domingo, 9 de agosto de 2015

Sua TV analógica será desligada


A maior parte da população ainda desconhece fim do sinal analógico de TV, a previsão é de que em 2016 ele seja desligado de forma gradativa.

Apesar da quantidade de aparelhos modernos de televisores que oferecem uma centena de funções como acesso à internet entre outros, a maioria dos brasileiros ainda possui em casa a famosa televisão de tubo, que não recebe, “sozinha”, o sinal digital.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) aponta que 55% dos domicílios já têm condições de receber o outro sinal, o digital. No Paraná dos 399 municípios, apenas 40 têm acesso completo à nova tecnologia.

No Brasil, de acordo com pesquisas feitas em 2013, 63,3 milhões de domicílios ainda têm as TVs de tubo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) aponta que 58% das casas possuem um aparelho de TV e para 25,9 milhões de domicílios, o aparelho antigo ainda é a única opção.

No Paraná, 47% da população não têm conhecimento que o sinal analógico será desligado. A previsão é de que Curitiba e 12 cidades da região metropolitana sejam as primeiras do cronograma a partir de junho de 2017. Nas demais a previsão do desligamento será em novembro de 2018.

Mas uma portaria publicada pelo Ministério das Comunicações explica que o sinal analógico só poderá ser desligado se 93% das residências tiverem acesso ao sinal digital.



Sintonizar o sinal

Muitos não sabem, mas nem todos os aparelhos mais modernos de LCD, LED ou plasma vêm com conversor interno para ter acesso ao sinal digital. Por isso, as vendas de conversores tem tido bastante procura.


Começando em 2016 e indo até 2018, o processo vai extinguir completamente o sinal analógico e substituí-lo pelo sinal digital, com imagem e som muito melhores, que já está em pleno funcionamento. Por obrigação do Ministério das Comunicações, todos os veículos de radiodifusão deverão transmitir avisos para quem ainda recebe o sinal analógico indicando o encerramento futuro do serviço.


Quem visualizar o aviso (uma letra “A”, que se abre para mostrar a palavra “Analógico”) deve tomar as providências necessárias para passar a receber o sinal digital no curso de um ano. Usuários de televisões de tubo precisarão adquirir um conversor, caso o aparelho já não o tenha embutido, e possivelmente uma antena específica. Fácil de encontrar, o conversor teve seu preço bastante reduzido nos últimos tempos. É possível encontra-los por valores que variam de R$ 90 a R$120.


Cronograma nacional de desligamento do sinal analógico:


2016

03 de abril: Distrito Federal

15 de maio: Região Metropolitana de São Paulo

26 de junho: Região Metropolitana de Belo Horizonte

27 de novembro: Região Metropolitana do Rio de Janeiro


2017

25 de junho: Regiões Metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

30 de julho: Regiões Metropolitanas de Salvador, Fortaleza e Recife



(Fontes: O Paraná e Tecmundo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário