quarta-feira, 14 de junho de 2017

Coxa: A Primeira Fusão do Futebol Paranaense / A verdade revelada


Time de Fusão, “Desfusão” ou Confusão?

O Coritiba, segundo sua “história”, foi fundado em 12 de outubro de 1909. Até aqui tudo bem. Mas a história coxa soa meio estranha quando vasculhamos o passado do processo de fundação do clube.

Segundo a história, o Coritiba teria sido fundado na data acima por alemães, sob o nome de “Teuto-Brasileiro”.

  • “Diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein (O coxa teve origem em um clube de Ginástica?), e foram apresentados ao esporte. Encantados, passaram a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública. Em pouco tempo, todos estavam completamente apaixonados (Apaixonados? Entre si? Explicado o excesso de beijos em campo!), e decidiram fundar um clube para a prática do futebol, primeiramente chamado .... (Eis aqui a parte que começa a chamar a atenção) ... chamado Teuto-Brasileiro, depois de Coritibano Football Club, em 30/01/1910 (Mudaram de nome porquê?) e por último de Coritiba Foot Ball Club (Por isso desistiram de mudar pra Curitiba?)”.

  • “Na noite de 12 de outubro de 1909, Fritz convocou uma reunião no antigo Theatro Hauer, para poderem tomar algumas decisões para a excursão que realizariam até Ponta Grossa, em virtude do convite para que disputassem uma partida contra um time formado por ingleses e funcionários que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa. Foi nessa reunião que decidiram fundar a “primeira” equipe de futebol do estado, primeiramente chamada de "Teuto-Brasileiro". (Primeira? Como? Se foram convidados por outra equipe de futebol paranaense para um amistoso?).

  • “Em 23 de outubro de 1909, foi marcado o primeiro jogo da história da agremiação, contra uma equipe de Ponta Grossa, o Club de Foot-Ball Tiro Pontagrossense formada por ingleses e funcionários da American South Brazilian Engineering Co. A partida terminou 1 x 0 para os donos da casa com gol do Charles Wright”.

Placar do 1º jogo da história do futebol paranaense:

Club de Foot-Ball Tiro Pontagrossense 1 x 0 Clube Ginástico Teuto-Brasileiro (coxa)
 


Eis aqui a primeira falha da história do futebol paranaense que atribui ao Coritiba o posto de primeira equipe de futebol paranaense menosprezando a existência anterior do Club de Foot-Ball Tiro Pontagrossense, embora fundada por ingleses, se deu em território paranaense e era composto por jogadores brasileiros e ingleses.

  • “Apesar de caírem diante dos rapazes de Ponta Grossa por 1 x 0, os garotos se entusiasmaram (nenhuma novidade) e tomaram coragem para reclamar do pessoal do Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein, que não davam muita bola para os futebolistas (??? Cabe discurso???). Reuniões e reuniões depois, decidiu-se pela criação de um novo clube, o que acabou acontecendo em 30 de janeiro de 1910: o Coritibano Foot-Ball Club” numa espécie de fusão entre o Coritibano (Aqueles que não eram alemães) com o Clube de Ginástica Teuto-Brasileiro Turnverein (Os alemães).

Novo clube? Ops!!! Algo errado: A fundação coxa é datada de 1909, mas em janeiro de 1910 surgiu um novo clube. FUSÃO. Aqui há um ponto falho que não relata o “porquê” de um novo clube, afinal poderiam ter apenas mudado o nome sem a necessidade de criar um novo clube se não fosse uma fusão.

Ou seja até 30 de janeiro de 1910, mais ou menos durante 4 meses, o nome do time de Futebol era Clube Ginástico Teuto-Brasileiro, onde só jogavam alemães. Notem que a data de fundação não foi alterada, o que nos leva a raciocinar que uma “briga” deve ter ocorrido e os Teutos ou Tatetos (não sei qual era o apelido para a época) resolveram se rebelar, reunir-se com outra “banda” de futebolistas da cidade, no caso os coritibanenses do coritibano e formar um novo clube, mantendo a data de fundação (Só para continuar mentindo que eram o mais antigo, tentando assim apagar a imagem de terem sido pegos pelos pontagrossenses primeiro, o verdadeiro primeiro clube de futebol do estado do Paraná).

  • “Já no dia seguinte ao jogo em Ponta Grossa, entusiasmados com o novo esporte, os jovens discutiram a possibilidade da criação de um novo clube dedicado exclusivamente a prática do futebol. Como entre os praticantes, que já ultrapassavam 50, havia pessoas de origem não-germânica, a ídeia era também tornar o novo clube independente do Clube Turnverein, que era um clube particular que não permitia a associação de pessoas que não fossem de origem alemã”.

  • Olhe esse trecho: “A data de fundação, porém, continuou sendo 12 de outubro de 1909, data em que foi oficializado o convite para o amistoso contra os rapazes de Ponta Grossa”.

Apenas em assembleia realizada em 21 de abril de 1910, o nome do clube foi alterado para "Coritiba".


Perguntar não ofende:

Todo dia 12 de Outubro é comemorado pelos coxas-brancas como aniversário de fundação, ou LEMBRANÇAS DOS INGLESES DE PONTA GROSSA?

Continuarão ignorando que são um clube de fusão também? Entre o Coritibano (Aqueles que não eram alemães) e o Clube de Ginástica Teuto Brasileiro Turnverein (Os alemães).

Por qual motivo nunca assumiram a real data de fundação como sendo 21 de abril de 1910? A fusão pode atrapalhar a imagem do clube? 


Links utilizados como referência para a matéria:


http://esportes.terra.com.br/sobreotime/0,,OI4872931-EI19373,00-Historia+do+Coritiba+titulos+idolos+e+jogos+Terra.html
http://wm.terra.com.br/wikipedia/Coritiba_Foot_Ball_Club
http://esporte.ig.com.br/historia-do-coritiba/i1237870554805.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coritiba_Foot_Ball_Club#Notas
http://www.coritiba.com.br/editorialistagem/36





Um comentário:

  1. Kkkkkkk inveja é froids kkkkkk, coxa nunca se fundiu com ninguém, é e será o maior e o melhor do Paraná.

    ResponderExcluir