quinta-feira, 5 de julho de 2018

AGRICULTURA LANÇA NOVO PROGRAMA

AGRICULTURA LANÇA NOVO PROGRAMA QUE REDUZ O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

O Programa Troca Mecanizada destina alimentos da agricultura familiar de Colombo – que seriam descartados – para entidades assistenciais.

Trocar os produtos cultivados pela agricultura familiar de Colombo – que seriam descartados, – por serviços realizados pelo Programa Patrulha Agrícola Mecanizada. É com esse intuito que a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou neste mês de junho – o Programa Troca Mecanizada.
O objetivo da ação é promover uma alternativa aos agricultores na destinação dos alimentos que sobram – para que não sejam descartados – gerando renda para os produtores e beneficiando as entidades assistências.
Juntamente com os técnicos da Prefeitura, os produtores distribuem os alimentos para as instituições socioassistenciais de Colombo vinculadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com o Secretário da pasta, Marcio Toniolo, “esta é a melhor forma de fazer com que o alimento, que antes era descartado, chegue a quem necessita, melhorando a qualidade da alimentação destas pessoas”, contou.
O secretário explicou ainda que, “entre os benefícios do programa para o colombense, estão a geração de renda para as famílias de agricultores e o aproveitamento da produção excedente”, concluiu.
Como o programa funciona?
Os agricultores cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento podem entregar até R$ 500,00 por ano em produtos produzidos no município. Este valor será revertido em Hora Máquina para serviços executados pelo trator agrícola, utilizando como referência a fração de 50% do valor estabelecido na tabela vigente praticada na aquisição de verdura no Programa Federal de Aquisição de Alimentos (PAA), no município de Colombo.
Como participar?
O programa visa atingir agricultores do município de Colombo que são cadastrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os produtores interessados em participar do programa podem entrar em contato com o Departamento de Abastecimento pelo telefone 3656-2490 e agendar a entrega dos produtos conforme a demanda.
As primeiras entregas
O programa, que já está em funcionamento, realizou a primeira entrega de alimentos no último dia 18, onde 177 quilos de beterraba foram recebidos pela Prefeitura e encaminhados a instituições do município. Em troca do alimento, o produtor recebeu um vale de R$ 119,00 em serviços.
As instituições beneficiadas pelo programa foram a Casa Lar Alice, Casa de Passagem Santa Terezinha, Lar casa de Emília, Fundação Francisco Bertoncello e a Casa Lar Pequeno Príncipe, que receberam cerca de 24 quilos de beterraba, respectivamente.
Serviço:
Telefone: 3656-2490
Local: Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário