sábado, 4 de janeiro de 2020

Testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais foram tema de capacitação

Profissionais da Atenção Básica e das Unidade de Pronto Atendimento participaram da capacitação.

Terminou na quarta-feira, 18, o segundo encontro do Curso de Capacitação para Executores do uso dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde.
O treinamento, que teve duração de dois dias, aconteceu na Unidade de Saúde São Gabriel – localizada na Rua José Dalprá, 545. Profissionais da Atenção Básica e das Unidade de Pronto Atendimento participaram da capacitação.
O objetivo foi formar multiplicadores para triagem e diagnóstico de doenças por meio dos testes rápidos, usando de uma metodologia rápida e de aconselhamento. “Dessa forma, podemos ampliar os atendimentos para que os pacientes tenham acesso aos exames em qualquer unidade de saúde, possibilitando ainda o diagnóstico e tratamento precoce”, explicou o Secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.
A ação foi organizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Angelita Muniz, a expectativa é que no futuro aconteça uma redução nos casos de HIV e da Sífilis.
“A capacitação profissional é de extrema importância para o atendimento adequado à população. Tornar mais acessível o diagnóstico viabiliza para que ocorra uma diminuição nos casos de transmissão como, por exemplo, os de mãe para filho durante a gestação”, explicou Angelita.
A ação foi ministrada pelo enfermeiro Luiz Fernando Manfron, da 2ª Regional de Saúde, onde abordou questões teóricas com foco nas exposições dialogadas e na prática dos testes diagnósticos.
“Muitas pessoas vêm até a unidade pedindo informações e indicações sobre os exames, e agora com o curso tivemos a prática de como funciona na realidade”, conta a coordenadora do evento e enfermeira, Kelmy Sampaio Evaristo.
Os Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, têm como vantagem o resultado do exame em até 30 minutos, oportunizando para que os casos possam ser diagnosticados no início e recebam assim todo o tratamento necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário