quinta-feira, 3 de março de 2016

Atlético Paranaense, a grande surpresa do Paulistão 2016



Se o Atlético-PR vai bem no Campeonato da Primeira Liga (é o líder de seu grupo), também pode-se dizer que não está nada mal no Paulistão.
Mas você sabe como isso é possível?
É que a Ferroviária, sensação do Estadual até aqui e que lidera o grupo do São Paulo, vendeu caro um empate por 2 a 2 para o campeão brasileiro Corinthians, além de vencer o Palmeiras em pleno Allianz Parque no último domingo, é praticamente uma filial do Furacão.
Parceira de longa data do CAP, a "Ferrinha" disputa o Paulista com 11 atletas emprestados pelo Atlético Paranaense. São eles, o goleiro Rodolfo, o meio-campista Juninho e o atacante Tiago Adan, alguns dos principais destaques do time, e ainda completam a lista os goleiros Alexandre e Hugo, o zagueiro Marcão, o lateral esquerdo Luiz Paulo, os volantes Renan Souza e Matheus Rosseto, o meia Rafinha e o atacante Caíque.
Ferroviária e Atlético são parceiros desde 2004. O Furacão fornece jogadores por empréstimo e, em troca, garante prioridade na aquisição dos destaques do time da Ferroviária.
"A gente procura trazer tudo de excelência que o Atlético faz no futebol pra essa realidade. Tem uma troca de relações que é boa para os dois, e a Ferroviária vem usando tudo isso. Prova é o acesso e a campanha que fizemos no ano passado", enaltece Pedro Martins, diretor-executivo da Ferroviária, ao ESPN.com.br.
De acordo com o dirigente, a ideia da parceria é baseada na ideia de "clube satélite", muito utilizada no futebol europeu nos últimos anos. A AFE, inclusive, realizou sua pré-temporada para o Paulistão no moderno CT do Caju, na capital do Paraná.
"O Atlético sempre procurou parceiros em quem pudesse confiar, e creio que encontramos na Ferroviária a vontade de aprender e desenvolver o que foi feito em Curitiba. É uma relação benéfica para os dois lados, é bom para captar atletas e formar atletas no interior de São Paulo, não só dentro como forma de campo", afirma. 
"É um porto seguro do Atlético-PR também. Aqui formamos profissionais que serão utilizados por nós no Paraná. No mundo todo é comum ter esse tipo de clube satélite, mas é um esquema que é realizado principalmente na Europa", explica.
Martins é também funcionário do Atlético e coordena a parceria de sucesso. Foi ele quem trouxe o técnico português Sérgio Vieira para comandar a agremiação paulista.
"A comissão técnica é toda do Atlético-PR. Nosso treinador era do sub-23 do 'Furacão' antes de assumir aqui. É bom para os dois lados, porque nossa comissão pode usufruir da experiência de disputar uma Série A de Paulistão, ao passo que se eles estivessem ficado no Atlético, essa oportunidade poderia demorar muito mais", analisa o executivo.
Martins também ressalta que o CAP não está "explorando" a Ferroviária. De acordo com o dirigente, um dos grandes objetivos da equipe paranaense é preservar a história do time de Araraquara, fundado em 1950 e de muita força nos anos 60 e 70.
Segundo o diretor, o objetivo é, a longo prazo, reestabelecer a força Ferroviária, que retornou à elite estadual após um hiato de 19 anos. Por isso, Martins garante que a parceria continuará forte mesmo caso o clube grená não se classifique para a Série D e seja obrigado a disputar a deficitária Copa Paulista no segundo semestre.



Fonte: ESPN

Matéria do Globo Esporte

Ferroviária x Corinthians - Paulistão - 22/02/2016




 

Um comentário:

  1. Dessa parceria desde 2004, qual foi a grande revelação que trouxemos para cá?

    ResponderExcluir