terça-feira, 22 de novembro de 2016

VAMOS VALORIZAR MAIS A VERDADEIRA CULTURA?



Hoje darei mostras de que sei reconhecer grandes iniciativas.

No Brasil a verdadeira cultura ficou esquecida, abandonada e grandes talentos vivem no ostracismo, para darem lugar a indivíduos que geram um ganho financeiro maior para a mídia.

Podemos notar isso em diversas áreas, desde música, passando por literatura (quase extinta em nosso país), chegando até mesmo as novelas e programas de humor, sem humor algum.

O estado do Paraná, em décadas anteriores, produzia grandes personalidades artísticas e Colombo, especialmente, sempre apresentou ao país grandes talentos, exemplo disso, podemos citar Alex e Henrique, atletas do futebol.

Nosso último grande escritor paranaense, aclamado nacionalmente foi Leminski e de lá para cá, pouco se aplicou em novos talentos e não por falta de grandes escritores, mais por falta de interesse das mídias e da sociedade brasileira do que por falta de pessoas com o dom de escrever.

Você deve estar se perguntando ao que ou a quem me refiro.
Pois bem, alguns dias atrás tive o prazer de me deparar com uma coluna no Blog do Ivan de Colombo, falando de poetas e poesias e destacando Jair Silva, um dos melhores poetas do Brasil, e antes de falar do Jair, vou falar sobre quem teve a iniciativa da feliz publicação.

Israel de Oliveira foi o autor da “façanha”.

Digo façanha, pois nosso país esqueceu absolutamente de valorizar seus verdadeiros grandes artistas e se nega a dar oportunidades a quem faz a diferença. Israel dedicou um pouco de seu tempo para falar de Jair e postar uma das maravilhosas poesias escritas pelo mesmo.

Israel sempre foi aquele “bicão”, que volta e meia critica meus textos e às vezes trocamos algumas farpas “online”. Mas não sou daqueles “magoadinhos” que deixam de valorizar um belo trabalho só para desmerecer quem de vez em quando me ataca. Bem pelo contrário, ser criticado é uma coisa comum, devemos saber encarar isso com profissionalismo e tirar proveito de uma crítica para buscarmos a perfeição em nossos textos, afinal, podemos nos orgulhar que “tem gente lendo” o que escrevemos.

Aqui vai meu aplauso a você Israel, por ter tirado um tempo do seu dia e dedicado aos poetas, através do Jair Silva, você mandou bem, foi muito feliz e espero que continue.
Conheço o Jair desde a infância, estudamos juntos no antigo ginasial, um poeta de “mão cheia”, com uma escrita esplendorosa desde a infância e um talento nato. Sempre surpreendia a todos, com redações maravilhosas e inspiradoras.

Pena o Jair nunca ter alcançado um incentivo do município para publicar um livro com o melhor de suas poesias, garanto a vocês, o rapaz escreve de forma tão surpreendente, capaz mesmo de superar Leminski. 

Jair recebeu uma homenagem justa e merecida.
Parabéns Jair Silva, você merece um lugar ao sol pelo menos em Colombo, merece o devido reconhecimento que nunca teve e parabéns Israel pela iniciativa, nessa estou contigo, sei reconhecer uma iniciativa que vale ouro.

Aqui vai uma “cutucada” no departamento de Cultura de Colombo:
Que tal dar um pouco de atenção aos nossos escritores?
Que tal uma feira dedicada aos mesmos e a outros talentos, como músicos, atores, inventores, escritores e outras atividades que requerem o talento humano puro, o dom e não aquele fabricado por mídias interesseiras?
Que tal inovar e sair na frente e ajudar a levar ao mundo outro Alex (jogador), oriundo de Colombo?
Que tal aplicar na coragem de inovar?

Temos grandes artistas, grandes escritores, atores, grandes bandas, grandes músicos, grandes poetas e outros mais, esquecidos pelo município e só precisam de um espaço para mostrarem e demonstrarem seus talentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário