sábado, 1 de abril de 2017

Entenda a diferença entre Coritiba e Curitiba

Muito se fala sobre a origem do nome da cidade de Curitiba e também sobre o nome do Coritiba Foot Ball Club, e o porque da letra “o” em vez de “u” no nome do clube, além do significado de ambos na língua Tupi.

Entenda: 

Conta à história, que o cacique Tindiquera, da tribo dos Tinguis, teria escolhido o exato local para erguer a futura vila. Fincou uma vara no chão e disse: “Coré etuba”.

Segundo estudos dos pesquisadores Francisco Filipak e Valério Hoerner Júnior, ambos da Academia Paranaense de Letras, o argumento é de que o termo “coré”, em tupi-guarani, significa “porco”. E é “curiy” a palavra indígena para “pinhão” (“tuba” ou “tiba” significa “muito”). 

Portanto, o cacique se referia ao indicar o local ideal para a nova vila, não  aos imensos pinheirais que  conseguiam ver a sua volta, mas sim que, nas redondezas, havia muitos porcos para fornecer carne. 

Diversos relatos de viajantes que passaram pelo Primeiro Planalto do Paraná na época, fazem menção à profusão de porcos na região.

O fato é que, por muito tempo, a cidade inclusive teve dupla grafia: ora aparecia Curityba (terra dos pinheirais) ora Coritiba (terra dos porcos – desculpem-me os torcedores do Coxa que possam desde já se sentir ofendidos, mas isso é etimologia).

A grafia do nome da cidade só veio a ser definida oficialmente em 1919, por uma resolução da Câmara Municipal. A cidade passou a se chamar definitivamente Curityba – que, após a reforma ortográfica de 1943, virou Curitiba. Assim, por decreto, a cidade ficou sendo a terra dos pinhões e não Coritiba, terra da abundância de porcos.

Fontes: (Coluna do Fernando Marins / Gazeta do Povo Ano 2009 e Valério Hoerner Júnior escritor).



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário