terça-feira, 3 de setembro de 2019

Segurança do Trabalho foi tema de palestra promovida pela CIPA no Legislativo

A palestra teve como objetivo promover o conhecimento e conscientizar os colaboradores sobre os riscos inerentes ao ambiente de trabalho, saúde e segurança no local de trabalho e como agir de forma preventiva.

A CIPA ((Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.


A equipe da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realizou na sexta-feira (23/8) uma palestra para os servidores da Câmara sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no plenário na Câmara. A palestra foi ministrada pelos servidores Antonio Quinteiro Neto e Érico de Souza Costa.

Os assuntos abordados na palestra foram: doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, as normas regulamentadoras (NR), depressão, dicas de segurança, exemplos de condutas de atos inseguros e condições de trabalho inseguras, ausência da percepção de risco, EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva). 

Durante a explanação, o servidor e Técnico em Segurança do Trabalho Antonio falou sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “A segurança do trabalho e prevenção de acidentes deve ser trabalhada com o uso de diversas ferramentas. A segurança precisa ser levada a sério. Todos nós precisamos fazer a nossa parte. Precisamos prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. O ambiente de trabalho precisa ser seguro e oferecer todas as condições para que o profissional exerça as suas atividades de forma segura e sem causar danos a sua saúde e integridade física. A prevenção de acidentes faz parte de todos os setores por isso é necessário que estejamos sempre atentos e preparados, para resolver e até mesmo minimizar as chances de isso acontecer”, declarou.

O servidor Érico de Souza Costa ressaltou a sua impressão sobre o evento. “Tivemos uma boa receptividade, o pessoal estava atento, foi interessante. Os trabalhadores não percebem a iminência de um acidente em seu ambiente de trabalho por estarem habituados a exposição a este risco sem passar pela experiencia real do acidente. As ações de conscientização da CIPA são eficazes em apontar este risco desapercebido pelo funcionário.” 

Para a servidora Cibila dos Santos Silva, a palestra foi instrutiva e esclarecedora. “Eventos como esse são muito importantes para nós e digo que deveriam acontecer mais. É importante reforçar esse tema para que todos nós atuemos de forma segura em nosso ambiente de trabalho. Temos que ter em mente que a prevenção é imprescindível. Temos que estar sempre atentos e evitar que acidentes aconteçam. A palestra me fez refletir sobre as nossas atitudes cotidianas”, disse.

CIPA - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5). A CIPA não é uma invenção brasileira. Este instrumento de prevenção surgiu a partir de uma sugestão de trabalhadores de diversos países reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles recomendaram a criação dos Comitês de Seguridade para grupos de 20 trabalhadores. Nos mais de 150 países atualmente filiados à OIT existem órgãos com diferentes nomes, mas com uma só função: preservar a integridade do trabalhador. A organização da CIPA é obrigatória nos locais de trabalho seja qual for sua característica - comercial, industrial, bancária, com ou sem fins lucrativos, filantrópica ou educativa, como também nas instâncias do Poder Executivos, Legislativo e Judiciário - desde que tenham empregados regidos pela CLT. O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário