domingo, 8 de dezembro de 2019

Câmara realiza a 42ª sessão ordinária com 12 matérias

Os vereadores estiveram reunidos em sessão ordinária nesta terça-feira (3/12), no plenário da Câmara Municipal de Colombo. Na Ordem do Dia, os vereadores analisaram, ao todo, 12 matérias. Em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei do Legislativo nº 862/2018 e emenda foi aprovado por unanimidade. Esse projeto, de autoria do vereador Jerçon (PSL), dispõe sobre a alteração da forma de reiterar a imunidade anual do imposto predial e territorial (IPTU) dos templos religiosos no município de Colombo e dá outras providências.

Ainda na sessão foram divulgados um projeto de lei do Executivo e um do Legislativo. São eles: o Projeto de Lei do Executivo nº 27/2019 que autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, crédito adicional suplementar e o Projeto de Lei do Legislativo nº 894/2019, de autoria do vereador Renato Lunardon (PV), que dispõe sobre o tombamento como Patrimônio Histórico Cultural Religioso do Município de Colombo, a Igreja Nossa Senhora da Saúde e dá outras providências.

Também foram divulgadas quatro emendas aditivas, três modificativas e três supressivas ao Projeto de Lei do Executivo nº 15/2019, de autoria das Comissões de Constituição e Justiça, Educação, Saúde e Bem-Estar Social e Defesa do Cidadão e Segurança Pública, que reestrutura o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e dá outras providências.

Foram apresentadas nove indicações pelos vereadores Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Renato Lunardon (PV), Thiago de Jesus (PRB) e Vardão (PSB). Essas indicações foram encaminhadas à prefeita Beti Pavin (PSDB), à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e para às Secretarias de Esportes, Governo, Meio Ambiente, Obras e Viação, Planejamento e Urbanismo. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Dando continuidade à série de homenagens aos ex-Presidentes do Legislativo, o presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB) e o vereador Angelo Betinardi (PTC) fizeram a entrega do livro dos 129 anos da Câmara Municipal de Colombo para o ex-presidente e ex-vereador, João Dalprá. Ele exerceu o mandato como vereador por três legislaturas seguidas (de 1973 a 1988) pelo partido PMDB. Dalprá presidiu o Legislativo no biênio 1983-1984, sendo o 30º presidente da Câmara Municipal de Colombo. “Retornar a essa casa é uma enorme alegria. Aqui faz parte da minha vida por 16 anos. Fui vereador e me dediquei a construir a aproximação dos meus colegas com as boas causas, lutas e benefícios de nossa gente. O quanto é importante a atuação do vereador, pois é a autoridade política mais próxima das pessoas. Ninguém conhece mais a realidade da sociedade que o vereador. As décadas de 70 e 80 foram épocas difíceis. Praticamente não se tinham recursos para atender as demandas. Já fui prefeito, vice-prefeito e levo comigo a honra de ter sido presidente desta Casa. Agradeço pela lembrança”, frisou Dalprá.

No espaço destinado à Tribuna Livre, o presidente da OAB Subseção Colombo, Marcos Renan Salvati, fez a divulgação do 2º Espetáculo de Natal. O evento acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, às 18h, na sacada da OAB Colombo. Serão realizadas apresentações de músicas natalinas com corais e a exibição da Fanfarra Municipal de Colombo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (41) 3656-2229 ou pelo e-mail colombo@oabpr.org.br.

Estiveram presentes na sessão o coordenador do CEU das Artes, Osni Basílio Mendes, o contador Gilson Silva, o presidente da OAB Subseção Colombo, Marcos Renan Salvati, o tesoureiro da OAB Colombo, João Natal Wolff Bertotti, a advogada Thaís Carolina Wolff Bertotti, o Controlador Municipal Edson Strapasson, o diretor do Departamento da Juventude, Maicon Martins e a imprensa local.


Pequeno Expediente – O vereador Gilgera (PSDB) utilizou o pequeno expediente para falar a respeito da abertura oficial da nova unidade do Armazém da Família de Colombo, localizado no bairro Guaraituba. O novo armazém atenderá famílias com renda de até 3 salários mínimos (R$ 2.994).

A estimativa é que cerca de dez mil famílias serão beneficiadas de imediato. A estrutura oferece mais de 300 itens, entre alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal, a preços em média 30% mais baixos que no mercado convencional.

Vale ressaltar, que para ter acesso ao Programa Armazém da Família, as famílias e/ou entidades deverão se cadastrar ou renovar seus cadastros nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colombo ou no Armazém da Família de Colombo. Os CRAS estão localizados nos bairros Centro, Rio Verde, Guaraituba, Maracanã, Osasco e Mauá.

Participaram da abertura oficial do Armazém da Família de Colombo o presidente da Câmara, vereador Vagner Brandão (PRB) e os vereadores Anderson Prego (PT), Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Elcio do Aviário (PSDB), Eurico Dino (PR), Gilgera (PSDB), Pelé (PTB), Thiago de Jesus (PRB) e Vardão (PSB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário