Cotas de TV, tema que toma conta dos noticiários no início do ano,
principalmente no Paraná, onde as migalhas oferecidas aos clubes paranaenses
torna-se motivo de piadas todos os dias nas redes sociais.
O Campeonato Paranaense tem seu charme, suas tradições e sempre teve certo apelo popular principalmente
na capital Curitiba, mas a TV e uma Federação ordinária, sempre envolvida em escândalos, tornaram o paranaense o campeonato mais deficitário e desmotivado do Brasil.
Mesmo com atrativos, 2 clubes na Série A (Atlético
e Paraná), 2 clubes na série B (Londrina e CoritiBa), 1 clube na série C
(Operário * Segunda divisão do PR), 3 clubes na série D (Cianorte, Maringá
e Prudentópolis) total de 8 clubes nas 4 divisões do Brasileirão, mais o Atlético
que disputa seguidamente a Copa Libertadores da América, os valores oferecidos
pelo campeonato todo são menores até do que os valores oferecidos há times sem nenhuma expressão
no cenário nacional, que disputam apenas seu estadual no ano, times sem torcida, sem estádio
e alguns que sequer reúnem condições de disputarem os campeonatos que participam.
Essa é a avaliação da Globo quando oferece a clubes como o
Atlético Paranaense migalhas. R$ 1 milhão pelo campeonato todo foi a proposta da Globo para
o Atlético.
Para que o torcedor tenha uma noção exata do que isso
significa ou do que não significa, o Atlético receberá pela participação, apenas para entrar em campo contra o Caxias no primeiro jogo da Copa do Brasil os
mesmos 1 milhão de reais. Ou seja, o Atlético receberá R$ 1 milhão por 1 jogo e se
classificado, garantirá no jogo seguinte a quantia de R$ 1.200.000 (Um milhão e
duzentos mil reais) e assim sucessivamente aumentando a cada jogo e a cada fase.
Sem a intenção de menosprezar ninguém mas valorizando o Clube Atlético Paranaense, 1º no ranking paranaense, 9º no ranking da CBF, 50º no ranking da Conmebol, 31º no ranking mundial 2017, 1º no ranking financeiro do Brasil e da América do Sul, 15ª maior torcida do Brasil, maior torcida do Estado do Paraná, o clube com o estádio eleito o melhor da Copa 2014 e etc... Listamos alguns clubes com
menor expressão no cenário nacional, que recebem de cotas de tv em seus
estaduais mais que o Atlético Paranaense:
RS - Avenida, Caxias,
Cruzeiro, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, São Paulo, Veranópolis;
SP -Ferroviária, Ituano,
Linense, Mirassol, Novorizontino, Red Bull, Santo André, São Bento;
RJ - Boavista, Madureira,
Nova Iguaçu, Volta Redonda, América, Bangu e Portuguesa do Rio; MG- Boa Esporte, Caldense, Democrata, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova.
R$ 1 milhão de reais não paga
meia folha salarial do Atlético Paranaense de 1 mês. O clube arca com 4 meses de campeonato deficitário, onde a única
entidade que lucra livremente é a Federação Paranaense de Futebol que receberá
como cotas de TV (?!?!?!?!) a impressionante quantia de R$ 300 mil reais, quase
o mesmo valor dos 8 times do interior que levarão cada um R$ 375 mil.
Simplesmente vergonhoso.
Preparamos algumas tabelas para que o torcedor entenda esse mecanismo financeiro e o quanto ele é prejudicial ao Atlético em relação ao Campeonato Paranaense e o porque não há vantagens em competir com um elenco principal com jogadores com altos salários, que ficam sujeitos a lesões e a desfalcarem o time durante o ano.
Cotas para o Atlético em cada fase da Copa do Brasil
Valor |
Fase
|
|
|
R$ 1 milhão
|
1ª fase
|
R$ 1,2 milhão
|
2ª fase
|
R$ 1,4 milhão
|
3ª fase
|
R$ 1,8 milhão
|
4ª fase
|
R$ 2,4 milhão
|
5ª fase
|
R$ 3 milhões
|
6ª fase
|
R$ 6,5 milhões
|
7ª fase – semifinal
|
R$ 20 milhões
|
Vice-campeão
|
R$ 50 milhões
|
Campeão
|
Cotas por Clube nos Estaduais de 2018
Valor
|
Clube
|
|
|
R$ 17 milhões
|
(Corinthians, Palmeiras,
Santos e São Paulo)
|
R$ 15 milhões
|
(Botafogo, Flamengo,
Fluminense e Vasco)
|
R$ 12,5 milhões
|
(Grêmio e Internacional)
|
R$ 12 milhões
|
(Atlético-MG e Cruzeiro)
|
R$ 5 milhões
|
(Ponte Preta)
|
R$ 4 milhões
|
(Boavista, Madureira, Nova
Iguaçu e Volta Redonda)
|
R$ 3,3 milhões
|
(Botafogo, Bragantino,
Ferroviária, Ituano, Linense, Mirassol, Novorizontino, Red Bull, Santo André,
São Bento e São Caetano)
|
R$ 3 milhões
|
(América)
|
R$ 2 milhões
|
(Bangu e Portuguesa)
|
R$ 1,5 milhão
|
(Brasil de Pelotas e
Juventude)
|
R$ 1 milhão |
(Avenida, Caxias, Cruzeiro, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, São
Paulo e Veranópolis) |
R$ 1 milhão
|
(Boa Esporte, Caldense,
Democrata, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova)
|
R$ 1 milhão
|
Atlético Paranaense não renovou com a Globo. Entendemos que o
valor oferecido em 2017 foi de R$ 1 milhão, mesmo valor para 2018. Citamos
aqui para que o torcedor faça um comparativo com os demais clubes.
|
R$ 950 mil
|
(Náutico, Santa Cruz e Sport)
|
R$ 850 mil
|
(Bahia e Vitória)
|
R$ 800 mil
|
(Macaé, Resende, Ceará e
Fortaleza)
|
R$ 786 mil
|
(Paysandu e Remo)
|
R$ 600 mil
|
(Coritiba e Paraná Clube)
|
R$ 500 mil
|
(Londrina, América, Bonsucesso, Cabofriense,
Goytacaz, Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense,
Hercílio Luz, Inter de Lages, Joinville e Tubarão)
|
R$ 375 mil
|
(Cianorte, Cascavel, Foz,
Maringá, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União)
|
R$ 300 mil
|
Federação Paranaense de Futebol
|
R$ 120 mil
|
(Ferroviário, Floresta,
Guarani de Juazeiro, Horizonte, Iguatu, Maranguape, Tiradentes e Uniclinic)
|
R$ 113 mil
|
(Atlântico, Bahia de Feira,
Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória da
Conquista)
|
R$ 110 mil
|
(Afogados, América, Belo
Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira, Salgueiro e Vitória)
|
R$ 103 mil
|
(Águia, Bragantino, Cametá,
Castanhal, Independente, Paragominas, Parauapebas e São Raimundo)
|
Premiação Total por Campeonato
Valor (Milhões)
|
Campeonato
|
|
|
R$ 121,1
|
Paulista
|
R$ 91,5
|
Carioca
|
R$ 37
|
Gaúcho
|
R$ 36
|
Mineiro
|
R$ 5
|
Catarinense
|
R$ 3,730
|
Pernambucano
|
R$ 3,596
|
Paranaense
|
R$ 2,956
|
Paraense
|
R$ 2,604
|
Baiano
|
R$ 2,560
|
Cearense
|
Levantamento por campeonato estadual
1º - Paulista
Alcance da TV aberta: 44,2 milhões de telespectadores
Cota: R$ 109,3 milhões
Premiação: R$ 11,79 milhões
Total: R$ 121,09 milhões
Cota: R$ 109,3 milhões
Premiação: R$ 11,79 milhões
Total: R$ 121,09 milhões
Cota 1 (4 times) – R$ 17
milhões (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo)
Cota 2 (1 time) – R$ 5 milhões
(Ponte Preta)
Cota 3 (11 times) – R$ 3,3
milhões (Botafogo, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Linense, Mirassol,
Novorizontino, Red Bull, Santo André, São Bento e São Caetano)
Premiações: campeão
estadual (5 milhões), vice estadual (1,65 milhão), 3º (1,1 milhão), 4º (880 mil)
2º - Carioca
Alcance da TV aberta: (56,8 milhões de telespectadores)
Alcance da TV aberta: (56,8 milhões de telespectadores)
Cota: R$ 83,6 milhões
Premiação: R$ 7,9 milhões
Total: R$ 91,5 milhões
Premiação: R$ 7,9 milhões
Total: R$ 91,5 milhões
Cota 1 (4 times) – R$ 15
milhões (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco)
Cota 2 (4 times) – R$ 4 milhões
(Boavista, Madureira, Nova Iguaçu e Volta Redonda)
Cota 3 (2 times) – R$ 2 milhões (Bangu e Portuguesa)
Cota 4 (2 times) – R$ 800 mil (Macaé e Resende)
Cota 5 (4 times) – R$ 500 mil (América, Bonsucesso, Cabofriense e Goytacaz)
Cota 3 (2 times) – R$ 2 milhões (Bangu e Portuguesa)
Cota 4 (2 times) – R$ 800 mil (Macaé e Resende)
Cota 5 (4 times) – R$ 500 mil (América, Bonsucesso, Cabofriense e Goytacaz)
Premiações: Campeão estadual
(3,5 milhões); vice estadual (1,5 milhão);
Taça Guanabara, 1º (1 milhão),
2º, (150 mil), 3º (150 mil) e 4º (150 mil);
Taça Rio, 1º (1 milhão), 2º,
(150 mil), 3º (150 mil) e 4º (150 mil)
3º - Gaúcho
Alcance da TV aberta: RS (11,2 milhões de telespectadores)
Alcance da TV aberta: RS (11,2 milhões de telespectadores)
Cota: R$ 36 milhões
Premiação: R$ 1 milhão
Total: R$ 37 milhões
Premiação: R$ 1 milhão
Total: R$ 37 milhões
Cota 1 (2 times) – R$ 12,5
milhões (Grêmio e Internacional)
Cota 2 (2 times) – R$ 1,5
milhão (Brasil de Pelotas e Juventude)
Cota 3 (8 times) – R$ 1 milhão
(Avenida, Caxias, Cruzeiro, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, São Paulo e
Veranópolis)
Premiações: os oito classificados
às quartas de final (R$ 100 mil); campeão do interior (R$ 200 mil)
4º - Mineiro
Alcance da TV aberta: 20,7 milhões de telespectadores
Cota: R$ 36 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 12 milhões (Atlético-MG e Cruzeiro)
Alcance da TV aberta: 20,7 milhões de telespectadores
Cota: R$ 36 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 12 milhões (Atlético-MG e Cruzeiro)
Cota 2 (1 time) – R$ 3 milhões
(América)
Cota 3 (9 times) – R$ 1 milhão
(Boa Esporte, Caldense, Democrata, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia,
URT e Villa Nova)
5º - Catarinense
Alcance da TV aberta: 6,8 milhões de telespectadores
Cota: R$ 5 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (10 times) – R$ 500 mil Divisão igual para todos
Alcance da TV aberta: 6,8 milhões de telespectadores
Cota: R$ 5 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (10 times) – R$ 500 mil Divisão igual para todos
(Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma,
Figueirense, Hercílio Luz, Inter de Lages, Joinville e Tubarão)
6º - Pernambucano
Alcance da TV aberta: 9,2
milhões de telespectadores
Cota: R$ 3,730 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (3 times) – R$ 950 mil (Náutico, Santa Cruz e Sport)
Cota: R$ 3,730 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (3 times) – R$ 950 mil (Náutico, Santa Cruz e Sport)
Cota 2 (8 times) – R$ 110 mil
(Afogados, América, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira,
Salgueiro e Vitória)
7º - Paranaense
Alcance da TV aberta: (10,8 milhões de telespectadores)
Alcance da TV aberta: (10,8 milhões de telespectadores)
Cota: R$ 3,596 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 600 mil (Coritiba e Paraná)
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 600 mil (Coritiba e Paraná)
Cota 2 (1 time) – R$ 500 mil
(Londrina)
Cota 3 (8 times) – R$ 375 mil
(Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo
e União)
Cota 4 (acredite se quiser) –
R$ 300 mil (FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL)
Sem cota (1 time) – Atlético-PR
(NÃO RENOVOU OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DE SEUS JOGOS)
8º - Baiano
Alcance da TV aberta: 14,5 milhões de telespectadores
Cota: R$ 2,604 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 850 mil (Bahia e Vitória)
Alcance da TV aberta: 14,5 milhões de telespectadores
Cota: R$ 2,604 milhões
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 850 mil (Bahia e Vitória)
Cota 2 (8 times) – R$ 113 mil
(Atlântico, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié,
Juazeirense e Vitória da Conquista)
9º - Paraense
Alcance da TV aberta: 5,9 milhões de telespectadores
Cota: R$ 2,396 milhões
Premiação: R$ 560 mil
Total: R$ 2,956 milhões
Alcance da TV aberta: 5,9 milhões de telespectadores
Cota: R$ 2,396 milhões
Premiação: R$ 560 mil
Total: R$ 2,956 milhões
Cota 1 (2 times) – R$ 786 mil
(Paysandu e Remo)
Cota 2 (8 times) – R$ 103 mil
(Águia, Bragantino, Cametá, Castanhal, Independente, Paragominas, Parauapebas e
São Raimundo)
Premiações: campeão estadual
(224 mil), vice estadual (168 mil), 3º (112 mil) e 4º (56 mil)
10º - Cearense
Alcance da TV aberta: 8,8 milhões de telespectadores
Cota: R$ 2,56 milhões/ano
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 800 mil (Ceará e Fortaleza)
Alcance da TV aberta: 8,8 milhões de telespectadores
Cota: R$ 2,56 milhões/ano
Sem Premiação
Cota 1 (2 times) – R$ 800 mil (Ceará e Fortaleza)
Cota 2 (8 times) – R$ 120 mil
(Ferroviário, Floresta, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Iguatu, Maranguape,
Tiradentes e Uniclinic)
O Atlético paranaense está com a razão
ResponderExcluir