segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Comec participa de sessão ordinária

A pauta tratou de assuntos de interesse da sociedade colombense. No espaço destinado à tribuna livre, o diretor presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson dos Jesus Santos, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão. Na oportunidade, Santos destacou as ações que estão sendo desenvolvidas no município em parceria com a Comec.

Atendendo ao convite feito presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB), no espaço destinado à Tribuna Livre da sessão ordinária da terça-feira (10/12), o diretor presidente da Comec – Gilson de Jesus dos Santos proferiu sobre os trabalhos e ações desenvolvidos pela instituição.

Durante sua fala, Santos destacou a importância em estar presente no Legislativo colombense e destacou as ações que estão sendo desenvolvidas no município em parceria com a Comec. Santos falou sobre o trabalho realizado pelo Departamento de Controle do Uso e Ocupação do Solo (DCOT), que em 2019 recebeu 31 processos de loteamentos e condomínios para análise somente do município de Colombo.

O presidente da Comec também enfatizou as diversas conversas e reuniões que teve durante o ano com os órgãos envolvidos na construção do trecho final do Contorno Norte de Curitiba, importante obra para a região e que agora terá seu estudo de impacto ambiental contratado pela Empresa Arteris, concessionária responsável pelo trecho.

Outro ponto destacado por Santos é o trabalho realizado pelo Departamento de Transporte, principalmente nas últimas semanas, ao realizar diversas reuniões envolvendo os vereadores e a prefeitura de Colombo, onde puderam debater e decidir por mudanças no sistema de atendimento de transporte coletivo do município, que possibilitarão ampliação de atendimentos realizados, implementação de novas linhas, reforço de horários e trajetos mais rápidos. Segundo Santos, as mudanças entrarão em operação na segunda-feira 16/12.

“A questão da mobilidade e do transporte coletivo metropolitano é uma nova discussão a ser feita em 2020. Isso vai precisar de um longo debate. Aqui em Colombo, nós transportamos cerca de 80 mil pessoas por dia, sendo que apenas 40 mil pagam a tarifa para a Comec. Colombo é o maior munícipio em volume de pessoas transportadas e que tem o maior valor de subsídio do que é aportado pelo governo do Estado. A partir desse ano, a Comec está divulgando o valor que é repassado de subsídio para cada município. Esse subsídio é justamente para que a tarifa possa ser praticada no menor valor possível. Ainda é um valor que fica distante da realidade de muitas famílias e usuários. Colombo é um município totalmente integrado e que além de fazer a ligação dos seus terminais com a capital, a Comec também faz o serviço municipal. Nós precisamos incentivar e cada vez mais valorizar o uso do transporte coletivo. Isso tem sido um dos nossos grandes desafios. A Comec tem feito vários projetos, ampliações, alterações de linhas e novos atendimentos. Infelizmente não conseguimos atender a todos, mas sabemos que precisamos ampliar e melhorar. Queremos oferecer o melhor atendimento e serviço possível. Por isso estamos fazendo essas alterações aqui em Colombo. Estamos de portas abertas para atender a todos”, declarou Santos.

No espaço destinado às explicações pessoais, os vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Gilgera (PSDB), Elcio do Aviário (PSDB), Jerçon (PSL), Renato Lunardon (PV), Sidinei Campos (PRP) e Thiago de Jesus (PRB) parabenizaram a Comec por sua atuação, destacaram a importância do papel da entidade para o legislativo municipal e agradeceram, principalmente, pela atenção que a Comec tem dado às demandas trazidas pelos parlamentares. Na oportunidade, os vereadores fizeram as suas considerações, sanarem suas dúvidas, fazerem seus questionamentos e agradeceram a presença no Legislativo colombense e, principalmente, pela Comec dar atenção às as demandas trazidas pelos parlamentares.

O presidente da Casa, vereador Vagner Brandão (PRB), agradeceu em nome do Legislativo a presença dos representantes da Comec e pelas explanações. “Sabemos da competência da Comec. Quem vive com o transporte coletivo sabe que ele precisa se reinventar. Foi muito útil e eficaz há um tempo atrás, mas ele precisa evoluir. Deixo as portas do Legislativo estão sempre abertas”, disse o presidente da Casa.

Pequeno Expediente – O vereador Jerçon (PSL) agradeceu e parabenizou a União dos Vereadores do Brasil (UVB) por sua atuação. Também destacou o Pacto Federativo que é o conjunto de dispositivos constitucionais que configuram a moldura jurídica, as obrigações financeiras, a arrecadação de recurso e os campos de atuação dos entes federados. O debate em torno do pacto federativo que está sendo travado atualmente no Congresso Nacional gira em torno, sobretudo, de questões fiscais.

Indicações – Na sessão ordinária foram apresentadas 24 indicações pelos vereadores Anderson Prego (PT), Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Eurico Dino (PR), Elcio do Aviário (PSDB), Gilgera (PSDB), Renato Lunardon (PV), Marquinho Berlesi (PSDB), Vardão (PSB) e Thiago de Jesus (PRB). Essas indicações foram encaminhadas à prefeita Beti Pavin (PSDB), à Coordenação da Região Metropolitana (Comec), à Secretaria de Agricultura, à Secretaria de Governo, à Secretaria de Obras e Viação, à Secretaria de Urbanismo, à Secretaria de Esportes, à Secretaria de Planejamento, à Secretaria de Saúde, à Secretaria de Meio Ambiente e à Secretaria de Assistência Social. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Projetos de Lei do Executivo – Foram aprovados, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei do Executivo nº 15/2019 e 10 emendas (3 aditivas, 3 modificativas e 4 supressivas) que reestrutura o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e dá outras providências e o Projeto de Lei do Executivo nº 27/2019 que autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, Crédito Adicional Suplementar.

Projetos de Lei do Legislativo – Foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo nº 895/2019, de autoria do vereador Gilgera (PSDB), que dispõe sobre a Instituição de Programas de Integridade nas empresas que contratarem com a Administração Pública no Município de Colombo e dá outras providências. Já o Projeto de Lei do Legislativo nº 862/2019 e Emenda, de autoria do vereador Jerçon (PSL), que dispõe sobre a alteração da forma de reiterar a imunidade anual do Imposto Predial e Territorial dos templos religiosos no município de Colombo e dá outras providências, foi aprovada, em segunda votação, por unanimidade dos presentes. Esse projeto segue agora para a sanção da prefeita Beti Pavin (PSDB).

Reunião Comec – Na tarde da última segunda-feira (9/12) foi realizada, no Palácio das Araucárias (sede da Comec), a terceira reunião entre os vereadores e a Comec que teve como objetivo ampliar e melhorar o atendimento realizado pelo transporte coletivo no município de Colombo, e sua ligação com Curitiba. A Comec prepara para a próxima segunda-feira (16/12), uma série de alterações em linhas do sistema metropolitano. Uma nova conversa com os vereadores de Colombo já está pré-agendada para daqui 30 dias, onde todas as mudanças serão novamente avaliadas.Estiveram presentes nessa reunião os vereadores Anderson Prego (PT), Ângelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC, Gilgera (PSDB), Jerçon (PSL), Marquinho Berlesi (PSDB), Pelé (PTB) e Sidinei Campos (PRP), a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin, o arquiteto André Ferreira, Leandro Albino da Viação Santo Ângelo, o diretor presidente da Comec - Gilson Santos, o diretor de transportes – Wilianson Alves Correa e o chefe de gabinete da presidência – Gabriel Hubner de Macedo. As mudanças em linhas que atendem o município de Colombo podem ser consultadas no site da 
Comec.



Nenhum comentário:

Postar um comentário