segunda-feira, 10 de junho de 2019

Consórcios de saúde recebem recursos do Estado

A vice-presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar), e também presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Prefeita Beti Pavin participou da solenidade.


Como vice-presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar), e também presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), a Prefeita Beti Pavin participou nesta segunda-feira, 03, no Palácio Iguaçu, da liberação de R$ 20 milhões para 19 consórcios intermunicipais de saúde. Na ocasião o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário Beto Preto assinaram os benefícios que vão chegar a 335 municípios do Estado.
“Estamos unidos nestes consórcios para fortalecer os municípios e otimizar as compras e os custos, onde desta forma estamos conseguindo oferecer melhores condições e ampliação dos atendimentos especializados à população”, disse a prefeita Beti Pavin.
Já Ratinho Junior afirmou que a meta para o orçamento do ano que vem é ampliar a parceria, com aumento dos repasses e início de programas voltados ao primeiro atendimento e à população idosa. “Os consórcios são oportunidades para levar estes serviços mais próximo das pessoas. Esse é um compromisso que nós temos com o Paraná. Nesse ato fortalecemos esse relacionamento, porque a Saúde precisa atender todos aqueles que precisam”, destacou.
A gestão logística do atendimento próximo da população passa justamente pelo incentivo e apoio aos consórcios intermunicipais. “Os consórcios são grandes soluções para os prefeitos, em especial das pequenas cidades. Na área de Saúde, todo dinheiro investido parece não atender os problemas, mas o Estado precisa amenizar dentro do que for possível. Estamos diminuindo as distâncias e vamos modernizar e inovar naquilo que for possível”, completou o governador.
O secretário de Saúde, Beto Preto, ressaltou que os consórcios são exitosos há vinte anos, mas muitos municípios acabavam arcando com a modernização do atendimento, o que onerava cidades sem grande fluxo de caixa. “Era papel do Estado ser mais incisivo, mas ao longo do tempo não se deu o devido valor aos consórcios. Estamos honrando nosso compromisso com o orçamento construído no ano passado, mas prevendo para o ano que vem um aumento significativo que deve passar de 50% em relação aos repasses desse ano”, explicou.
De acordo com Beto Preto, o governo vai reforçar ações na pediatria de referência, começar um trabalho de diálogo e reestruturação das unidades básicas para atendimento à população idosa, regionalizar ambulatórios de curativos e feridas, além de ações pontuais na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. “Estamos cumprindo o plano de gestão ao ampliar o atendimento mais perto das pessoas e, com isso, diminuindo o ir e vir, o trânsito nas estradas. A política de apoio aos consórcios permanece e vai crescer com um aumento substancial nos repasses”, acrescentou.
A Secretaria da Saúde do Paraná também vai reforçar dentro do programa de apoio aos consórcios as linhas de cuidados prioritárias, como materno infantil, hipertensão, diabetes e saúde mental.
SERVIÇOS DE SAÚDE
Os consórcios intermunicipais são iniciativas autônomas das prefeituras localizadas em determinadas regiões do Estado. Elas se associam para gerir e prover serviços à população. Os consórcios somam os recursos dos municípios integrantes ao montante estadual e conseguem agilizar os atendimentos especializados. Eles foram implantados no âmbito do SUS na década de 90 e ocupam papel de destaque na Política de Saúde do Paraná.
O prefeito de Alto Piquiri e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar), Luiz Cardoso, disse que essa integração colegiada dos municípios permite concentrar especialidades e procedimentos do Comsus (Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde). “O consórcio contrata os prestadores de serviços, médicos, exames laboratoriais, e prestam serviços aos municípios. A Saúde não funciona mais nos pequenos municípios sem os consórcios”, afirmou.
O Paraná tem 24 consórcios que reúnem 96,7% dos municípios do Estado. Eles gerenciam Centros de Especialidades que atendem 79% da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário