segunda-feira, 29 de junho de 2020

Vacinação contra Influenza termina nesta terça-feira, dia 30

A terceira fase prioriza pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza termina nesta terça-feira, dia 30 de junho, pelo Ministério da Saúde.  O município já imunizou 41.594 pessoas até o momento. A ação, que contou com três fases, sendo que a terceira fase foi dividida em duas etapas, finalizaria no próximo dia 5, mas devido à baixa procura pela imunização de grupos prioritários – incluindo gestantes e crianças, a Campanha foi prolongada.
A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil, os vírus influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenza B. A terceira fase da Campanha teve início no último dia 11, nas 25 Unidades Básicas de Saúde e prioriza pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.
De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, os grupos devem ficar atentos as novas datas da campanha. “A ação continua e estamos buscando minimizar impactos sobre o sistema de saúde desenvolvendo atividades para atender da melhor forma a população. É importante que aqueles que ainda não foram vacinados estejam atentos as alterações”.
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos.
Sintomas da Gripe
“Lembramos que os sintomas da gripe são semelhantes aos do Coronavírus, e por isso fizemos mudanças que visam reduzir a carga de circulação da doença, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, ressaltou Barth.
Outras formas de prevenção contra a gripe são: a adoção de boas práticas de higiene, como por exemplo, lavar as mãos com frequência com água e sabão; Evitar tocar os olhos boca e nariz após contato com superfícies; Não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz, com lenço descartável ao tossir e espirrar e manter os ambientes sempre arejados e ventilados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário