quinta-feira, 30 de abril de 2020

COVID-19 – Colombo tem 6 novos casos confirmados para o Coronavírus

O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirma nesta quarta-feira, 29, que o município tem seis novos casos confirmados para o COVID-19, totalizando 18.
Os seis novos casos contabilizados, cinco são de profissionais da saúde, que moram no município, mas trabalham em Curitiba. Estas estatísticas que chegaram tardiamente a Colombo, ou seja hoje, foi via 2ª Regional de Saúde do Estado, aponta que todos, felizmente, já estão recuperados.
Os seis novos casos são:
13º – Uma mulher de 29 anos, da Vila Liberdade que trabalha no Instituto do Câncer em Curitiba, que esteve em isolamento domiciliar;
14º – Uma mulher de 58 anos, do Caic, esteve em isolamento domiciliar;
15º – Uma mulher de 36 anos, da Sede, que trabalha no Hospital Champagnat esteve em isolamento domiciliar;
16º – Uma mulher de 22 anos, do Moinho Velho, que trabalha no Hospital Champagnat esteve em isolamento domiciliar;
17º – 27 anos sem informações encaminhadas pela 2ª Regional de Saúde do Estado;
18º – Uma mulher de 25 anos, do Jardim Cristina que trabalha no Hospital Champagnat esteve em isolamento domiciliar.
Outros quatro são profissionais de saúde, também estão recuperados, totalizando nove casos.

Pacientes Recuperados
Dos 12 casos que o município tinha contabilizado até ontem, 28, quatro são profissionais da saúde, já citados acima e que necessariamente não trabalham no município. Outros oito casos também estão recuperados, e seguem internados os seguintes casos: O 11º caso, de uma mulher de 69 anos, do Santa Tereza, que está na UTI do Hospital das Clínicas e tem em seu histórico, várias comorbidades e o caso 2, de uma mulher de 47 anos, do Santa Tereza, que segue hospitalizada.
Balanço Epidemiológico
O balanço epidemiológico de hoje, de número 36, indica a recuperação de 16, dos 18 casos confirmados, aponta ainda 16 pessoas aguardando os resultados dos exames comprobatórios, sem necessariamente estarem hospitalizados. Outros 12 pacientes estão hospitalizados, como sintomáticos respiratórios, porém isso não quer dizer que todos sejam por coronavírus. Destes 12 casos confirmados até ontem, 28, três são de profissionais da saúde.
Foram descartados 172 sintomáticos que estavam em isolamento domiciliar acompanhando os sintomas, e por fim, 206 casos são suspeitos, pois apresentam sintomas da doença e estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades de referência. Outros cinco casos são de outros municípios.
A partir deste momento, como já houve transmissão comunitária no Brasil, onde não há como investigar a origem da contaminação, o distanciamento social é muito importante. Por isso, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para que quem puder, fique em casa, e só saia em casos de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.
Aos que estão trabalhando, enquadrados nas atividades essenciais, mantenha uma rotina de higiene e limpeza, durante o trabalho e ao chegar em casa.
Serviço:
Como prevenir o contágio:
– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
– Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir
– Evite aglomerações se estiver doente
– Mantenha os ambientes bem ventilados
– Não compartilhe objetos pessoais
– Use máscara
Sintomas:
Tosse
Febre
Coriza
Dificuldade para respirar
Perda do olfato e paladar
Dúvidas e Orientações COVID-19 em casos de sintomas:
Secretaria Municipal de Saúde – 0800-6432250
Secretária de Saúde do Estado – 0800 644 4414

Nenhum comentário:

Postar um comentário