quarta-feira, 20 de julho de 2016

QUEM PAGA A CONTA? SERÁ QUE É SÓ A TORCIDA?



Estou publicando esse texto pois acho conveniente e perfeito para a atual ocasião e até em virtude de ver a atual situação financeira e decadente do futebol e de quase todos os clubes brasileiros.

Vale a pena a reflexão, pois vivemos um momento em que muitos POLÍTICOS querem se apoderar da administração do Atlético a todo custo e sabemos o que os POLÍTICOS querem a frente de uma administração tão gigante quanto a do Atlético Paranaense, APENAS BENEFÍCIOS PRÓPRIOS.

Um texto escrito pelo torcedor Willian Fabiano Druszcz e que achei genial.

Por: Willian Fabiano Druszcz

Se alguém conseguir a fórmula para fazer futebol sem dinheiro, por favor me avise.
A visão que o torcedor tem do clube é bem limitada, totalmente superficial, para a grande maioria dos torcedores o Clube é apenas o Estádio e o time que vai jogar o final de semana ou meio de semana.
Meu amigo, a gigantesca estrutura do Clube Atlético Paranaense não dorme, ela trabalha 24 horas por dia, finais de semana, feriados, etc.

Esse universo todo não é apenas em dias de jogos, e o dinheiro que vem de bilheterias e associações é apenas uma pequena parte para manter essa grandiosidade.

Pare um pouco e comece a desmembrar essa estrutura monstruosa.
O custo para a manutenção de um estádio do porte da Baixada, o custo para manutenção do centro de treinamentos, com seus profissionais de diversas áreas, técnicos, médicos, advogados, pessoal da limpeza, seguranças, jardinagem, nutricionistas, psicólogos etc, etc, e tais.
Milhões de detalhes que o torcedor não percebe, ninguém trabalha de graça e muito menos faz caridades, todo profissional trabalha para seu ganho, e são merecedores pelo serviço que exercem.

E as categorias de base e formação de atletas? 
Conversei com alguns garotos, a maioria é de fora de Curitiba, de outros Estados, o Atlético é obrigado a fornecer toda a estrutura para os garotos como moradia, comida, escola, segurança, tratamento médico, dentário, acompanhamento psicológico, vai dinheiro e muito dinheiro. 

Para o clube conseguir patrocínio forte, precisa ser grande como é, nenhum patrocinador quer apoiar um clube falido, os patrocinadores assim como o clube tem um nome e uma marca a zelar, e nada é de graça.

Mas reparo cada comentário de torcedores que analisam o Atlético como um time de fim de semana, não conseguem reparar todo esse mecanismo de funcionamento, as engrenagens que são essenciais para o sucesso.

Olhe a situação dos co-irmãos da capital que enferrujaram e pararam no tempo, que vibram quando conquistam uma vitória contra o nosso time e voltam a sua realidade medíocre, com estádios arcaicos, caindo, sendo despejados de centro de treinamento, perdendo patrimônio, morando de favor em um estádio que é da União, disputando campeonatos sem almejar nada, a não ser fugir das últimas colocações, com salários atrasados de funcionários e atletas.
Futebol é feito com dinheiro, através de grandes parcerias e com a colaboração do torcedor ajudando, se associando.

Reclamar é fácil, participar é difícil, o que ninguém quer é chamar a responsabilidade para si e dar sua contribuição conforme suas condições, comprando um produto oficial, uma camisa, uma caneca, um chaveiro que seja, tentando se associar para participar mais ativamente da vida do clube.

Nada hoje em dia se faz ou se constrói sem dinheiro.


4 comentários:

  1. Concordo com o texto, exceto pela generalização quando diz que "...o que ninguém quer é chamar a responsabilidade para si e dar sua contribuição conforme suas condições, comprando um produto oficial, uma camisa, uma caneca, um chaveiro que seja...".
    Ora, tenho mais de 20 camisas oficiais, tenho souvenires e canecas oficiais, tenho bandeiras oficiais, bonés oficiais, é pago 3 cadeiras para a família sem aglutinar no plano familiar que sairia mais barato, só para ajudar o meu Clube.
    Eu faço a minha parte. E sinceramente espero que a Diretoria seja sabia e traga todos os torcedores - organizados e não organizados - para o lado que nos interessa. Juntos somos cada vez mais fortes. Precisamos de todos os atleticanos e a Baixada precisa voltar a ter a cara de Caldeirão 🔴⚫️🔴⚫️

    ResponderExcluir
  2. Volto a dizer... sabe pq o povão reclama eblablabla? Pq o clube de maneira alguma está preocupado em trazer a torcida para caminhar junto. Estou errado? Vamos tentar emitir notas com esclarecimentos sobre como anda as contas de CAP. Explicar o pq ano passado entrou 70milhoes com vendas de jogadores, e esse ano não foi gasto nem 10 com entrada de jogadores. (É oq acho... pois o clube não esta perto do socio)

    ResponderExcluir
  3. Neste comentário esquecem de mencionar q patrocinadores vem para divulgar suas marcas para o que fica difícil se não existe os torcedores.. ninguém oferece patrocínio pra ficar oculto...logo se não tem um ótimo time não tem torcedores oq afasta a mídia por falta de espectadores assim afastando os patrocinadores prq não teriam pra quem divulgar suas marcas... sendo assim, os torcedores junto com o time são sim o principal motor de um clube...o restante pra mim são apenas"assessórios"...

    ResponderExcluir