quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Projeto sobre as tradições do Talian em Colombo

Prefeita recebe representantes da cultura italiana para discutir projeto sobre as tradições do Talian em Colombo.

Objetivo é fomentar a cultura italiana na cidade, preservando o dialeto, costumes e a gastronomia por meio do “Ano da Conscientização Taliana no Município de Colombo”

Na quinta-feira, 05, a Prefeita Beti Pavin acompanhada do vice-prefeito Sérgio Pinheiro, recebeu a visita dos membros da Associazione Veneti nel Mondo de Colombo e do Centro de Estudos Venetos no Paraná, que apresentaram uma emenda que busca resgatar e preservar a cultura e a tradição italiana na cidade.
A finalidade do projeto é de que 2020 seja declarado como o “Ano da Conscientização Taliana no Município de Colombo”, por questões históricas e culturais. Entre as ações e atividades a serem desenvolvidas está a de realizar um inventário da língua Talian – variante da língua vêneta, também conhecido como dialeto vêneto – e a cultura Taliana na cidade.
“É um projeto interessante, principalmente porque em 2020 nosso município completa 130 anos de emancipação política. Então a preservação e potencialização deste patrimônio cultural, que é o Talian, é muito importante para Colombo e para a nossa gente”, disse a chefe do poder executivo, Beti Pavin.
Além disso, a proposta é registrar a língua no livro específico como patrimônio cultural do município, resgatar o grupo folclórico da cidade, promover o ensino do Talian, construir canchas e mesas para a prática de jogos típicos, incentivar a manutenção do artesanato e gastronomia típica e promover encontros e eventos.
“Essas são algumas formas de resgatar a cultura dos antepassados, que tanto contribuíram para a construção da nossa querida cidade, preservando as histórias e tradições”, destacou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.
24º Incontro dei Difusori del Talian
O grupo aproveitou para destacar os motivos pelos quais desejam que esse projeto seja levado em consideração, um deles é pelo fato de Colombo receber nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2020 o 24º Incontro dei Difusori del Talian.
“O principal objetivo do encontro é preservar os costumes da cultura Italiana e recuperar os princípios do município, mesmo com o passar dos anos e com a mistura das descendências. Pela primeira vez, o encontro acontecerá fora do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e podendo o município, tornar-se a capital paranaense do Talian e ser mais uma vez pioneira no estado do Paraná”, explicou o agente cultural e gestor do Museu Municipal Cristóforo Colombo, Fábio Luiz Machioski.
Participou também da reunião o vereador Edson Baggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário