sábado, 15 de fevereiro de 2020

Vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela acontece neste sábado, 15

Todas as Unidades de Saúde da cidade estarão abertas das 8h às 17h para atender a população.

O Dia “D” de vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela, com a mobilização nacional das Unidades de Saúde – será realizado neste sábado, dia 15 de fevereiro, das 8h às 17h, nas 25 Unidades de Saúde do município.  “Nossas equipes estarão atendendo a população devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação dessas doenças”, enfatiza o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.
A campanha contra o sarampo iniciou no último dia 10 e segue até 13 de março. Lembrando que nas faixas etárias de cinco a 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será feita de acordo com o histórico vacinal anterior.
Enquanto que para o grupo de 20 a 29 anos a vacinação será de forma indiscriminada, ou seja, independente do histórico vacinal, os indivíduos deverão receber mais uma dose da vacina tríplice viral. “É importante que toda a população esteja atenta as datas da campanha e procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Assim, todos dentro das faixas etárias receberão uma dose de vacina”, disse Dr. Antoninho.
No calendário vacinal das crianças menores de cinco anos, será também obrigatória uma dose de reforço contra a Febre Amarela, a ação de intensificação contra a doença será feita em conjunto com a vacinação de sarampo. Para as demais faixas etárias, preconizadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma rotineira em todas as unidades.
Sarampo e Febre Amarela
Sarampo é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida pela tosse, espirro, fala ou respirar próximo de outras pessoas. “Altamente contagioso, pode evoluir para complicações e levar o paciente à morte”, alerta o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth. Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas. Febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente estão entre os principais sinais da doença.
Além disso, o mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, transmite também a Febre Amarela, e os cuidados para não proporcionar criadouros do mosquito em casa devem ser intensificados durante o período de chuva e de temperaturas elevadas. Lembrando que as duas doenças são preveníeis com a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário