quinta-feira, 29 de junho de 2017

Transporte de Colombo tem nova integração com Curitiba

Transporte de Colombo tem nova integração com Curitiba, agora no Terminal do Santa Cândida.

Câmara participou do lançamento da linha Roça Grande / Santa Cândida na manhã desta quarta-feira. A integração do transporte metropolitano era uma das reivindicações do Poder Legislativo colombense e vai atender três mil cidadãos diariamente, que pagarão apenas uma passagem, via Roça Grande, para ir à capital .
O presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner da Viação (PRB), participou, na manhã desta quarta-feira (21/6) do início das operações da nova linha de ônibus S31- Roça Grande / Santa Cândida, que irá integrar os usuários do transporte metropolitano ao Terminal do Santa Cândida, em Curitiba.

“Colombo já estava reintegrada a Curitiba pelo Terminal do Maracanã [com a linha Colombo/CIC]. Agora, a integração com esta nova linha, favorece mais de três mil colombenses, que vão poder se deslocar até Curitiba com o custo de apenas uma passagem. Havia uma ansiedade para que essa ação fosse efetivada. Ainda mais em um período de recessão econômica, é uma ação que vem beneficiar o cidadão”, destacou o vereador.

A concretização da integração, destacou o diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), que gerencia o transporte urbano metropolitano, Omar Akel, foi possível graças ao trabalho conjunto entre o governo estadual e as prefeituras de Curitiba e Colombo.

Também participaram do início da operação da nova linha de integração a prefeita Beti Pavin (PSDB, os vereadores Dolíria Strapasson, Baggio, Vardão e Elcio do Aviário. Além do presidente da Urbs, José Antônio Andreguetto. Com a operação iniciada hoje os usuários poderão embarcar no Terminal Roça Grande e desembarcar dentro do Terminal Santa Cândida, onde se conectarão com as demais linhas de ônibus sem pagar uma nova passagem.

O Terminal Roça Grande foi criado em 2009 e, diariamente, 10 mil pessoas circulam pelo local. Em março do ano passado, convidado pelos parlamentares, Akel falou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Colombo sobre a necessidade de criar as linhas de integração entre os dois municípios e região aguardam esta integração.

Operação - A operação da S31-Roça Grande/Santa Cândida será diária e, nos próximos dias será feito um processo de calibragem operacional, estando em pleno funcionamento na segunda-feira (26/6). No horário de pico, serão ofertados ônibus a cada 20 minutos e, no entrepico, a cada 30 minutos, informou a Comec.

Para embarcar nessa linha, os usuários deverão ter dois cartões: No Terminal Roça Grande utilizarão o cartão metropolitano Metrocard e, no retorno, em Curitiba, o cartão Urbs.

Esta integração é resultado do protocolo de intenções, assinado em 16 de janeiro de 2017, entre Comec e Urbs (Urbanização de Curitiba SA), para estudos e trabalhos técnicos para a implantação do novo sistema metropolitano de transporte integrado de passageiros. A ligação direta do Terminal Roça Grande com o Terminal Guadalupe, no centro de Curitiba, continuará sendo feita pela linha S01-RoçaGrande/Guadalupe, sem alterações.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário