quinta-feira, 4 de julho de 2019

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil reúne 750 crianças e adolescentes

É no momento da brincadeira que as crianças fazem suas relações sociais, onde elas conseguem colocar para fora os valores da amizade, da companhia e de serem aceitas nos grupos.

Não há nada mais sério que uma criança brincando. Esse foi o principal tema do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. A ação aconteceu nesta sexta-feira (28), no Parque Municipal da Uva e reuniu 750 crianças e adolescentes cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
“O intuito do evento é plantar no coração dessas crianças e adolescentes, o gosto pela ação social da amizade e de se sentirem em uma sociedade, onde todos possam ter o mesmo espaço e a mesma convivência”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria da Silva de Souza.
As atividades contaram com a parceria de alunos do curso de ciências sociais, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os alunos abraçaram a ideia e se disponibilizaram a trabalhar voluntariamente na ação.
O aluno do curso de ciências sociais, Rivaldo Dionizio Candido, conta como surgiu o interesse para ser voluntario da ação. “Quando eu penso na criança e no adolescente como um ser, com direitos, temos que mostrar que eles precisam usufruir disso. O combate do trabalho infantil passa pelo reconhecimento do direito da criança e do adolescente”, afirma.
É no momento da brincadeira que as crianças fazem suas relações sociais, onde elas conseguem colocar para fora os valores da amizade, da companhia e de serem aceitas nos grupos. Pensando nisso, foram realizadas várias atividades de interação. Entre elas, o túnel do tempo, onde os voluntários mostraram para as crianças, como elas eram vistas até pouco tempo atrás e as transformações da legislação garantindo a criança a ser criança.
Além do túnel do tempo, foram realizadas outras atividades, como rodas de brincadeiras, escorregadores e algodão doce.
Sobre o PETI
É um programa que tem como objetivo retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos, do trabalho precoce, oferecendo serviços de ação social e de renda às famílias, e também incluir crianças e adolescentes em serviços de acompanhamento e orientação. Para isso o aluno precisa de frequência escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário