terça-feira, 15 de agosto de 2017

EXOS COLOCANDO O FURACÃO NOS EIXOS



O número impressionante de acessos a coluna DAI AO DIF O QUE É DO DIF, incluindo o número de comentários de pessoas que se manifestaram esclarecidas sobre o real trabalho do DIF, me motivou a falar da EXOS, além claro de pesquisar mais sobre a empresa que atua no Atlético Paranaense. Deixo claro que não fui atrás do “fulano que falou para o fulano que me disse do fulano”, busquei o máximo de informações sobre a empresa e o que realmente ela faz e resolvi resumir tudo aqui.

Antes disso, quero citar algo sobre o DIF novamente: O DIF é apenas um centro de estatísticas que fornece números para Diretoria e responsáveis por contratações, ou seja, o DIF não contrata ninguém como algumas “vozes” insistem em anunciar ou alguns torcedores teimam em acreditar, o DIF não tem esse poder e até mesmo se esquiva dele. O DIF fornece números, estatísticas, afim de indicar se o jogador tem ou não potencial para vestir a camisa do Furacão e a lista chega a centena de itens avaliados, impressionante.

Dito isso, vamos para a EXOS.

O que é a EXOS?

EXOS é uma empresa americana fundada em 1999 por Mark Verstegen (preparador físico da seleção alemã) para maximizar o potencial dos atletas, monitorar o desempenho humano. A empresa se concentra em saúde proativa e desempenho para atletas de elite, militares e empresas.

Somente nos Estados Unidos, a EXOS possui 10 Centros de Treinamentos. No futebol, destaca-se por trabalhos na Seleção Alemã, nos últimos 10 anos (inclusive durante a Copa do Mundo no Brasil), e por ter treinado os últimos quatro campeões da Major League Soccer dos Estados Unidos, incluindo atletas como David Beckham, Landon Donavan e Robbie Keane. Também teve parcerias com o Everton, da Inglaterra, e o Galatasaray, da Turquia.

A empresa é líder em treinamento de jogadores da NFL (liga de futebol americana).

Sua sede está situada em Phoenix, Arizona, USA.

Ela possui instalações privadas ainda em Frisco, Texas; Carson, Califórnia; Carlsbad, Califórnia; e Gulf Brisa, na Flórida; Raleigh, Carolina do Norte e Cary, Carolina do Norte.

A EXOS está presente em 6 times da NFL. Já participou de 94 seleções de draft da NFL na primeira rodada e 459 draws da NFL, 9 seleções da primeira rodada da NBA, times da Copa do Mundo de Futebol feminino dos EUA e Futebol masculino alemão e All-Stars em cada Grande esporte. Os membros dos Red Sox de Boston (Baseball) passaram parte da pré-temporada com a EXOS.

É um instituto de treinamento de desempenho personalizado privado, descrito pela MLB como "um campo de treinamento de fitness de alta tecnologia para profissionais ". Os programas de treinamento podem incluir aspectos como um programa de nutrição, massagens, testes metabólicos, trabalho cardiovascular, treinos e aptidão e treinamento de mídia. 


A EXOS trabalha sob 4 pilares: Mentalidade, Nutrição, Treino Físico e Recuperação, com a filosofia baseada na compreensão de que é necessário ter um comportamento compatível com a profissão 24 horas por dia, sete dias por semana.

Falando a grosso modo e fazendo um resumo para você que não entendeu as especificações técnicas do assunto sobre a função da EXOS no CAP, posso dizer que o departamento ajuda a individualizar o treinamento para cada atleta, estabelecendo através de diagnósticos efetuados por vários equipamentos de última geração, formas de correções e prevenções de lesões futuras. 

Você irá perguntar sobre algumas lesões de alguns atletas: Note que os atletas com idade superior aos 30 anos, foram os que apresentaram mais lesões, pois não receberam no decorrer de suas carreiras um acompanhamento semelhante ao da EXOS. A EXOS analisa todos os atletas do clube, buscando de alguma forma melhorar a performance física, auxiliando a comissão técnica e o departamento científico e de fisiologia a prevenirem possíveis problemas futuros. 

Aconselhamentos como posturas, tratamentos específicos, formas de treinamentos específicos para cada atleta é uma das funções da EXOS. Para chegar a exatidão dos trabalhos ela faz a análise de vários pontos como estabilidade, mobilidade, força, equilíbrio.

A EXOS não impõe treinamentos específicos, ela aconselha segundo resultados que obtém de seus estudos. E claro, importante também, que todo o atleta tenha a ciência de levar adiante o aconselhamento com a seriedade que o trabalho exige.

Todos os departamentos estão interligados no Atlético Paranaense, mas busco aqui fragmentar alguns dados e resumir ao máximo para que o leitor entenda como esse trabalho funciona e qual o sentido do mesmo.

Nas próximas semanas escreverei sobre o Departamento científico e fisiológico e qual sua relevância.

Abaixo algumas das parcerias da EXOS:

ADIDAS / SPEEDO / NFLPA / INTEL / MAYO CLINIC / THORNE / KEISER / TIGNUM / PRECOR / SKLZ / OCTANE / FUSION SPORT

Relação de alguns esportes e associações com presença e monitoramento da EXOS:

NFL (Futebol Americano)
Seleção de Futebol da Alemanha
Seleção de futebol dos Estados Unidos
Atlético Paranaense
Flamengo
NBA
UFC
MLS (Major League Soccer Americana)
Comitê olímpico Chinês
Exército dos Estados Unidos
Seleção Argentina de Rugby
Entre outros...

Ao contrário do que alguns meios de comunicação noticiaram nos últimos dias, você pôde notar que com tantas instituições de ponta que se utilizam do trabalho da EXOS, não há possibilidade alguma do clube ter errado na contratação e manutenção da empresa no clube. A não ser que os tais jornalistas tenham uma vasta experiência na área, sejam formados em educação física, tenham em seu currículos o cargo de treinador de alguma equipe, tenham formação em fisiologia e etc, etc, etc, daí sim poderão contestar o trabalho de uma empresa mundialmente aclamada como a melhor em seu meio.


5 comentários:

  1. acho que gedoz não quer participar disso por isso não joga será amigo ?

    ResponderExcluir
  2. Importante trazer esse tipo de informação de dentro do clube. Claro que não e um material jornalístico, talvez por isso a dificuldade e agressividade em relação aos jornalistas. Lerei o anterior sobre o DIF e espero os demais.
    Grato

    ResponderExcluir
  3. Quando o Santo é muito poderoso e o milagre pequeno, é de se desconfiar. Muito currículo e pouco resultado. Parece o laboratório do pseudo russo.

    ResponderExcluir