sexta-feira, 3 de julho de 2015

O Racismo em pleno século 21


O que é racismo?

Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.

Mas o que é racismo no seu íntimo pessoal?

E não falo só do racismo de cores, falo de diversos atos de racismo que ocorrem todos os dias proferidos geralmente por quem se acha superior a esse ou aquele.

Mas me diga, o porque de agir com racismo contra as pessoas?

Seja pela cor da pele, ou a cor do cabelo, ou o comprimento dele (essa é para os homens), seja pela roupa, ou pela opção sexual, seja pela idade ou a falta dela, seja pelo emprego, pelo desemprego, pela fala ou pelos pensamentos.

Porque ser racista? Se no banheiro o cocô (fezes) fede igual?

Não entendo o simples fato de uma imensidão ver diferenças nas cores do corpo. E isso serve para brancos racistas quanto para negros racistas.

Não entendo qual a dificuldade em aceitar alguém por causa da cor da pele, ou o olho puxado, ou até mesmo com cultura diferente.

Nunca assimilei esse fator, sabendo que principalmente nas sociedades atuais, dependemos uns dos outros e nesse ponto, dependendo do principio ou da necessidade, não importarão para o necessitado a cor da pele, ou até o comprimento e cor do cabelo.

Digo isso, pois para quem não sabe, gosto de meus cabelos compridos e já enfrentei na vida centenas de atos preconceituosos. Certa vez em uma entrevista de emprego, alguém me perguntou sobre o cabelo e prontamente respondi que ele necessitaria das minhas mãos eficientes para o trabalho e não dos meus cabelos.

Minha filha gosta dos cabelos coloridos e sofre preconceito por causa disso. Mas e dai? O cabelo é dela, não pertence a ninguém mais.

Ou o homossexual, convenhamos, o corpo pertence a ele, ele faz o que quer e se ele estiver errado o acerto de contas será com Deus e com ninguém mais.

Ou o racismo religioso, daqueles que tem religião contra os que não tem e vice-versa, e tudo misturado. Nenhum evangélico, ou católico, ou protestante, ou ateu e etc é Deus para iniciar o juízo final e decidir quem vai ou não vai para o “céu”. Só Deus tem o poder de decisão.

Existem pessoas fantásticas de todas as cores e formas, como existem pessoas sem um mínimo de credibilidade e respeito de todas as cores e formas.

Acho que todos nós temos um pouco de cada raça, de cada cor, em nossos corpos, em nosso sangue.

O preconceito racial seja qual for, impede a sociedade de se desenvolver, evoluir e de praticar o amor entre as pessoas.

Esta escrito na bíblia, Deus nos fez a sua imagem e semelhança.

Mas qual é a imagem de Deus mesmo?

Alguém já o viu para dizer?

E se ele for metade branco e metade negro?

Se tiver cabelos compridos e coloridos?

Se ele tiver vestes ou andar nu?

Você sabe o sexo dele? Pode provar?

E daí, cidadão, como julgará a ti mesmo se descobrir que tudo que você, preconceituoso, acha como padrão, não for a realidade e a verdade e não estiver associado a Deus?

Como agirá?

Não esqueça que aos olhos de Deus nada é impossível, portanto se houver reencarnação, saibas que você pode ter sido uma pessoa branca, ou negra, ou homossexual, ou cabeluda, ou careca, ou assassina, ou perdida, ou prostituta, ou qualquer coisa que vier a sua mente.

A única fórmula do certo e errado que existe, é a fórmula escondida dentro do coração de cada um de nós. Nosso coração é que determina quem somos, por nossas atitudes ou a falta delas.

Nada mais nos define como seres humanos, a não ser nossa própria consciência.

Então, você que tem algum tom de racismo em seu coração, examine-o com cuidado e se livre disso, pois se olhar bem no espelho notará que tem mais defeitos do que a grande maioria que você ataca e julga como diferente e inferior.

Entenda que nem você, nem eu e ninguém tem poder de decisão e de julgamento.

Ninguém é melhor que ninguém. Deus é o único que pode decidir e julgar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário