quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Saúde alerta para vacinação contra o sarampo

Não há registros da doença em Colombo, porém as atividades de prevenção e orientações acontecem em todas as 25 UBS; na 7ª Festa do Agricultor haverá um Posto de Vacinação, das 13h às 17h.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde orienta os colombenses que não sabem se possuem imunização contra o sarampo procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colombo. Isso deve-se ao primeiro caso da doença (caso importado) ter sido confirmada pela Prefeitura de Curitiba, no último dia 20 de agosto.
De acordo com o Secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth não há registros de sarampo em Colombo, porém as atividades de prevenção e orientações acontecem em todas as UBS. “Mesmo quem já tomou a vacina e não tiver o comprovante vacinal, precisa tomar de novo, para intensificar o esquema de proteção”, ressalta Dr. Antoninho. As vacinas podem ser realizadas nas 25 Unidades Básicas de Saúde.
Devem se vacinar pessoas de 1 a 29 anos de idade com duas doses de vacina de sarampo. E adultos entre 30 e 49 anos de idade, sem comprovação da dose. Nesta faixa etária é necessária pelo menos uma dose de vacina tríplice viral (SCR) que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Além dos profissionais da saúde e viajantes.
Vale ressaltar, que gestantes, crianças menores de 6 meses, imunodeprimidos ou pacientes que atualmente fazem tratamento com corticoide acima de 2ml por dia, não podem tomar a vacina.
Sarampo
Sarampo é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida pela tosse, espirro, fala ou respirar próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre, tosse e manchas avermelhadas no corpo. A maneira mais eficaz de prevenção é através da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário