sexta-feira, 4 de maio de 2018

E SE PETRAGLIA FOSSE COXA?


Durante a semana uma notícia preocupou a torcida Atleticana.

Petraglia realmente teria recebido uma proposta coxa para se transferir em 2020 para o Couto e tomar as rédeas do falido verdinho paranaense?

Petraglia tem sido sim, assediado pelos coxinhas e convidado para  assumir o Coritiba!

A torcida coxa branca tem feito verdadeiras “procissões” nas redes sociais, implorando para que o maior dirigente do futebol brasileiro e Atleticano, seja afinal, o novo presidente coxa branca.

Os coxas perderam a grande chance de ter Petraglia no comando do Coritiba, mas não MCP (o nosso Petraglia), e sim outro Petraglia, inteligente, capacitado, administrador e competente. Falo nesse caso de José Anibal Petraglia, mais conhecido pelos amigos por JAP.

Mas conversei com JAP dias atrás e ele me disse que seria dirigente, não do coxa, por achar a situação do clube extremamente delicada e sem solução a curto prazo, mas da FPF e inclusive me apresentou propostas de inovação para a entidade. JAP cairia como uma luva em uma Federação que esconde fatos absurdos principalmente para a justiça. Leia mais aqui!

E se MCP, o nosso Petraglia, fosse coxa? Como teria sido a “vida” do Atlético até os dias atuais?

Pois bem, não teria sido nada fácil e para ser sincero, não sei se ainda existiria Atlético, principalmente o que conhecemos. Talvez um Clube Atlético Paraná ou uma outra fusão nada agradável.

Em 1995, o Atlético caminhava a passos largos para fechar as portas, não havia sustentabilidade financeira e a dívida era absurda para a época, $ 5 milhões de dólares algo em torno de R$ 18 milhões de reais. Pode parecer pouco hoje para um clube como o Atlético, mas na época, sem cotas de tv, sem associados, sem bilheteria, estádios vazios, sem nenhuma fonte de receitas para o clube, a dívida era praticamente impagável. E nem mesmo se compararmos a dívida total da Arena, que é a longo prazo, chegaríamos perto da realidade financeira pela qual o clube passava na época, pior até mesmo que a dívida atual do coxa.

Ilustres dirigentes Atleticanos, tratavam de segurar as pontas e lutar pela sobrevivência do Furacão. Dentre esses ex-dirigentes destaco meu amigo Salmir Lobato, que conta muitas histórias dos bastidores do Atlético, histórias de superação e de como era o dia a dia do Atlético antes de MCP. Histórias que dão a nítida noção de que o fim estava próximo e apenas a paixão mantinha o Atlético Paranaense vivo.

E as histórias que só Farinhaque pode contar? Quanta luta deste dirigente símbolo Atleticano! Farinhaque reconhece a transformação que MCP fez no Atlético e por várias vezes falou de quanto era complicado fazer futebol e segurar viva a paixão dos Atleticanos.

Todos conhecem a história de como MCP tirou o clube da falência e o tornou em um dos maiores das Américas.

Mas e se MCP fosse coxa, o que teria sido do Atlético?

O Atlético com certeza teria fechado as portas, afinal, havia em Curitiba um clube rico, o segundo maior clube do Brasil, financeiramente falando, o Paraná Clube. O Coritiba tinha seu estádio, suas receitas, tinha a FPF sempre pronta a auxiliar, (fato visível até hoje), tinha mais nome, nacionalmente falando e não tinha dívidas, afinal passamos, nós Atleticanos, pagando as dívidas deles, com os aluguéis dos grandes jogos nas décadas de 70 e 80. O Coritiba dependia apenas de si para continuar sendo o maior do estado e o Paraná já caminhava para o estrelato e para se tornar um fenômeno nacional. Tudo era questão de tempo!

Se MCP fosse coxa assumiria o Coritiba, teria derrubado o Couto e não precisaria negociar com ninguém qualquer parte de terreno faltante para a construção de um estádio. Já teria de cara construído um estádio completo. A Copa de 2014 teria sido no estádio deles e os espanhóis os teriam como  o clube brasileiro do coração.

Com as reservas que o coxa tinha e livre de dividas, poderia montar um grande time de futebol, inclusive já alimentaria a base coxa, que era a referência na época. Toda e qualquer revelação jovem queria jogar “lá”, na base deles.

Não seria difícil elevar o coxa ao status de o “poderoso” clube paranaense em muito menos tempo do que foi feito com o Atlético.

O Paraná? Continuaria forte, pois nesse meio tempo de reinado e poderio coxa, se renovaria sabendo que o Atlético estaria à míngua e, portanto, seu foco e sua fixação estaria em abocanhar a parcela de torcedores indecisos. Com o fracasso definitivo do Furacão, poderia carregar para a Vila os anti-coxa. O maior clássico passaria a ser Coxa x Gralha, o clássico das aves!

O Atlético se agarraria, talvez, a tradição, mas sabemos que só tradição não alimenta ninguém e também não mantém um clube.

Nesse resumo posso adiantar que, se MCP fosse coxa, hoje a torcida coxa orgulhosa de seu mandatário e de seus feitos, estaria nos olhando com desprezo de cima para baixo, isso se ainda existíssemos. E se existíssemos, estaríamos na nossa pequena Baixada (se não tivesse sido ainda leiloada pelas dívidas), com dificuldades financeiras escandalosas, buscando ano após ano um acesso a Série A ou Série B, sim pois a Série C já teríamos frequentado várias vezes e quem sabe até a D.

Teríamos que olhar para os verdinhos e seus títulos nacionais, projeção nacional e internacional, seu estádio de primeiro mundo e seu melhor CT, afinal, MCP  foi quem buscou a área ideal para a construção do nosso belo CT. Talvez nem o PAVOC mais teríamos por penhora da justiça pelas dívidas acumuladas em outrora.

Não teríamos o melhor estádio das Américas, nem o melhor CT das Américas, nem a melhor e maior categoria de base do Brasil. Não teríamos 2 times para jogar qualquer competição. Não teríamos projeção internacional, muito menos dinheiro para nossas aspirações. Não seríamos vistos, lembrados, amados e odiados pelo Brasil inteiro. Estaríamos ainda, talvez, no sonho de disputar uma Libertadores, muito diferente dos coxinhas que já teriam disputado várias e talvez até sido campeões, além de ser todo ano campeão paranaense com o time de base, afinal não teriam problemas com a FPF e nem com as armações da mesma, teriam sempre tudo a favor.

Se MCP fosse coxa, não teríamos alguém que pudesse bater de frente com os grandes, virar as mesas Brasil afora e buscar mais dignidade para o nosso Furacão. Teríamos que nos curvar aos mandos e desmandos e a todas as armações de qualquer entidade. Seríamos injustiçados e teríamos que engolir em seco, aceitar simplesmente.

Se MCP fosse coxa, não veríamos tantos figurões lutando pela presidência do Atlético, ninguém iria querer segurar a bomba!

Se MCP fosse coxa, o Furacão teria se tornado uma sombra do passado, sob as glórias coxas e paranistas e não teria soprado tão forte pelos campos do Brasil! 

Se MCP fosse coxa, você não teria do que reclamar, afinal nada do que temos hoje existiria para reclamar e você estaria implorando para ele virar Atleticano!

Você quer saber se Petraglia poderá se tornar futuramente um dirigente coxa?

Não sei! Só o tempo dirá, mas te adianto, ele prefere a FPF!

Claro que falo do JAP, pois MCP é um Atleticano fanático demais, não simpatiza com “verde”, quanto mais com o coxa! Aliás, pra você que não o conhece pessoalmente, ele tem prazer em alfinetar os coxinhas, mas isso, eu não conto pra ninguém!

SRN

8 comentários:

  1. Mas teríamos o estádio lotado POIS o ingresso seria barato kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas não entendeu o texto , ou é mimi de inveja.como lotaria o que ? se não tinha arena.

      Excluir
  2. Eiiiiiii
    Me poupe desse mundo sinistro e cinzento do Futebol.
    Nao sou do ramo... Nem tenho motivação e nem idade para uma empreitada dessas.
    O Coxa não tem muita chance de se salvar.

    No mais, FPF tweia de usar muita politica em varios setores e tb nao sou do ramo.
    Somente mais um gestor, como milhares mais no mercado.

    Peloseu texto, Vc nao e muito meu amigo, para propor umas coisas dessas.
    Abcs.
    SAV!

    ResponderExcluir
  3. Caro José Aníbal, por diversas vezes conversamos sobre o assunto e por ser um "Petraglia", um sobrenome notório, sabemos que o empreendimento e a inteligência administrativa estão impregnadas em seu DNA. O senhor poderia ser a salvação de seu clube de coração! Ou não se dispõe a fazer como MCP fez, deixar tudo de lado para salvar o clube de coração?

    ResponderExcluir