segunda-feira, 14 de novembro de 2016

2ª Parte: Entrevista com Mario Celso Petraglia – Futebol em 2017

Na última semana, levamos ao ar a 1ª Parte de 3, da entrevista exclusiva com Mario Celso Petraglia, atual Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Paranaense.
Hoje estamos publicando a 2ª Parte.
Conversamos sobre dinheiro, futebol, Libertadores e categorias de base.

Sugiro prestarem atenção nos valores gastos nesses 2 últimos com o término da Arena e contas diversas, além do que se é aplicado anualmente nas categorias de base.
Sem dúvidas valores altíssimos e que esclarecem a torcida sobre a falta de grandes contratações.
Por isso saliento que, o Atlético faz uma campanha maravilhosa e tem tido um retorno gigantesco mesmo sem poder aplicar o que gostaria em futebol.
Isso se deve a uma excelente e equilibrada administração, feita por pessoas com interesse no sucesso do Atlético. Administradores profissionais e não os amadores que xingam constantemente desejando assumir o clube agora que tudo está pronto.

Quero salientar ainda que na segunda metade da década de 80, a Baixada estava sendo negociada com grupos financeiros e quase foi vendida para o Grupo Demeterco/Mercadorama. Dentre àqueles que reclamam de Petraglia hoje, existem muitos nomes que conduziram essas negociações que felizmente não foram concretizadas.

Você que não acompanhou a 1ª Parte, acesse o link abaixo:

Entrevista exclusiva com Mario Celso Petraglia - Parte 01





FUTEBOL NO PRÓXIMO ANO, LIBERTADORES E CATEGORIAS DE BASE

FUTEBOL, DÍVIDAS E LIBERTADORES

Robson – Caso o Atlético alcance a classificação para a próxima Libertadores, qual o projeto para o futebol para o próximo ano?

Petraglia – O futebol sempre será a prioridade absoluta e única. Terminamos de pagar as contas do passado, fornecedores, bancos e pendências da construção do estádio, concluímos o Boulevard, as lojas em frente ao estádio e terminamos as cozinhas, além de toda a infraestrutura do estádio que estava inacabada. A partir do ano que vem, teremos mais condições de nos dedicarmos ao futebol.

Robson – Mas o Atlético tem um ônus com o BNDES ainda.

Petraglia – Mas isso é outra coisa, é a longo prazo, para pagarmos em 20 anos. Falo do que o Atlético devia da construção do estádio e os acúmulos a curto prazo. Alguns dos quais estavam sendo executados, estavam em cartório, penhorando rendas, além de mais dinheiro para terminar o estádio, um valor em torno de 55 milhões de reais. Não estou falando do financiamento, pois fora o financiamento, havia essa dívida que necessitava ser paga e conseguimos com muito esforço. Agora temos alvará, licença dos bombeiros.
O estádio foi para a Copa do Mundo inacabado. Havia uma pequena parcela de obras que necessitavam de ajustes e mesmo assim a Arena foi reconhecidamente um dos melhores estádios da Copa de acordo com a imprensa internacional.

Ano que vem teremos mais condições do que esse ano para o futebol.
Com 2 vagas a mais na Libertadores a possibilidade de nos classificarmos ficou maior. Indo a Libertadores montaremos um grande projeto para conquistarmos as Américas, conquistar a Libertadores, sermos campeões.

Robson – O senhor acredita no título da Libertadores?

Petraglia – Sim, mas para isso precisamos de uma campanha para que os torcedores acreditem e se associem. Que se associem mesmo aqueles que não podem vir a todos os jogos. Temos 2,5 milhões de torcedores, se alguns não podem vir a todos os jogos que venham 1 ou 2 jogos por mês, mas que ajudem o clube se associando, isso já seria o suficiente de cada um.

Robson – Se atingíssemos pelo menos 35 mil sócios, o senhor poderia prometer para o próximo ano um grande time para a conquista da Libertadores?

Petraglia – Eu não posso garantir absolutamente nada. Sempre cumpri minhas promessas, por isso ninguém é obrigado a prometer, mas é obrigado a cumprir. O futebol é muito relativo e aquilo que está em minhas mãos e que posso garantir, daí sim posso prometer. Procuro cumprir minhas promessas e prometi que o Atlético será campeão mundial nos 10 anos seguintes após a copa. Por isso as promessas são a longo prazo.
Vejam o exemplo do Real Madrid dos galácticos, o time mais caro do futebol mundial, projetado para ganhar tudo que disputasse e que não ganhou nada, nenhum título e foi uma decepção imensa para todos.
Se passaram apenas 2 anos da copa, terminamos o estádio no primeiro ano. Estamos em uma possível classificação para a Libertadores no 2º ano, mas ninguém faz nada sozinho, temos que buscar recursos, apoio, para podermos investir no futebol.


CATEGORIAS DE BASE

Robson –Tenho convicção absoluta e a maioria dos torcedores brasileiros também, de que Atlético Paranaense e Santos são os clubes que mais revelam jogadores de categorias de base no Brasil. Tivemos um período em que o São Paulo também era um celeiro e que esse projeto estagnou e na última semana seus dirigentes vieram a público anunciando a retomada dos trabalhos com as categorias de base. Sabendo que o Atlético Paranaense é um dos clubes que mais revelam jogadores pergunto: Quanto custa para manter a base do clube?

Petraglia – Cada atleta custa para o clube R$ 3.500,00 em média por mês. Temos 4 categorias, sub 15, sub 17, sub 19 e sub 23 e mais o profissional.

Robson – Quantos atletas temos por categoria hoje?

Petraglia – Temos 30 atletas em cada uma das 4 categorias da base, num total de 120 atletas ao custo de R$ 3.500,00 cada um, chegamos a um custo anual de aproximadamente mais ou menos 6 milhões de reais e não estou falando de CT, estádio, luz, água, sem contar ainda outras despesas ou seja, a venda de um jogador como Otávio, por exemplo, serviria para custear um ou dois anos das categorias de base.
O problema é que o torcedor pensa que esse dinheiro da venda de um jogador, entra limpinho para o clube para aplicarmos em grandes times, quando na verdade recebemos o valor em parcelas a longo prazo e não à vista. Necessitamos vender certos atletas para sustentarmos o custo mensal dos mesmos, do CT, do estádio e do time, já que as cotas de TV e a venda de ingressos nem de longe geram a receita suficiente para mantermos toda essa estrutura que temos hoje em dia.
E é exatamente por isso que convoco o nosso torcedor a se associar e nos ajudar nesse projeto de CAMPEÃO DO MUNDO.

PRÓXIMA SEMANA - TORCIDA, RECLAMAÇÕES E CONFLITOS.

 
 




2 comentários:

  1. Parabéns pelo esclarecimento ,com sua entrevista com nosso grande presidente.os mimi de alguns torcedores devem parar.

    ResponderExcluir