sábado, 1 de abril de 2017

Produtoras rurais do município participam de curso de geleias e doces

Durante as aulas, o grupo de alunas aprendeu na prática, como conservar frutas e hortaliças, a fabricação de geleias, doces de corte e doces pastosos.

 

A Prefeita de Colombo Beti Pavin acompanhou na tarde de terça-feira, 21, as produtoras rurais do município – que fazem parte da agricultura familiar – participando do “Curso de Geleias, Doces de Corte e Doces Pastosos”, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Agricultura, o Provopar e o SENAR (Serviço Nacional de aprendizagem Rural).

“Ficamos muito felizes em proporcionar mais um curso e levar conhecimento e opções de renda extra para as famílias da área rural. Nas aulas, as mulheres aprenderam novas técnicas de preparação de alimentos, podendo utilizar em casa com a família ou comercializar novos produtos – gerando uma fonte de renda”, disse a Prefeita.

Na ocasião, o grupo de alunas aprendeu na prática, como conservar frutas e hortaliças, a fabricação de geleias, doces de corte e doces pastosos. O curso também tem como objetivo desenvolver produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos aplicando técnicas e boas práticas de higiene.

As aulas ministradas pela professora Maria Regina foram realizadas nos dias 20 e 21 de março. Durante a programação discutiu-se também o conceito de frutas, frutos climatéricos e não climatéricos, os períodos de safra das frutas no Paraná. E os métodos de conservação: adição de soluto, exaustão, branqueamento, esterilização, pasteurização, desidratação, embalagens, rotulagem, medidas e receitas.

“Foi um curso muito produtivo, as alunas aprenderam a fazer cocada de abobora, reutilizaram partes das frutas e verduras, como por exemplo, a casca e as sementes. Prepararam bala de goma de batata doce, e goiabada de araçá”, exemplificou o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Foto: João Senechal e Divulgação/ PMC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário