quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Beti Pavin realiza reunião com integrantes da Pró-Metrópole

Objetivo é discutir assuntos comuns que afetam os municípios, além das inovações no planejamento econômico e territorial de Colombo.

A Prefeita Beti Pavin junto dos secretários de Indústria, Comercio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Tosin, recebeu em seu gabinete nesta semana, os integrantes do Pró-Metrópole, secretário de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz Cesar, o coordenador de Relações Institucionais do Pró-Metrópole, Alexandre Schlegel e o diretor de Relações Internacionais, Antonio Borges dos Reis, para uma reunião que visou discutir o planejamento econômico e territorial do município.

Colombo foi escolhido pelo Pró-Metrópole como o município pioneiro para participar do movimento, que visa integrar os municípios da Grande Curitiba em busca de soluções comuns. A Prefeita destacou a importância da aproximação do município com a capital. “A reunião foi produtiva porque entendemos que as cidades precisam trabalhar de forma conjunta e as políticas públicas precisam ser voltadas para toda a metrópole. Colombo é o primeiro município que recebe essa estratégia, trabalhando com o plano de desenvolvimento econômico, visando melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos, e consequentemente aumentando a rentabilidade da região como um todo”, destacou a prefeita.

O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa, explicou que a reunião serviu como base para uma discussão de como disponibilizar a estrutura da capital para auxiliar e apoiar o município de Colombo. “Com nossa equipe técnica estamos na terceira reunião podendo trabalhar todos os indicadores socioeconômicos do município. Estudando e entendendo o plano de desenvolvimento econômico e territorial, o município avança. Então a ideia é ter essa plano implantado e discutido ate o final do ano”, informou.

Preocupados em como a região metropolitana vem crescendo, na reunião também foi discutido sobre a “Divisão Legal”, que visa acertar as fronteiras entre os municípios. “É muito importante o fortalecimento da grande metropolitana. Não há mais condições de pensar nas cidades de maneira isolada, tanto do ponto de vista econômico, social, de infraestrutura e integração. Então, é preciso explorar as cadeias produtivas e questões econômicas, onde um município pode ajudar o outro nas questões de compra e venda, criando um grande mercado metropolitano”, ressaltou o secretário de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos de Cuririba, Marcelo Ferraz Cesar.

Parceria Público Privado

Já no período da tarde, aconteceu uma reunião na secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho com instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Federal do Paraná que visou discutir mecanismos importantes para o município, trazendo os segmentos empresariais e educacionais para discussão, reorganizando o trabalho para otimizar uma parceria entre o público e o privado.

O economista Técnico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)Jerri Adriani Chequin, frisou que as instituições presentes buscaram na reunião compartilhar de um planejamento, em que se consiga a curto, médio e longo prazo desenvolver o município. “Com planejamento se consegue direcionar os investimentos, estipular prazos para o que deve ser feito. Então cada instituição que participa consegue trazer o seu papel para contribuir para que isso se concretize. Tudo isso vai resultar em melhorias para a população, porque melhora a renda, traz segurança, investimentos em saúde e qualidade de vida como um todo”, destacou.
  Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário