quarta-feira, 23 de maio de 2018

Atividades desenvolvidas pelo 22° Batalhão da Polícia Militar

Tenente Coronel Sergio Augusto Ramos fala sobre as atividades desenvolvidas pelo 22° Batalhão da Polícia Militar.

No espaço destinado a Tribuna Livre, o Tenente Coronel Sergio Augusto Ramos – Comandante do 22° Batalhão da Polícia Militar (BPM) – abordou sobre as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar no município de Colombo. Implantado em 2012, o 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) assumiu a responsabilidade territorial dos 13 municípios da área norte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os municípios atendidos são Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. Cerca de 700 mil habitantes são atendidos. 


Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira 15/05, no espaço destinado a Tribuna Livre, fez uso da palavra o Tenente Coronel Sergio Augusto Ramos – Comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM), para falar sobre as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar no município de Colombo.

O Tenente Coronel Ramos iniciou agradecendo a receptividade e a oportunidade atendida pela Casa. “Após um ano a frente do comando do 22° Batalhão, mesmo com sérias dificuldades, algumas implantações foram feitas. É nosso dever zelar pela segurança pública, mas a responsabilidade é de todos. É uma questão muito séria. Sem o apoio dos municípios, do Poder Judiciário, da Polícia Civil, do Governo Estadual e Municipal, do Poder Legislativo, a segurança pública torna-se complicada devido aos limites que temos”, declarou o tenente coronel. Ainda segundo ele, Colombo é o principal município inserido dentro da área de responsabilidade do 22° Batalhão.

De acordo com os dados fornecidos pelo tenente coronel Ramos, os índices criminais mais preocupantes são os dos municípios de Colombo, Almirante Tamandaré e Pinhais. O principal número para avaliar a questão da segurança pública na região é o índice de homicídios. “Em 2012, período da criação do batalhão, nós tínhamos, em média, anualmente, 147 homicídios. Em 2017 foram 60 homicídios, sendo 03 latrocínios (morte proveniente da ação de um roubo). Praticamente quase 150% de redução. A cada 10 homicídios que acontecem na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), 8 ou 9 estão relacionados ao envolvimento com tráfico de drogas. Isso é um problema que movimenta outros crimes como roubo, furto, latrocínio. O número de latrocínios é um índice que muito nos preocupa e que precisam ser combatidos. Colombo, por exemplo, tem um índice menor de homicídio se comparado ao índice da Cidade Industrial de Curitiba (CIC)”, afirmou o tenente coronel.

Ainda segundo o tenente coronel Ramos, alguns índices foram reduzidos no município de Colombo: redução de 25% no número de furtos, redução de 20% no número de furto de veículos, redução de 29% no número de roubos e redução de 23% no número de roubo de veículos. Já o índice relacionado ao número do tráfico de drogas aumentou em 22%.

Concluiu sua apresentação falando que Colombo não pode ser considerada uma cidade violenta. “Hoje o município de Colombo, em termos de número de homicídios, ocupa a 25ª posição no ranking. Também gostaria de enfatizar que estamos de portas abertas para atender as solicitações, orientações e direcionamentos”, disse o tenente coronel Ramos.

O presidente da Câmara, o vereador Vagner da Viação (PRB), agradeceu o respeito disponibilizado à Câmara dos Vereadores de Colombo, pela aproximação e seriedade com que trata as questões apresentadas pelos vereadores. “Gostaria de dizer que foram muito eficazes os trabalhos que foram feitos com relação os assaltos nos ônibus. O trabalho que foi feito reduziu drasticamente os assaltos na nossa região”, enfatizou o presidente do Legislativo.

Indicações – Ao todo, foram apresentadas 18 indicações de interesse da população, foram apresentadas visando melhorias na qualidade de vida do colombense. Todas essas indicações foram encaminhadas aos setores competentes. Tiveram suas indicações divulgadas os vereadores Baggio (PTC), Élcio do Aviário (PSDB), Pastor Jerçon (PSL), Renato Lunardon (PV), Sidinei Campos (PRP) e Eurico Dino (PR).

Projeto de Lei – Foi colocado em segunda votação e aprovado por unanimidade de votos o projeto de Lei do Executivo 05/2018 que autoriza o Poder Executivo a aumentar e extinguir vagas de cargos efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, contemplados no anexo I da Lei Municipal n° 1.349 de 30 de junho de 2014.

Votos de Congratulações – Os vereadores também realizaram a entrega de votos de congratulações. O vereador Gilgera (PSDB) entregou os votos para o Senhor Marcello Richa pelos relevantes trabalhos realizados em prol do município de Colombo. Também o vereador Vardão (PSB) entregou os votos para o jornalista Marcos Garcia do Jornal de Colombo pela coordenação do campeonato de futebol de campo realizado por esse jornal.

Congratulações – O presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB) parabenizou o médico Dr. Carlos Eurico Greca de Macedo, proprietário da Clínica Acesso Saúde pelos relevantes trabalhos prestados ao município de Colombo. O Vereador Thiago de Jesus (PRB) registrou votos de congratulações aos Guardas Municipais de Curitiba Fábio Alexandre e o André dos Santos Falce por evitar o roubo de um veículo e pela prisão dos assaltantes. Também registrou os votos o vereador Eurico Dino (PR) para a diretora Andrea Espíndola da Escola Municipal Padre Durval Secchi e para a diretora Keiley Barbosa da Escola Municipal Padre Jones João Tibolla pelas festas promovidas em homenagem ao Dia das Mães. Homenageou também a Senhora Rosilda Stefanski, presidente da Igreja São Paulo da Cruz, pelo jantar dançante em comemoração ao Dia das Mães.

Pesar – O vereador Anderson Prego (PT) registrou votos de pesar pelo falecimento do Senhor Ronaldo Antunes ocorrido no dia 12/05. Também registrou votos de pesar a vereadora Dolíria Strapasson (PSDB) pelo falecimento do Senhor Cláudio Tadeu Gasparin ocorrido no dia 15/05.





Nenhum comentário:

Postar um comentário