domingo, 5 de janeiro de 2020

Câmara apresenta desempenho do Legislativo colombense em 2019

O balanço de 2019 apresenta 743 proposituras na Câmara Municipal de Colombo.

Em 2019, cumprindo seu papel legislativo e fiscalizador, a Câmara Municipal de Colombo fechou o ano legislativo com um saldo positivo de suas ações e proposituras. Neste ano de 2019, os vereadores colombenses apreciaram 743 proposituras, entre elas: 678 indicações que pediram diversas obras e melhorias gerais no município de Colombo, 21 Projetos de Lei do Legislativo divulgados, 8 Projetos de Lei do Legislativo aprovados (sendo 5 projetos de 2018 e 3 projetos de 2019) protocolados, 30 Projetos de Lei do Executivo aprovados,1 Emenda à Lei Orgânica, 3 Projetos de Decreto e 2 Resoluções.

Ao longo do ano, o Legislativo realizou 41 sessões ordinárias, 14 sessões extraordinárias e 71 reuniões das comissões temáticas. Nesse ano foi realizada uma sessão solene na reabertura dos trabalhos em comemoração aos 129 anos da emancipação política do município de Colombo. Em alusão à essa data foi elaborado, pela Divisão de Apoio ao Legislativo, um livro comemorativo que foi entregue à prefeita Beti Pavin (PSDB), aos vereadores da atual gestão, aos ex-presidentes da Câmara e secretários municipais.

Dentre os principais requerimentos dos vereadores, estão os pedidos de revitalização urbana, pavimentação, infraestrutura, iluminação pública, sinalização, construção de quadras poliesportivas, praças, dentre outros. Vale salientar que o Legislativo colombense está de portas abertas para receber a população e ouvir suas demandas.

As Tribunas Livres, realizadas dentro das sessões plenárias, receberam 18 convidados, órgãos e entidades com o objetivo de aumentar a interlocução da Câmara com a sociedade. Temas como educação, meio ambiente, cultura, suicídio, prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, entre outros assuntos que foram pauta dessas apresentações. Representantes de entidades, políticos e secretários municipais também tiveram a oportunidade de explanar sobre suas atividades e responder aos questionamentos dos vereadores.

Durante o ano, três palestras foram realizadas no plenário da Câmara sobre comportamento defensivo no trânsito, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata para os servidores, vereadores e a comunidade local.

Foram realizadas reuniões com as instituições financeiras que prestam atendimento bancário no munícipio de Colombo, com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) visando atender as demandas exigidas pela população com os vereadores.

O Legislativo colombense recebeu a visita dos alunos do Colégio Estadual Helena Kolody e da Escola Estadual Caminhos da Natureza que conheceram as instalações, o funcionamento do Legislativo, a função dos vereadores e a importância do parlamento para a sociedade. Nas oportunidades, os estudantes fizeram perguntas, apresentaram sugestões e sanaram as suas dúvidas a respeito do trabalho realizado pelo Legislativo no município. Também alunos da Associação Beneficente Projeto Nova Terra participaram de uma conversa com o presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB), sobre as funções desempenhadas pelos Poderes Executivo e Legislativo.

Também em 2019 houve a realização do concurso público que visa preencher 14 vagas e 03 vagas para formação de cadastro reserva. Foram oferecidas vagas para os cargos de Agente de Gestão Legislativa - Recepção e Portaria Agente de Gestão Legislativa - Serviços de Copa, Agente de Gestão Legislativa - Serviço de Zeladoria, Técnico de Informática, Técnico de Gestão Legislativa, Advogado, Contador e Jornalista. A validade do concurso público é de até dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final pelo Presidente da Câmara Municipal de Colombo, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal. Neste período serão realizadas as convocações, sendo que o regime de contratação será o estatutário.

Para o presidente da Câmara, vereador Vagner da Viação (PRB), a Casa encerra os trabalhos legislativos do ano de 2019 com um saldo positivo. Também enfatizou que as indicações e os projetos que foram aprovados são relevantes, contribuem para o desenvolvimento da cidade e beneficiam a população colombense. “Avalio que esse ano foi bastante produtivo e positivo no Legislativo. Os projetos avaliados e votados são importantes para o desenvolvimento do município de Colombo. Quero também destacar a atuação dos parlamentares nas comissões que trabalharam nas análises dos projetos de lei propostos pelo nosso Legislativo e Executivo, projetos esses essenciais para a vida da nossa cidade. Os vereadores têm feito a sua parte como representantes do povo e fiscalizadores do que está sendo realizado pela Administração Municipal. Estamos nos esforçando para melhorar o atendimento à população em suas demandas. Abrimos o diálogo para todos e importantes temas foram falados e discutidos esse ano. Esse ano de 2019 foi proveitoso no parlamento. Que isso continue acontecer no próximo ano, em 2020 e que mais melhorias sejam feitas para todos os cidadãos colombenses”, declarou.

Para maiores informações sobre a história da Câmara, os trabalhos legislativos, as atividades desenvolvidas pelos vereadores, os projetos de lei e assuntos relacionados podem ser obtidas no site.

RECESSO – A partir da próxima segunda-feira (23/12), a Câmara Municipal de Colombo entra em recesso parlamentar, período no qual não são realizadas as reuniões ordinárias. O expediente da Casa estará suspenso no período de 23 de dezembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020. A primeira sessão ordinária do próximo ano será realizada no dia 4 de fevereiro de 2020.

Câmara em Números (2019)

Sessões Ordinárias - 41
Sessões Extraordinárias - 14
Indicações – 678
Reuniões das Comissões Temáticas - 71
Projetos de Lei do Executivo - 30
Projetos de Lei do Legislativo Divulgados – 21
Projetos de Lei do Legislativo Aprovados - 8
Decretos - 3
Resolução – 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário