sexta-feira, 1 de abril de 2016

TATUAGENS: AS APARÊNCIAS ENGANAM! (PARTE 1) Coluna do Emerson Alves



Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” - Mateus 7:1-5

                        Se Jesus cristo nos ensinou há 1985 anos atrás que não devemos julgar (pela aparência), por quê insistimos em colocar rótulos nas pessoas? Por quê ainda acreditamos que uma aparência mais “limpa” melhora o nosso “crédito” na praça? Por quê?

                        Como dizia Shakespeare: “Nem tudo que reluz é ouro”. É verdade. Da mesma forma, nem todo aquele que está ao teu lado é seu amigo. Nós não procuramos saber se a pessoa tem boas qualidades e afinidades com o nosso modo de pensar antes de estabelecer uma amizade? Portanto, não podemos julgar o próximo apenas pela aparência. Como podemos dizer que fulano e sicrano não presta, sem ao menos conhecer o coração daquela pessoa? Pergunte-se: será que DEUS me aceita do jeito que eu sou? Olha, se Deus levar em conta somente os nossos defeitos …

                        Vejo as pessoas julgando outras pessoas pelo simples fato delas possuírem várias tatuagens pelo corpo. Mas não conseguem enxergar o quanto aquela pessoa que tem o corpo tatuado é boa; não conseguem ver que aquela pessoa tem as mesmas responsabilidades de um ser humano qualquer: família, filhos, trabalho, faculdade … o preconceito é muito grande nessa sociedade hipócrita em que vivemos. Em muitas empresas, pessoas extremamente competentes são demitidas (ou jamais são promovidas) pelo fato de possuírem tatuagens pelo corpo, ou cabelos compridos, enquanto muitos ordinários são elevados à posição de liderança, pelo fato de possuírem uma aparência mais social. Muitas vezes, atrás daquela pessoa de aparência humilde esconde-se um verdadeiro gênio, um homem de Deus, um ser iluminado … mas nós damos mais atenção àquela pessoa com “presença”, com ar imponente, mas que é vazia em si mesma.

                        Deixo uma citação de Gilberto Chagas para reflexão: “Engana-se quem pensa que DEUS olha para as tatuagens do nosso corpo. Ele olha para as tatuagens que estão em nosso coração – muitos corações estão tatuados de inveja, hipocrisia e discórdia, embora o corpo não tenha nenhum desenho; em contrapartida, há pessoas cheias de desenhos pelo corpo, mas com o coração tatuado de amor ao próximo e com vontade de manifestar o reino dele no seu convívio diário”.

                        E não adianta os puritanos ficarem declamando o texto bíblico de Levítico 19:28 que não cola, afinal, aquele texto se aplicava ao antigo Israel, e não aos dias de hoje. Mas para esses puritanos (e demais pessoas preconceituosas) se aplicam as palavras de Jesus em Mateus 23:27: “  
Ai de vós … hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”.

                        Este assunto continua na próxima semana.

                        Enquanto isso … julgue-me, se puder !!!!!!!!



Um comentário: