sábado, 11 de novembro de 2017

Programa de Tosquia de Ovinos

Programa de Tosquia de Ovinos acontece em Colombo.

Desde o início de outubro o serviço é oferecido aos criadores que residem dentro dos limites territoriais do município.

O aumento das temperaturas pode causar desconforto em algumas espécies de animais. No caso dos ovinos, uma saída para reverter essa situação é a realização da tosa do rebanho. Pensando nisso, Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está oferecendo esse serviço aos produtores do município desde o início de outubro.

Podem participar todos os criadores de Colombo, indiferente do número de animais que mantenham no rebanho, mas que estejam dentro dos limites territoriais do município. Entre os objetivos da ação está a necessidade de controlar o tamanho de rebanho de ovinos no município, além de beneficiar o produtor que terá a praticidade de fazer as tosas nas próprias propriedades.

“O controle da população de ovinos é muito importante, pois faz com que nós tenhamos conhecimento e melhoramento de rebanho, começando a profissionalizar os produtores”, destaca o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

De acordo com os dados obtidos na edição 2016, foram cerca de 1.200 animais tosquiados, no entanto, existem rebanhos de raças deslanadas e aqueles ainda que por algum motivo a Secretária não teve acesso. Estima-se que esse numero fique próximo a 2.000 ovinos, consideradas apenas as matrizes.

A iniciativa vem rendendo frutos, visto que o município possui uma Agremiação de Ovinocultores de Colombo, local que reúne criadores do município e arredores. “Percebemos que esta atividade vem crescendo exponencialmente na região, não somente em numero, mas também em qualidade dos rebanhos e consequente qualidade dos produtos, solidificando com foco no pequeno produtor”, disse Toniolo.

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Rua Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro
Telefone: (41) 3656-2490

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário