terça-feira, 20 de junho de 2017

VERGONHA ORGANIZADA


Passou da hora das leis serem mais severas no quesito torcida, sejam elas organizadas ou não.

O que vimos no último domingo reflete bem a realidade dos estádios, do futebol e do torcedor brasileiro. Será que necessitaremos de uma catástrofe de grandes proporções para que se tome alguma atitude e se “fabriquem” leis no intuito de coibir a selvageria constante?

A atitude da torcida organizada do Coritiba foi criminosa, selvagem, covarde, atitude de animais, que poderia refletir em outras pessoas que transitavam pelo local naquele momento, afinal, bem à frente do estádio, encontra-se uma igreja com fluxo gigante de pessoas.

A atitude da torcida do Corinthians foi de premeditação. Havia um comboio de ônibus sendo escoltado e um ônibus se desgarrou. Nenhum veículo se desgarra de um comboio sem intenção, logo a intenção era bater de frente com a organizada alviverde e provocar a guerra que provocaram. 

A atitude da Polícia demonstra que sempre estão no local errado, no momento errado e as vezes parecem que até deixam a “coisa” acontecer, pois é impossível não notar a passagem de um ônibus daquele tamanho repleto de torcedores sem se dar conta de algo errado está acontecendo (com certeza há um radinho nas viaturas para se comunicarem entre si). Já ouvi dizer que querem receber por esse trabalho. 

Apenas uma pessoa presa? E os demais? Garanto que se fosse um trabalhador batendo boca, um comerciante trabalhando, não haveria tanta docilidade da polícia como houve com os arruaceiros que se enfrentaram para matar. Na minha opinião, bandidos vestidos com os símbolos de dois dos clubes mais tradicionais do país, denegrindo a imagem de ambos e aqui coloco minha imparcialidade como torcedor.

Os crimes bárbaros no Brasil são tratados como crimes pequenos e muitas causas pequenas são tratadas como crimes hediondos. Há uma inversão de valores brutal onde o que manda é o dinheiro. Um pai não pode repreender um filho, mas um torcedor pode matar o outro.

Irresponsabilidades de todos os lados que fazem com que as pessoas de bem tenham medo de circular perto ou até de irem aos estádios assistirem partidas de futebol.

Essas guerras entre organizadas se tornaram comuns. Um salve a torcida os Fanáticos que vem tentando se manter longe de conflitos. Há muito tempo tenho visto um comportamento diferenciado da torcida e que poderia ser ainda mais amplo com adaptação de novas formas de trabalho, até mesmo pela segurança do torcedor Atleticano e da casa Atleticana.

Uma dica seria, conforme conversa que tive com amigos e torcedores de uma forma geral, começar um trabalho entre as organizadas de recepção do rival ou adversário, um trabalho de acompanhamento amigável, com uma comunicação antecipada entre as partes, para que fatos assim sejam evitados e se construa entre as Organizadas uma nova ordem de respeito e apoio pelo bem do esporte.

Ou então, que se coloque em prática definitivamente TORCIDA ÚNICA. Evitaria muitas bestialidades, diminuiria sensivelmente brigas e confrontos e ainda traria segurança para os torcedores de bem que tem medo de ir aos estádios por conta dessas brigas, mesmo que aparentemente isoladas.

Caso algo assim não venha à tona, caso não tenhamos leis mais severas, que pelo andar da carruagem e preguiça das autoridades ficará mesmo só no papo, o fim, a extinção por completo das Organizadas será questão de tempo e digo, pouco tempo. O Ministério Público aguarda apenas uma tragédia de proporções alarmantes para colocar em prática a extinção definitiva das Torcidas Organizadas. No Brasil as autoridades só acordam quando acontecem muitas mortes.

O Brasil, os estados, os municípios urgem por leis severas, dentro e fora dos estádios. Não há como se culpar Diretorias de clubes por algumas medidas tomadas que acabam prejudicando as Organizadas, visto que elas mesmas não tomam conta de seus afiliados, não impõe rigor de regras e não zelam pelo patrimônio do clube, tanto físico quanto moral.

Ou as torcidas mudam sua forma de agir ou continuaremos tendo estádios vazios, mais pela insegurança das famílias do que por falta de dinheiro para o ingresso. Digo isso pois foi o que ouvi exatamente após a veiculação das imagens:

- “Não vou mais ao estádio! Que medo! Levar filhos nem pensar! Que loucura! Imagine, sair de casa pra torcer e voltar num caixão?!?!”
(Eu) - A Baixada é segura!
- “Segura? Quem pode provar? Lembra do ônibus outro dia? Daqueles caras que entraram na frente do carro depois do jogo contra o Santos? Aquilo é seguro?”
Não tive mais como defender... Só passei a ouvir e não pude deixar de concordar...

Essa é a realidade, gostem as Organizadas ou não! Elas afastam o torcedor e as famílias do estádio! Ou mudam as atitudes ou o futebol ficará sem as Organizadas e até sem torcedores comuns nos estádios.

Punir os clubes com perda de mandos, sacrificar a diversão de torcedores de bem e inocentes, não mudará o cenário. Não podemos mais pagar por bandidos vestidos de torcedores. Seria injusta qualquer punição a Coritiba e Corinthians, visto que a maioria do bem paga pela pequena minoria que estraga o esporte.

Refletir com urgência, para uma tomada urgente de atitudes!

Vídeo do confronto
 

Foto: Agência Estado

Um comentário: