sexta-feira, 31 de maio de 2019

Vereadores e Servidores da Câmara participam de palestra do Detran-PR sobre Maio Amarelo

A Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em parceria com a Câmara Municipal de Colombo, realiza palestra com o tema “Comportamento Defensivo” para os parlamentares, assessores e servidores da Casa. Estima-se que, anualmente, quase 40 mil brasileiros perdem a vida devido a acidentes de trânsito;

Antes da sessão ordinária desta terça-feira (28/05), a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-PR, em parceria com a Câmara Municipal de Colombo, realizou a palestra intitulada “Comportamento Defensivo”. O evento fez parte do calendário de atividades do Maio Amarelo. A palestra foi ministrada pelo Instrutor da Escola Pública de Trânsito (EPT)do Detran-PR, Mauro Valle. 

A abertura do evento foi realizada pelo ex-vereador e assessor da EPT José Aparecido Gotardo (Ratinho). Na sequência, o palestrante Mauro Valle iniciou sua apresentação falando sobre o surgimento do movimento Maio Amarelo e algumas estatísticas. “Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Década Mundial de Redução de Acidentes com a pretensão de que no período de 2011 a 2020 sejam reduzidas, em pelo menos 50%, o número de mortos e feridos no trânsito. Nessa época, o Brasil era enquadrado como o quinto país em número de acidentes fatais. Em 2012, surgiu na cidade de Indaiatuba, uma entidade privada chamada Observatório Nacional de Segurança Viária. Em 2013, esse observatório criou o movimento Maio Amarelo que procura estudar, analisar e ver o que pode ser feito no trânsito para reduzir os números. A cada ano é escolhido um tema a ser trabalhado. Nesse ano, o principal tema é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. No mundo morrem cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas por ano. Por dia morrem 3.400 pessoas. O trânsito é a nona causa de mortes no mundo e a primeira na faixa etária entre 15 e 39 anos. Aqui no Brasil, em 2017, morreram 41.251 pessoas em acidentes de trânsito. Isso representa 113 pessoas por dia, quase 05 pessoas por hora”, esclareceu. 

Ainda de acordo com o palestrante é possível identificar os principais causadores dos acidentes, sendo que o principal deles é o excesso de velocidade. Os demais fatores são o uso de álcool, drogas e medicamentos que alteram a percepção, o uso das tecnologias e o cansaço. A maioria dos acidentes acontecem em virtude de um desses fatores ou a junção deles. 

O palestrante enfatizou que o Maio Amarelo busca educar e conscientizar a população para o trânsito seguro. Também destacou que todos devem fazer a sua parte. “A ideia é chamarmos a atenção das pessoas para que elas sejam replicadoras das informações. Esse trabalho não deve ser feito somente aqui na Câmara, mas nas escolas, nas instituições públicas e privadas. Ao falarmos sobre trânsito precisamos falar sobre números. No Brasil, por exemplo, morrem mais de 40 mil pessoas por ano em acidentes de trânsito. É o quinto país do mundo em acidentes fatais. Cada um precisa começar a fazer a sua parte. Todos nós temos responsabilidades. A cada 12 minutos, uma pessoa morre em acidente de trânsito. O Maio Amarelo é um movimento da sociedade e o Detran-PR é um parceiro. Nosso foco hoje é a educação. Temos que mudar o comportamento dos condutores. Somente vamos conseguir mudar através da educação. Algumas coisas que presenciamos no trânsito precisam começar a mudar”, enfatizou o instrutor.

Ao encerrar a palestra, o Diretor Operacional do Detran-PR - Coronel Mauro Celso Monteiro – agradeceu a presença e aproveitou a oportunidade para comunicar que o Detran-PR está à procura de um novo espaço no município para melhor atender aos munícipes de Colombo e Região Metropolitana. “Agradeço a presença e a participação nessa palestra nesse momento tão importante para todos nós em relação a essa campanha de prevenção a acidentes e preservação da vida que é uma campanha nacional do Maio Amarelo. Esse é um tema de extrema relevância. Também aproveito para informar que estamos trazendo soluções do Detran para Colombo. Teremos futuramente uma CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) que atenderá com todos os serviços existentes no Detran do Tarumã., declarou.

Participaram do evento os vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Doliria Strapasson (PSDB), Elcio do Aviário (PSDB), Marcos Dumonte (PEN) e Vardão (PSB), assessores parlamentares e servidores da Casa. Também estiveram presentes o Diretor Operacional do Detran-PR, Coronel Mauro Celso Monteiro e os assessores da Escola Pública de Trânsito (EPT) Marcio Ribas e José Aparecido Gotardo (ex-vereador Ratinho). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário