quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

QUEM QUISER USUFRUIR TERÁ QUE PAGAR! É HORA DE “RECEBER” O “TROCO”!

QUEM DIRIA! ESTÁ "FALTANDO" ESTÁDIO!

Houve época em que Curitiba era "rodeada" por estádios de futebol. Estádios para todos os gostos. Quem precisasse de um estádio de “última hora”, estaria bem servido pois, opções não faltavam.

Couto Pereira, Pinheirão, Erton Coelho, Vila Capanema e exceto o período de 1986 a 1994, também havia a Baixada, entre outros.

Era simples, fácil e sem burocracia mudar os locais de algumas partidas. E o torcedor não reclamava, aliás, até sentia prazer em mudar de direção de vez em quando.

Claro que de todos os torcedores de Curitiba, o único que jamais reclamava era (eu escrevi “era”) o Athleticano.

Nós Athleticanos não tínhamos estádio definido para nossos jogos, vivíamos de um lado a outro da cidade, jogando onde viesse a calhar.

Bem por isso quebramos os recordes de todos os estádios curitibanos, até mesmo do extinto Erton Coelho (embora os paranistas neguem), do também extinto Pinheiros, que faria fusão com o Colorado e se tornaria Paraná Clube.


UMA NOVA REALIDADE

Sobraram Couto, Vila e a atual e monumental Arena da Baixada, além do pequenino Ecoestádio, cujo recorde é Athleticano também.

3 décadas atrás, Couto e Vila eram considerados os “melhores” estádios de Curitiba, hoje a realidade é outra.

Atualmente o Athletico não tem mais a necessidade de “rodar” Curitiba atrás de estádio, e mesmo quando teve, em virtude de eventos que engrandeceram o nome da cidade, não recebeu dos rivais a cortesia esperada.

Coritiba e Paraná vivem uma realidade totalmente diferente de 30 anos atrás, uma inversão de posições com o Athletico e que ano após ano vai se acentuando beneficamente em favor do Furacão.


AS CORTESIAS NUNCA VISTAS EM FAVOR DO ATHLETICO

Agora o tema é “fazer cortesia para o rival Coritiba”! E tem Athleticano esbravejando e pedindo bom senso do Furacão, para que deixe a soberba de lado e empreste o estádio aos verdes.

Descabido, afinal, quando o Athletico necessitou teve pedidos negados, tanto para empréstimo, quanto para aluguel do Couto Pereira.

Mas a história da rivalidade entre Athletico x Coritiba por estádios, vem muito antes da Baixada se tornar a monumental Arena.

Em décadas passadas, principalmente 70 e 80, o Furacão, quando obrigado a jogar no estádio Couto Pereira, tinha sua alma financeira arrancada sem dó por dirigentes coxas. Ninguém se dispunha a saber se o Athletico estava ou não quebrado financeiramente, se estava pobre, falido ou com contas atrasadas, simplesmente não demonstravam sequer uma ponta de solidariedade.

Em jogos do Furacão, os dirigentes coxas, logo o Coritiba, cobravam dos Athleticanos, de 50 a 70% da arrecadação bruta, além de deixar claro que todo o lucro do bar seria exclusividade coxa. Eram dias difíceis e para se fazer futebol no Athletico era necessário buscar receitas para quitar dívidas de meses anteriores.

Não havia empréstimo, não havia solidariedade, não havia pena ou amizade, não havia compaixão.

Para o Coritiba, que era dono do maior e melhor estádio, tudo se resolvia com dinheiro e tão somente com dinheiro.

Por isso, conhecendo todo o passado do Furacão, é que me sensibilizo com os coxas da mesma forma que eles se “sensibilizavam” conosco.

Pagando o aluguel, jamais haverá mal algum jogarem na monumental Arena da Baixada.


MAIS DO QUE UM ESTÁDIO

A Arena do Athletico é mais do que um estádio de futebol e não está disponível para fazer “favores” a ninguém, visto que ela tem custos operacionais altíssimos.

Qualquer evento, seja futebol ou uma apresentação “qualquer” que venha ocorrer, demanda um trabalho árduo e competente nos bastidores. É necessária logística adequada para cada evento e claro, porte financeiro para bancar toda essa logística. Nada sai de graça! Não basta simplesmente colocar o evento em “campo”, deixar “rolar” e “receber” ao final.

Poucos sabem que a Arena gera custos diários, pois não é um complexo adormecido, o estádio tem “vida” e o clube faz bom uso dele diariamente. Por isso se fazem necessárias obtenção de novas receitas, receitas que auxiliem na “manutenção” da magnifica obra.

E vamos e convenhamos, qual é o curitibano ou paranaense que não deseja visitar a Arena da Baixada? Todos desejam ver seu clube de coração ao menos uma única vez, como mandante de uma partida no estádio Athleticano. Todos querem experimentar e sentir o conforto da Arena e tudo que ela pode oferecer de comodidade ao torcedor, seja de qual equipe for.

Serei solidário aos torcedores coxas e paranistas, propondo que o Coritiba alugue o estádio, pague as quantias solicitadas pelo Athletico, e possibilite ambas as torcidas experimentarem o sabor da qualidade da Arena Athleticana. Tenho certeza que teríamos público muito superior aos clássicos dos últimos anos e porque não, poderíamos testar a Torcida Única, dando uma chance para que os torcedores se adequem e se eduquem, mostrando que são capazes de torcer lado a lado, sem ofensas e brigas desnecessárias.


Um comentário:

  1. tem alguns torcedores do cap,que não viveram esses tempos de humilhação, graças ao maior e melhor presidente, que o cap tem na atualidade, estamos nesse nivel planejamento a longo prazo

    ResponderExcluir