sábado, 15 de junho de 2019

Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi tema na Câmara

Além de vários Projetos de Lei do Executivo e do Legislativo que foram apreciados na pauta da Ordem do Dia, na sessão ordinária desta terça-feira (04/06) foram divulgadas 11 Indicações e votadas duas moções que foram aprovadas pelos vereadores.

No espaço destinado à Tribuna Livre, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Evandro Luiz Busato, falou sobre as atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no último dia 05 de junho.


Na Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (04/06), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Evandro Luiz Busato, utilizou esse espaço para falar sobre as atividades desenvolvidas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no município de Colombo. “Nos últimos cinco anos, Colombo vem comemorando a semana do meio ambiente. É uma comemoração em conjunto com o Dia Internacional do Meio Ambiente comemorado no dia 05 de junho. Estamos com várias atividades. Faz parte do calendário da ECO Gincana das atividades de educação ambiental do município. Estamos com várias atrações ao longo dessa semana. São 16 escolas que estão participando dessas atrações que estão acontecendo no Pavilhão de Eventos do Bosque da Uva. Estão ocorrendo apresentações, peças teatrais, etc. Estamos com vários parceiros como a Guarda Municipal, a Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Copel e Sanepar. As atrações começaram na segunda-feira e terminarão na sexta-feira (07/06). Todos estão convidados a participar”, destacou Busato. 

Ainda de acordo com o secretário da pasta, Colombo é reconhecido hoje no Estado do Paraná com um dos trabalhos de educação ambiental mais fortes realizados no Estado. “Temos leis que já foram aprovadas nessa Casa e diretrizes curriculares. Agora estamos elaborando um material, que é um livro verde que será entregue para cada professor da rede pública municipal de ensino. É um livro ambiental com ênfase especificamente no nosso bioma aqui. O livro fala sobre a Gruta, o Rio Palmital, as nascentes, a área rural, etc. O livro terá mais de 150 páginas e já está em fase de diagramação. Em breve estaremos apresentando esse material para todos”, declarou. 

O secretário finalizou a sua apresentação afirmando que a construção de uma Colombo mais sustentável, com crescimento econômico e sustentabilidade ambiental ocorrerá através da educação ambiental. Ele também informou que já foi feita a licitação do Parque Linear do Rio Palmital. “Iremos colher resultados a longo prazo, mas já estamos colhendo alguns resultados agora. Tivemos redução de 5% no lixo orgânico de 2015 até o momento. Conseguimos isso através de uma melhor separação e de conscientização. Aumentamos exponencialmente a coleta seletiva. Reduzimos o custo e com isso conseguimos implantar outros serviços como coleta de grandes volumes e varrição nas ruas. Isso tudo sem aumentar o custo do que a população paga através da tarifa da água e do esgoto que é como nós fazemos a cobrança. É um trabalho em conjunto feito com as demais secretarias e com o Conselho Municipal do Meio Ambiente. Alguns vereadores que fazem parte desse conselho acompanham o nosso trabalho no dia-a-dia. As equipes internas e externas são extremamente dedicadas e a sinergia com outras secretarias faz com que o trabalho seja positivo em prol do Município. Já fizemos a licitação do Parque Linear do Rio Palmital. As obras devem começar, se tudo der certo, já nessa semana com a chegada das máquinas no parque e na sequência vamos fazer o lançamento. É uma área em que vamos juntar o meio ambiente e cidadania. Cidadania através de lazer, cultura e esporte. Vai ser um legado que vamos deixar para a população que mora no entorno desse parque”, explicou. 

Os vereadores agradeceram as explanações, elogiaram e parabenizaram o trabalho que vem sendo feito pelo secretário da pasta e sua equipe. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para fazerem suas considerações e sanarem as suas dúvidas. 

Indicações – Foram apresentadas 11 indicações que foram encaminhadas à Prefeita Beti Pavin (PSDB), à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Saúde, à Secretaria de Urbanismo e à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). Assinaram os documentos os vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Jerçon (PSL), Marcos Dumonte (PEN) e Vardão (PSB). A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Projetos de Lei do Executivo – Foi colocado em segunda votação e aprovada pelos vereadores por unanimidade de votos o Projeto de Lei do Executivo nº 02/2019 e Emenda Modificativa que revoga a Lei nº 1.372 de 18 de junho de 2015 e passa a dispor sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPCD, e dá outras providências. Foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo nº 05/2019 que institui o Programa de Tratamento Diferenciado de Pagamento de dívidas tributárias “não ajuizadas” relacionadas com o IPTU, ISS, ITBI, Contribuição de Melhorias e Taxas do Município de Colombo.

Projetos de Lei do Legislativo – Foi colocado em segunda votação e aprovado por unanimidade de votos o Projeto de Lei do Legislativo nº 838/2018, do vereador Anderson Prego (PT), que institui a Campanha Municipal de Combate à Violência contra a Mulher. Também foram divulgados dois projetos de lei do Legislativo. Foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo nº 881/2019, do vereador Renato Lunardon (PV), que dispõe sobre a instituição do Programa Quebrando o Silêncio no calendário oficial do Município de Colombo e dá outras providências. Também foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo nº 882/2019, do vereador Thiago de Jesus (PRB), que cria o programa "Ruas Itinerantes" no Município de Colombo e dá outras providências.

Moções – Foram aprovadas, em votação única, as duas moções realizadas pelo vereador Anderson Prego (PT). Uma delas se trata da moção de repúdio pelos cortes orçamentários feitos na Educação pelo Governo Bolsonaro. A outra é de protesto para que o Governo participe do leilão de bens imóveis, benfeitorias, veículos e demais itens pertencentes à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário de Colombo, a ser realizado conforme os autos de insolvência determinados.

Diploma Recebido – O vereador Sidinei Campos (PRP) entregou para o presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB), o Diploma de Mérito de Grupo do Grupo Escoteiro Cristóvão Colombo 110º PR pelos relevantes serviços e contribuições prestados a instituição. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário