domingo, 13 de outubro de 2019

Programa retira mais de 41 mil kg de recicláveis que poderiam estar nas ruas

O Coleta Verde promove a troca de materiais recicláveis, como latas, plástico, papel, vidro, entre outros, por uma sacola nutritiva de alimentos

Abrangendo atualmente 34 bairros do município, com um total de 36 localidades diferentes sendo contempladas, o Programa Coleta Verde é uma iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Meio Ambiente que visa arrecadar recicláveis que poderiam ter um descarte inadequado. Ao mesmo tempo, proporciona o acesso a alimentos saudáveis para a população por meio da troca dos produtos por sacolas com alimentos nutritivos.
Somente neste mês de setembro, entre os dias 04 e 26, o Programa trocou 41.328 quilos de materiais recicláveis por 5.010 kits de hortaliças – produtos oriundos da agricultura familiar do próprio município – totalizando R$ 42.735,30. Esta compra é realizada através da Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (COOACOL).
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo destaca a importância do programa. “O Coleta Verde é benéfico tanto para os agricultores quanto para as famílias que recebem os kits, através dele é possível garantir uma alimentação de boa qualidade para a população. Além de ajudar as associações e contribuir com o meio ambiente”.
Os materiais recicláveis coletados são distribuídos para 11 associações de catadores de materiais recicláveis, cadastrados na secretaria municipal do Meio Ambiente. Que são elas: – 3R’s na Vila Zumbi- Amigos da Terra, localizado no Guaraituba – Céu Azul, localizada no Palmital- Limoeiro, no Poço Negro – Nossa Senhora Aparecida, localizada no Atuba – RESOL localizada no São Dimas – Ribeira, no Capivari – Santa Tereza, localizada no Arruda – Vitória, localizada no Rio Verde – Emanoel, também localizada no Rio Verde, e associação São Dimas, localizada no São Dimas.
Coleta Verde
O Programa, que é realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social. Para participar é preciso arrecadar dez quilos de material reciclável, o que dá o direito a um vale sacola. Cada sacola nutritiva possui variados alimentos da época, em especial hortaliças e legumes, sendo permitido dois vales por mês, por pessoa. Para a troca o programa aceita materiais recicláveis como latas, plástico, papel, vidro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário