terça-feira, 11 de agosto de 2020

Colombo e Segurança firmam Termo de Cooperação Técnica

As forças de segurança poderão ter acesso ao sistema das guardas municipais e a informações sigilosas do órgão, possibilitando maior celeridade aos processos que necessitem de compartilhamento de dados

A Prefeita Beti Pavin esteve na tarde desta quinta-feira, 06, na Secretaria da Segurança Pública do Estado para firmar o Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento de informações de segurança pública. Na ocasião, mais dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – Mandirituba, e Quatro Barras poderão ter acesso a informações estaduais de segurança, e irão fornecer dados internos e imagens das câmeras de segurança ao Estado.
A medida visa reforçar a segurança na região. De acordo com prefeita, a parceria é essencial, principalmente, para os municípios vizinhos de Curitiba. “O que nós temos de informação, passamos para a Secretaria da Segurança e vice-e-versa. Com estas medidas de segurança, que estão sendo implementadas, é a população de Colombo quem ganha”.
A partir de agora, o boletim de ocorrência feito pela Guarda Municipal poderá ser integrado com o sistema estadual. “Isso vai melhorar e agilizar o nosso trabalho. O que fazíamos em três horas, agora levará apenas uma hora, porque vamos elaborar o boletim de ocorrência direto e, como é integrado, já vai para o delegado. Quem ganha com isso é a população”, disse o superintendente municipal de Segurança e Trânsito de Colombo, Jonatas Rodrigues.
Com a iniciativa será possível que as forças de segurança tenham acesso ao sistema das guardas municipais e a informações sigilosas do órgão, possibilitando maior celeridade aos processos que necessitem de compartilhamento de dados.
O termo permite ainda que o município acesse o Business Inteligence (BI), que contém informações utilizadas pela Secretaria para elaboração de ações. A assinatura do documento também viabiliza que as guardas municipais verifiquem informações do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU).
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirma que a assinatura faz parte de planejamento estratégico e já beneficiou diversos municípios do Estado. “Com isso poderemos dar prosseguimento às assinaturas dos Termos para compartilhamento de dados, que favorecem tanto a Secretaria da Segurança, quanto as Prefeituras. É um momento importante de integração com os municípios paranaenses”, disse.
Por parte das prefeituras deverão fornecer para a Secretaria da Segurança informações gerais, como a base cartográfica do local e imagens das câmeras de segurança, além de outros dados que auxiliem as forças policiais a elaborar ações.
O deputado estadual Delegado Recalcatti também acompanhou a assinatura do Termo de Cooperação.
Estiveram presentes a chefe de gabinete da Sesp, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius de Carvalho; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes; e o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes.
O guarda municipal de Colombo, Luiz Brisola; o representando o deputado Romanelli, o chefe de gabinete do deputado, Ronald Oliveira; o subcomandante da Guarda Municipal de Mandirituba, Flávio Henrique Gelenski; e o comandante da Guarda Municipal de Quatro Barras, Alex Grey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário