segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Secretaria promoveu capacitação sobre o Sistema Único da Assistência Social

Também foram apresentados o balanço de 2019 e a perspectiva de ação para 2020.

Esta quinta-feira, 19, a Secretaria de Assistência Social promoveu um dia de capacitação para os servidores, no Santa Mônica Clube de Campo sobre o Sistema Único da Assistência Social – SUAS, e ainda tratou do balanço das atividades realizadas neste ano de 2019 como também apresentou as linhas de trabalho e perspectiva de ação para 2020.
O evento contou com duas palestras realizadas pela mestre em educação Wanderlane Gurgel atuando há 15 anos na formação integral da pessoa e pelo consultor e especialista em metodologia do trabalho com famílias, Ricardo Michelli. As atividades ainda foram compostas pela apresentação dos dados da secretaria e uma avaliação por meio de uma pesquisa de clima organizacional.
“O plano de educação permanente trata-se de um tema amplo e complexo onde temos o objetivo de capacitarmos nossos profissionais para o dia a dia junto a população. E Para isso contamos com uma grade de trabalho e treinamento que tem cronograma programado até o final de 2020”, disse a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
A secretária que também foi uma das palestrantes neste evento, destacou que as ações de formação visam capacitar todos os gestores dos programas desenvolvidos pela pasta. “Temos o dever de atualizar nossas equipes que vão desde os gestores das políticas públicas, os técnicos, os educadores sociais até o público alvo, pois tudo está se aperfeiçoando e mudando a todo instante”, informou.
Investimento
O treinamento da equipe também foi o momento de apresentar as questões gerais que norteiam a pasta, como os investimentos destinados a aquisição de equipamentos, manutenção das unidades, alimentação dos projetos, obras, entre outros, foram destinados mais de R$ 15 milhões para que os serviços da assistência social cheguem com excelência aos cidadãos.
Outro dado apresentado foi o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e pessoa idosa realizado nas 28 unidades onde foram atendidos 1455 pessoas. No Programa de Formação Estação do Ofício, 607 pessoas participaram dos cursos realizados nos Cras, Caic e Associações. Nas oficinas de dança, dança sênior, teatro, música, karatê e capoeira foram 1455 pessoas atendidas e o departamento de Assuntos Comunitários foram feitos 400 atendimentos diretos.
Já a proteção social especial totalizou 5449 (Creas / CentroPop / Pemse) e a proteção social básica teve mais de 40 mil atendimentos. “São números e dados relevantes, expressivos que demonstram nossa linha de ação e nos auxiliam a traçar as metas e atendimentos para o próximo ano. Por isso é importante que todos da secretaria tenham estas informações e a dimensão do quão importante é o trabalho de cada um para chegarmos sempre mais longe”, pronunciou a secretária Maria.
Também fizeram parte do evento a Diretora da Gestão SUAS, Rosimeri Araújo, a Diretora da Proteção Social Básica, Maria Helena de Oliveira Mendes, a Diretora da Proteção Social Especial, Nilva Volpi, e o Diretor do DEPAC, Josmar de Lima Amaral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário