sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Grupos de estudantes invadem prédio da Prefeitura

Grupos de estudantes invadem prédio da Prefeitura Municipal de Colombo e pais interferem para a desocupação.
Na tarde desta terça-feira(22), por volta de 17:00, um grupo de alunos da cidade de Colombo, entre eles alguns usando máscaras, invadiram o prédio onde funciona a administração da prefeitura Municipal de Colombo. A turminha do barulho, sendo na sua maioria menores de idade, já haviam ocupado Escolas e a Câmara Municipal de Vereadores.
A ocupação do Paço Municipal, segundo um dos lideres do movimento que se identificou como Pedro Manuel, acompanhado por duas adolescentes, em entrevista ao Blog Ivan de Colombo, conta com o apoio de professores, alunos de outras escolas do município e da APP Sindicato. As ocupações, segundo ele, além de ser um protesto contra a politica,  tem o objetivo de garantir o direito de cada cidadão que são contrários a PEC 241. Pedro e as duas adolescentes aguardavam do lado de fora do prédio na esperança de poderem  se juntarem ao grupo.
A prefeita Beti Pavin, após ser comunicada da invasão, solicitou que os alunos fossem tratados com respeito e que tivessem o seu momento de manifestação garantido, além de designar o jornalista Osni Mendes para acompanhar o grupo.
Os invasores ouviram atentamente as ponderações de Osni, que a todo momento enfatizava a importância da continuidade dos trabalhos realizados pelas secretarias que atuam dentro do prédio, e que a ocupação estaria colocando em risco o andamento de questões importantes do Município em prol da população. Mesmo assim, foi permitido uma manifestação pacifica até as 19:00, depois os alunos teriam que desocupar o prédio ou seriam forçado a sair através de uma intervenção judicial.
Com a presença do Conselho Tutelar, foi identificado vários menores de idade entre os invasores, após a identificação de cada um deles, os pais foram comunicados. Ao término do horário estabelecido para encerrar a manifestação, parte do grupo saiu conforme combinado. Outros saíram somente com a presença de familiares.
No entanto, um grupo de 4 alunos se mostrou radical e resolveu não acatar a decisão dos demais, entre eles  2 menores de idade.  O grupo se dividiu somente com a chegada de uma mãe que acionada pelo Conselho Tutelar, retirou uma menor de idade, o mesmo aconteceu com um outro menino que saiu na presença do pai.  Enfraquecido, e gerando o racha do grupo, o prédio foi esvaziado às 19:30.
Após realizarmos uma entrevista com um dos líderes da invasão, fomos ouvir a opinião das pessoas que estavam em uma fila aguardando o ônibus. Uma senhora disse “O que eles esquecem é que ao invadirem os prédios públicos, acabam ferindo o direito da maioria da população. Mesmo que a lei permite o direito da manifestação, a prefeitura,  Escolas e a Câmara Municipal, não são o foro que decide a questão da PEC 241.  Se querem chamar atenção, por que não invadem a delegacia ou o Fórum de Colombo”. 

Fonte: Blog do Ivan de Colombo (BIC)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário