quinta-feira, 24 de novembro de 2016

3ª PARTE DA ENTREVISTA COM PETRAGLIA: A TORCIDA

Levamos ao ar a 3ª e última parte da entrevista com Mario Celso Petraglia.

Você que não acompanhou as duas primeiras partes, pode acessar os links abaixo:



Ao contrário do que alguns dizem, Petraglia é sim um torcedor apaixonado pelo Atlético e está focado em realmente conduzir o clube a um nível muito maior. Ele não brinca com a paixão do torcedor, quer o bem do Atlético, tem sonhos para o Atlético e isso ficou muito claro para mim nas conversas em off que tivemos em meio a entrevista. O Atlético tornou-se boa parte da vida de MCP e seu grande sonho, bem como de toda a nação Atleticana é tornar o clube CAMPEÃO DO MUNDO, UMA PROMESSA QUE FEZ E DISSE QUE CUMPRIRÁ, SE A TORCIDA PERMITIR E O AJUDAR. Por isso tem tomado muitas decisões juntamente com o Conselho e com a Diretoria, no sentido de tornar o clube cada vez maior. Ações de um líder, que exigem coragem e determinação.
Petraglia é um torcedor como todos os outros do Atlético, quer um time grande, grandes conquistas, mas que sabe que a noção administrativa, principalmente financeira do clube, vem em primeiro lugar, para que esses sonhos se tornem realidade.




A reclamação de parte da torcida sobre as festas no estádio

Robson -  A torcida reclamava que o estádio parecia silencioso e vi algumas providências no sentido de promover festas para a torcida, fale sobre esse novo projeto.

Petraglia -  Reclamavam e reclamavam e reclamavam das festas. No jogo contra o Cruzeiro fizemos uma grande festa, foi um espetáculo. Festa nós sabemos fazer também, trouxemos gente preparada dos Estados Unidos. Vamos rechear o estádio de LED´s, todos querem ver um espetáculo rubro negro e verão. Deixamos as cores das cadeiras neutras para não atrapalharem a sequência dos projetos

Robson -  Realmente acho uma besteira imensa essa preocupação com as cores das cadeiras, uma bobagem sem sentido visto que temos um estádio maravilhoso.

Petraglia -  Pois é, se tivermos 40 mil torcedores no estádio, qual será a cor das cadeiras? Querem o estádio rubro negro? Então lotem o estádio Não faz sentido esse tipo de reclamação. A cor neutra também serve para mostrar que o torcedor precisa colaborar com o clube e não apenas reclamar. De que adianta serem vermelhas as cadeiras e o estádio continuar vazio? Ou com 5 mil torcedores apenas? Pra que? Para que pareça que está cheio? Isso é sem fundamento algum.

Robson – Esse novo projeto de encher de LED´s a Arena, como será executado?

Petraglia – Por isso a cor neutra das cadeiras. Vamos encher de LED´s os 3 níveis. A cor viva de cadeiras atrapalha a projeção das imagens. A cor neutra é para que apareça aquilo que quisermos projetar e com a alta resolução do LED, não importa se há sol, ou se está chovendo, se é dia ou noite, o espetáculo será sempre maravilhoso e original. Se for um evento em que o artista queira o estádio azul, amarelo, vermelho, poderá ser feito sem problemas e as cadeiras não atrapalharão o brilho do espetáculo. Se amanhã depois o Palmeiras quiser mandar alguns jogos em nosso estádio, as luzes ficarão verdes, se o Coritiba necessitar utilizar nosso estádio as luzes ficarão verdes para a torcida deles. Então não tem cabimento esse tipo de reclamação, não tem nada a ver o meio com o fim.
Se fosse assim o Maracanã não teria a mística que tem. Por isso é uma bobagem essa divisão, esse separatismo. A cegueira desse povo realmente me entristece, é uma bobagem se preocupar com isso.

A torcida organizada

Robson – Para encerrarmos, fale sobre os últimos conflitos envolvendo a diretoria do Atlético e a torcida organizada. Na minha opinião o Atlético saiu na frente no sentido de moralizar a torcida de uma forma geral para que se evite novos problemas, percas de mando e o torcedor tenha um compromisso maior com o clube. Vimos alguns dias atrás o que a torcida organizada do Corinthians fez no Maracanã, cenas lamentáveis, bem como a do Palmeiras e outras organizadas de outros clubes, ou seja, vejo isso como um desejo do clube de que a torcida organizada se organize de uma forma geral e busque ela também evitar conflitos tanto dentro quanto fora do estádio.

Petraglia – A torcida Independente do São Paulo, por exemplo, é uma das mais violentas e dizem até que algumas organizadas de clubes são dirigidas pelo PCC, não temos nada a ver com isso, mas devemos estar atentos de uma forma geral ao nosso torcedor.
Não temos nada contra e nem a favor das torcidas organizadas, são grandes instituições. Sabemos que em todo lugar existem os bons e os ruins. Na torcida organizada existem pessoas boas que querem torcer e ajudar o Atlético, mas também existem aqueles que prejudicam o clube. Mas o que queremos com isso é administrar a nossa torcida, que dentro do estádio o Atlético administre a torcida de uma forma geral.

Dentro do estádio o Atlético quer organizar a festa, o Atlético quer conduzir a torcida e não alguns que conduzam como queiram para o bem ou para o mal. Eles podem continuar comercializando fora do estádio seus produtos, mas dentro do estádio queremos a festa de toda a torcida e não só de uma minoria, pois qualquer problema que vier a ocorrer, quem será penalizado é o clube e não a torcida. Eles podem cantar suas músicas, torcer do jeito que quiserem, mas quem vai comandar a festa é o Atlético. Por isso contratamos uma empresa dos Estados Unidos, e o “show man” é brasileiro, com experiência para conduzir esse espetáculo, como acontece na NFL, no vôlei e outros esportes pelo mundo.

A torcida os Fanáticos quando vem para o estádio, tornam-se torcedores do Atlético e eles devem vir para torcer com o estádio inteiro e auxiliar o clube na festa. Quem gosta da Fanáticos pode ficar lá com eles sem problema algum, mas queremos todo o estádio envolvido na festa.
No vôlei tivemos 35 mil pessoas fazendo festa, não ficamos dependentes de meia dúzia de pessoas. Eles podem vender a sua marca, até por questão de sobrevivência, fazer propaganda, mas fora do estádio. Não tenho nada contra a marca deles.

Querem vaiar, vaiem, terminou o jogo e acham que não foi bom, podem vaiar, mas depois do jogo. Mas não queremos mais que um menino que está iniciando agora, seja vaiado porque errou um passe e acabe isso contaminando o resto da torcida.

Estamos vendo casos no Brasil, em que muitos clubes estão divididos de fora para dentro, onde a torcida organizada faz parte da gestão do clube, como acontece no Corinthians, por exemplo, onde elas têm uma influência enorme na diretoria. Tem clube que monta seu conselho deliberativo com integrantes da torcida organizada e então deformasse os interesses e os objetivos de uma comunidade e essa deformação é que queremos evitar.

Apenas queremos que dentro do estádio a festa seja do Furacão, com nossa gente, nosso torcedor de uma forma geral, com a marca do Atlético e com o estádio pronto.

O Atlético Paranaense quer sua torcida maior, quanto mais vibrante melhor, quanto mais organizada melhor, mas torcendo para o Atlético, usando a marca do Atlético, ajudando o Atlético.

O objetivo deve ser o Atlético, não pode haver outro objetivo que não seja o Atlético.

O torcedor tem que torcer pelo Atlético, com o Atlético, para que o Atlético seja cada vez maior e nossos sonhos possam ser transformados em realidade em um futuro próximo.


Um comentário: