quinta-feira, 28 de março de 2019

Câmara abordou o Dia Internacional da Síndrome de Down

A pluralidade de temas foi a tônica da sessão ordinária da terça-feira (19/03). Foram apresentadas 35 indicações pelos vereadores e votados um Projeto de Lei do Legislativo e dois Projetos de Resolução. No espaço destinado à Tribuna Livre, a diretora pedagógica da Escola de Estimulação e desenvolvimento (CEDAE) APAE de Curitiba - Margareth Terra Alcântara – falou sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Na Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (19/03), a diretora pedagógica da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) APAE de Curitiba - Margareth Terra Alcântara – falou sobre o Dia Internacional da Sindrome da Down comemorado no próximo dia 21/03. Em sua apresentação Margareth apresentou dados históricos e explicou a respeito da Síndrome de Down. “A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética. Ela foi descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico inglês John Langdon Haydon Down que observou crianças com características físicas similares e as comparou à etnia Mongol. As pessoas com Síndrome de Down têm uma alteração genética e, devido a legislação, muitos desconheciam essa síndrome. Infelizmente, no passado, essas pessoas eram taxadas de mongoloides e deficientes. Não era visto o potencial que elas têm. Com o avanço da medicina e das pesquisas foi entendido que essas características tratavam de uma alteração genética. Não se tem um causa. É um acidente genético que acontece no cromossomo 21”, afirmou. 

A diretora pedagógica falou sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e sobre a importância do trabalho realizado pela APAE. “Este Dia Internacional começou em 2006 e passou a se tornar mundial não como uma comemoração, mas uma data para que todas as instâncias educacionais, políticas e da área da saúde possam refletir sobre a importância da pessoa com Síndrome de Down. As pessoas com essa síndrome têm iguais direitos em sua cidadania conforme as legislações vigentes e a Constituição. Dentro de um município, eu vejo a importância do trabalho de uma APAE. Nós levantamentos a bandeira da inclusão. Colombo tem avançado nesse sentido. Na APAE em Curitiba atendemos crianças que a APAE de Colombo não consegue atender por ainda ser uma instituição pequena”, declarou. 

Um ponto destacado pela diretora pedagógica é a importância da realização do exame cariótipo para a constatação do tipo de alteração genética ocorrida. “Esse exame confirma essa síndrome. Geralmente o médico faz o fenótipo, ou seja, ele já diz se a criança tem a síndrome conforme as suas características físicas. Às vezes, as crianças não apresentam essas características. É nesse momento que entra o exame cariótipo para trazer a confirmação da alteração genética. A Síndrome de Down pode ser a trissomia 21 que é a mais comum e com características bem definidas. Ela pode ser por translocação ou por mosaicismo que são crianças que não parecem que tem a Síndrome de Down. A síndrome pode ser uma dessas três alterações e somente com o exame cariótipo que vai ser constatado o tipo de alteração genética que acontece nas crianças. Para cada uma delas há uma intervenção da área da saúde e da psicologia”, enfatizou. 

Os vereadores enalteceram e parabenizaram a apresentação feita pela diretora. Também aproveitaram a oportunidade para fazerem suas considerações e sanarem as suas dúvidas. O vice-presidente do Legislativo, vereador Marquinho Berlesi (PSDB) agradeceu em nome da Casa a presença e a apresentação proferida. 

Síndrome de Down – O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. A data faz alusão à trissomia pela sua forma de escrever 21/3 ou 3/21. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Isso acontece por um erro durante o processo de divisão celular na fase embrionária. 

Desde 2006, a data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários. Segundo a ONU, a presença de pessoas com síndrome de Down no Brasil é frequente, considerando que a cada 600 recém-nascidos, um apresenta a síndrome. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down. Nos Estados Unidos, por exemplo, a organização nacional National Down Syndrome Society (NDSS) informa que a taxa de nascimentos de 01 para cada 691 bebês, o que equivale a uma população de cerca de 400 mil pessoas.

Indicações – Foram apresentadas 37 indicações pelo presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB) e pelos vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Gilgera (PSDB), Jerçon (PSL), Marquinho Berlesi (PSDB), Élcio do Aviário (PSDB), Thiago de Jesus (PRB), Vardão (PSB). As indicações foram encaminhadas à prefeita Beti Pavin (PSDB), à Secretaria de Urbanismo, à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Meio Ambiente, à Secretaria de Governo, à Secretaria de Educação, à Secretaria de Saúde. Também foram encaminhadas duas indicações ao Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) e uma indicação à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). A íntegra da Ordem do Dia pode ser em conferida em Pauta das Sessões.

Projeto de Lei do Legislativo – Os vereadores aprovaram em primeira votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei do Legislativo nº 870/2018, de autoria do vereador Marquinho Berlesi (PSDB), que denomina de Ivo Hugo Schneider a praça localizada entre as ruas Sete de Setembro, Arnô Heneng, Alzenir Toldo e Virgílio Mezomo, no bairro Jardim Palmares/Canguiri.

Projeto de Resolução – Foram colocados em primeira votação e aprovado por unanimidade de votos dois projetos de resolução de autoria da mesa diretiva. São eles: o Projeto de Resolução nº 01/2019 que transfere dois veículos registrados no patrimônio da Câmara Municipal de Colombo, à Secretaria Municipal de Administração de Colombo e o Projeto de Resolução nº 02/2019 que transfere bens declarados inservíveis ao Poder Executivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário