quarta-feira, 1 de agosto de 2018

ATLÉTICO REDUZ GASTO DO GOVERNO EM R$ 1 BILHÃO

ESTATÍSTICA BRASILEIRA

O Brasil registra anualmente 1,5 milhão de acidentes, que resultam na morte de 45 mil pessoas e outras 420 mil ficam feridas. Isso representa uma média de 120 mortes e 1150 pessoas feridas por dia.

Mais de R$ 60 bilhões (valores podem chegar a R$ 100 bilhões anuais, que equivale a 2% do PIB) são gastos por ano no Brasil, o que nos leva a média de R$ 5 bilhões por mês, gastos pelo governo brasileiro com acidentes de trânsito.

30% dos acidentes são ocasionados por desatenção ao volante.

Outro dado relevante é que na maioria dos acidentes, jovens de 20 a 29 anos são as principais vítimas.


MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Sistema único de Saúde Brasileiro desembolsa anualmente R$ 1 bilhão (dados da USP) com atendimentos e internamentos de vítimas de acidentes de trânsito.

No Estado do Paraná esses valores ficam em aproximadamente R$ 19 milhões anuais.


ESTATÍSTICA PARANAENSE

Cada morte no trânsito do Estado do Paraná pode custar de R$ 100 mil a R$ 1 milhão aos cofres do governo, dependendo do caso.

Calcula-se que nos últimos 10 anos, o prejuízo com acidentes e mortes no trânsito do Estado do Paraná tenham ultrapassado R$ 35 bilhões, que equivale a R$ 3,5 bilhões por ano.

Por ano, mais de 3 mil paranaenses perdem a vida no trânsito e aproximadamente 10 mil vítimas ficam gravemente feridas. 


Estima-se que 250 crianças são atropeladas anualmente no Estado do Paraná.


PUBLICIDADE

O governo brasileiro gasta por ano média de R$ 2 bilhões em publicidade para conscientização e prevenção a acidentes no trânsito.

O Estado do Paraná gasta por ano média de R$ 150 milhões em publicidade para conscientização e prevenção de acidentes no trânsito.

A estimativa é de que as campanhas publicitárias de prevenção, auxiliam na redução de aproximadamente 20% no número de acidentes de trânsito em todo o país, redução considerável no número de mortes e uma economia significativa de mais ou menos R$ 12 bilhões aos cofres do governo. 




A CAMPANHA DO FURACÃO

A campanha do Atlético Paranaense teve amplo destaque não só a nível estadual, mas também nacional. E ainda ecoa amplamente no cenário esportivo brasileiro, após quase 3 meses do seu lançamento.

Com os números acima, podemos concluir que com o forte impacto causado em todos os meios de comunicação, o Atlético Paranaense prestou um maravilhoso serviço à sociedade brasileira ajudando a salvar vidas, além de auxiliar o governo brasileiro a reduzir gastos em cerca de R$ 1 bilhão.

O valor pode parecer assustador e sem nexo, mas se analisarmos que as campanhas publicitárias do governo conseguem reduzir em 20% os números de acidentes, não será tão complicado chegar a esse absurdo valor de R$ 1 bilhão.

As campanhas publicitárias reduzem em R$ 1 bilhão mensais os gastos do governo.

Se levarmos em consideração o tempo em que a campanha do Furacão vem repercutindo, poderemos chegar ao valor de R$ 100 milhões de economia só para o Estado do Paraná.

Além disso e claro, o mais importante, a redução do número de vítimas no trânsito. Com o forte apelo e impacto da campanha do Atlético Paranaense, estima-se que pelo menos 150 paranaenses tiveram suas vidas poupadas nos últimos meses, número que pode chegar a mais de 3 mil pessoas em todo o território brasileiro.



MAS O ATLÉTICO PARANAENSE FOI PUNIDO PELO STJD

A punição corrupta e imoral ao Clube Atlético Paranaense é um convite as mortes no trânsito. A campanha do Furacão serviria de modelo para o esporte mais popular do país e outras campanhas semelhantes poderiam ser adotadas com temáticas parecidas, buscando a conscientização no trânsito.

Ao punir o Atlético Paranaense, o STJD puniu o povo brasileiro, deixando que indiretamente, vidas sejam ceifadas no trânsito pela falta de novas campanhas publicitárias.

O Brasil é visto internacionalmente como o "lar" da corrupção e hoje, também pode ser visto como o país das multas e punições irracionais, impostas por órgãos que deveriam ser competentes não só para punir, mas para julgar casos semelhantes com lucidez, observando os benefícios levados a sociedade de forma direta.

A punição mostra claramente que no Brasil, fazer o certo é que está absolutamente errado.


COMPONENTES DE CUSTOS DO GOVERNO COM ACIDENTES DE TRÂNSITO

Danos aos veículos
Atendimento médico-hospitalar
Custos de congestionamentos
Previdenciários
Resgate de vítimas
Reabilitação de vítimas
Remoção de veículos
Danos a mobiliário urbano
Outro meio de transporte
Danos à sinalização de trânsito
Atendimento policial
Agentes de trânsito
Perda de rendimentos futuros
Custos subjetivos de pesar, dor e sofrimento
Operação de sistemas de atendimento
Administração de seguros
Custos administrativos de processos judiciais
Despesas funerais
Danos ao patrimônio do DNIT
Danos à propriedade de terceiros 


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