sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias participam de capacitação

A ação visa fortalecer a atenção primária em saúde a partir da formação dos profissionais da área.

“Acolhimento a Luz da Humanização” e “Cuidado em Saúde Mental pelo Agente Comunitário de Saúde”, foram os temas da capacitação promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde nos dias 27 e 28 de novembro, no Auditório do Hotel Bolsi, em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado em 04 de outubro.
Para a Prefeita Beti Pavin, as funções destes profissionais são importantes para a saúde do município pois são eles quem realizam a integração dos serviços da atenção básica com a população, por meio de orientações, prevenções e a promoção a saúde.
“As capacitações são essenciais e buscam melhorar a comunicação e a relação entre os agentes e a população. Então promover momentos como esse é importante para enriquecer os conhecimentos, já que são eles, os agentes, que lidam de forma direta com a saúde da nossa gente”, disse a chefe do poder executivo, Beti Pavin.
A ação teve como objetivo fortalecer as atividades exercidas pelos profissionais da saúde no que se refere a Atenção Primária de Saúde e reuniu durante os dois dias aproximadamente 200 Agentes Comunitários de Saúde e Endemia.
“É um trabalho importante desempenhado por estes servidores na saúde pública, e que tem dado resultado positivo. Nosso município tem avançado muito, e na saúde não seria diferente. Por isso, buscaremos sempre o melhor para estes profissionais e também para nossa população, capacitando-os e promovendo encontros para fortalecer as ações e levar até o cidadão de Colombo o trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura”, ressaltou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.
Durante o encontro, o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, destacou a importância das capacitações aos profissionais que auxiliam no controle das doenças nos bairros do município.
“A saúde é um eterno aprendizado e as capacitações estimulam e possibilitam isso aos agentes comunitários que participam delas. São eles que estão no dia a dia visitando as residências da população para ajudar, detectar problemas e solucionar diversas situações. Por isso é um trabalho tão valoroso do qual nos orgulhamos muito em participar”, disse.
Também participaram o vereador Gilgera; o Diretor Técnico da Odontologia, Adir Gaio Thomaz; a coordenadora de Média e Alta Complexidade, Fernanda Cassanho; a coordenadora dos Serviços Administrativos, Sandra Mara Oliveira; o coordenador do Distrito Maracanã, Antonioni Lopes Pereira; a coordenadora do Distrito Sede, Roseli Costa Rosa; o coordenador do Distrito Guaraituba, Jamerson Celio Lima e a palestrante e enfermeira da Universidade Federal do Paraná, Tatiane Andrade; a palestrante e psicóloga, Suzete Ferreira dos Santos e servidores da saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário