segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Prefeita Beti Pavin inaugura o SAMU em Colombo

A partir do dia 1º de dezembro o município de Colombo passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano.

Acontece nesta segunda-feira, 21, às 17h, a solenidade de lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 Micro Região Leste. Para a viabilidade da implantação do SAMU haverá uma parceria entre os municípios: Colombo, Pinhais e Piraquara que custearão por meio de rateio uma Unidade de Suporte Avançado de Vida para atender as legislações vigentes.

Vale ressaltar, que a partir do dia 1º de dezembro o município de Colombo passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde disponibilizará duas ambulâncias, ou seja, Unidades de Suporte Básico de vida (USB) – que ficarão localizadas estrategicamente na Base do SAMU para integrar a rede.

Novo serviço

O novo serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

Para a Prefeita de Colombo, Beti Pavin será um importante avanço na área da saúde do município. “Vamos fazer parte de uma grande rede, pois o SAMU regional não tem fronteiras. Dessa maneira se algum paciente necessitar do serviço e a ambulância de um município já estiver em um atendimento e surgir outra urgência no mesmo loca, uma unidade de outro município poderá ser deslocada para atendê-lo”, explica a prefeita.
 
Vale lembrar que a Prefeitura ao compor o SAMU passa a ter acessos a outras Centrais de Regulação fortalecendo desta forma a rede de Urgência e Emergência, possibilitando a abertura de outras portas de entrada do nível terciário minimizando o tempo de permanência dentro das nossas Unidades de Pronto Atendimento.

A base provisória do SAMU Metropolitano em Colombo, ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência. 

(Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário