organizada tem problemas sim, e alguns de seus membros não são confiáveis. Os inúmeros casos ocorridos nos últimos anos, nos dão mostras de que algo não está bem resolvido na Organizada e de que ela já foi mais organizada do que atualmente.


Não posso deixar aqui de relatar e passar adiante, o temor que muitas pessoas, principalmente mulheres e crianças, tem de ir a campo por conta dos seguidos problemas de vandalismos generalizados que tomam conta principalmente dos arredores dos estádios e meios de acessos, como ônibus, ruas, terminais e etc.


Aquele que disser que estou mentindo, pode sair às ruas perguntando e terá sua resposta na ponta da língua, como tive alguns dias atrás, quando uma amiga me confidenciou que adoraria ir ao estádio, mas teme pela segurança dela e da filha e acabei me oferecendo para acompanha-las (“dívida” que ainda pagarei).


Acho que mais do que protestar, mesmo tendo seus direitos, a Fanáticos deveria reavaliar a conduta de seus membros, um por um, reorganizar seu quadro associativo e evitar ao máximo comboio de torcedores pelas ruas da cidade, em bairros afastados do estádio e terminais de ônibus. A Fanáticos tem seus direitos, mas para que seus direitos tenham valor, deve atentar para suas obrigações e que elas devem ser postas em prática o quanto antes, pelo bem do Atlético, e mais ainda pelo bem também da própria torcida Atleticana. Uma questão administrativa.


Vale aqui ressaltar que sinto falta da torcida no estádio sim, mas que mais que isso, não quero ver temor em Atleticanos que deixam de frequentar o estádio por medo de vandalismos.

Cabe inclusive fiscalizar a torcida dentro do estádio, evitando por exemplo, que sujeitos mal-educados venham a sujar e denegrir a imagem da Organizada, como ocorrido no jogo contra o Santos e no caso Walter, atitudes que achei sem fundamento algum, e desnecessárias.


Vencer ou perder faz parte do jogo, o que a torcida deve entender, que embaixo de uma camisa, há um ser humano e que o mesmo deve ser respeitado independente das cores que carrega em seu coração ou corpo, seja ele jogador ou torcedor.


Ambos os lados podem e devem ceder, mas cada um aos poucos, para que encontremos paz definitiva. Devem corrigir suas falhas e buscar um acordo que seja benéfico não só a ambos, mas a torcida Atleticana de um modo geral e principalmente um meio de chegar até o torcedor amedrontado e convencê-lo que em jogos do Atlético, a paz sempre irá reinar.


Essa guerra é inútil e persistir nela, não trará nenhum benefício ao Atlético. 


A Fanáticos que haja com sabedoria, saiba receber o que lhe foi oferecido e reconquiste o que deseja aos poucos, provando que podem evoluir, não só como torcida organizada, mas como uma torcida composta por seres humanos.


Um abraço a Fanáticos, tenho muito orgulho de vocês, mas acho que como tudo em volta que muda e evolui, vocês também devem mudar e evoluir, PARA MELHOR.



3 comentários: