sábado, 19 de março de 2016

Nilton do Rim: Homenagem mais do que merecida por sua luta pelos doentes renais

Conheço o Nilton há mais ou 5 anos. 
Homem trabalhador, honesto, com uma força de vontade descomunal e que sempre teve em seu íntimo a luta pelos doentes renais.
Um exemplo de superação e muito convenientemente foi homenageado pelas suas realizações.

No Dia Municipal do Rim, Câmara homenageia quem atua na prevenção e tratamento de doenças renais.

A prevenção das doenças renais e os cuidados oferecidos pelo município de Colombo foram o principal tema da sessão ordinária da Câmara de Colombo na última terça-feira (15/3). Desde 2007, o dia 15 de março é o Dia Municipal do Rim na cidade, com a aprovação do Projeto de Lei nº 444/07.
A Câmara foi parceira, ao lado da Prefeitura e a Associação Parceiros do Rim no lançamento da Campanha “Para Rins Saudáveis”, realizado no último sábado (12/3), em que 24 Unidades de Saúde do município, promoveram exames preventivos na população, com aferição da pressão sanguínea, exames de glicemia e creatinina e informaram às pessoas sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Renais (DRC), que, nos estágios mais avançados, exige o tratamento por hemodiálise.
Durante a sessão ordinária, o Legislativo homenageou os representantes das 24 Unidades de Saúde por seu trabalho na campanha. A Tribuna Livre foi ocupada pelo diretor da Associação Parceiros do Rim, Nilton Luis Carneiro de Mello, e pelo diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde, Osni Mendes.
 
Mello, mais conhecido como Nilton do Rim e que há 17 anos foi diagnosticado com DRC, lembrou que Colombo tem, hoje, atualmente cerca de 80 pessoas que precisam se deslocar para cidades vizinhas para fazer hemodiálise. Uma clínica particular de hemodiálise foi inaugurada em dezembro de 2015 no bairro Guaraituba e logo estará em funcionamento. Nilton afirma que a clínica, que também fará atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pode começar a atender em abril, resultando em melhora de qualidade de vida para os cidadãos colombenses que precisam do serviço. Ele também destacou a importância de como evitar as DRC: “Praticar exercício físico, fazer o controle do peso e da ingestão de sócio, evitar quadros de desidratação, não se automedicar, fazer exames anuais de creatinina e urina. Temos hoje uma média de 35 mil pessoas hipertensas e 12 mil diabéticas em Colombo. E em todas essas pessoas, o risco de doenças renais é aumentado”, alertou.
O diretor geral da Secretaria de Saúde, Osni Mendes, destacou que a campanha iniciada no dia 12 será permanente, o que só é possível, afirmou, com o mesmo comprometimento que os profissionais das Unidades de Saúde demonstraram no atendimento feito no lançamento da Campanha. “Não faltou, por parte daqueles que na ponta fazem atendimento aos cidadãos, o comprometimento, por isso, agradecemos a todos. Com a detecção precoce das doenças renais, mostramos à sociedade a como tratar e evitar que os rins exijam intervenções maiores”,destacou.
O vice-presidente da Câmara, o vereador Gilgera, reforçou o agradecimento aos servidores públicos da área da Saúde. “A Saúde é uma das grandes questões do nosso país, faltam médicos, uma série de ferramentas, temos de avançar em uma série de questões. Por isso, temos de registrar o nosso ‘muito obrigado’ pelo trabalho realizado na ponta”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário