terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Mutirão “Colombo Sem Mosquito” acontece em fevereiro

Mutirão “Colombo Sem Mosquito” acontece em fevereiro nos bairros Atuba e Rio Verde.

Ação visa conscientizar a população em relação à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus.

No mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente promove os mutirões “Colombo Sem Mosquito”. As ações acontecem nos bairros Atuba e Rio Verde e fazem parte do recém-lançado mutirão metropolitano de prevenção a focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, o mutirão busca criar um cinturão de proteção às populações. “O Paraná já tem perto de 10 mil casos e precisamos da ajuda das pessoas para manter as nossas cidades do entorno sem focos do mosquito”, disse.
No bairro Atuba, o mutirão entra em ação no dia 13 de fevereiro da Rua Huxley até Rua Luiz Alberto Ferreira e no dia 14 da Rua Luiz Alberto Ferreira até Rua Abel Scuissiato. Já no bairro Rio Verde, o mutirão passará no dia 17 de fevereiro da Rua da Pedreira até Av. Londres e dia 18 da Av. Londres até Rua Princesa Izabel.
Vale lembrar a ação é liderada pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), e a ideia é que seja realizada ações conjuntas das secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente visando prevenir a infestação na Região Metropolitana de Curitiba.
Colombo Sem Mosquito
Em uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente, a prefeitura promove desde 2016, o mutirão “Colombo sem Mosquito”, que faz a coleta de entulhos em regiões vulneráveis nos bairros da cidade.
Em três anos, o mutirão recolheu mais de 3 mil toneladas de lixo e entulhos pela cidade. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos, além de realizar o descarte corretamente, contribuindo com o meio ambiente e prezando pela saúde de todos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.
Prevenção
1- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
2- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
3- Não jogue lixo em terrenos baldios;
4- Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
5- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
6- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
7- Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
8- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
9- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
10- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.






Nenhum comentário:

Postar um comentário