terça-feira, 21 de julho de 2015

Que feio vereadores! Não saiam no meio da sessão!


Estive presente na última sessão da câmara municipal de vereadores de Colombo.

Fui com a intenção de analisar a sessão e tecer aqui meus comentários ao povo a respeito do que vi.

A principio uma sessão sem nenhum acontecimento mais sórdido que me fizesse desdenhar de alguns comentários.Nenhum “combate” de palavras infundadas.

Waldirlei Bueno conduziu a sessão de forma esplendida, não procurou se ressaltar dos demais por ser presidente, não chamou a atenção para si.

Elogio a Professora Michele por sua fala de que sabe que muitas coisas estão sendo feitas e que não se pode resolver tudo no momento que queremos. Até que enfim!

O Paulinho dos Esportes este presente discursando e dentre algumas frases, foi objetivo quando disse que tem feito o máximo dentro das limitações da prefeitura para recuperar a infraestrutura destruída ao longo dos 8 anos anteriores a gestão da Beti, justificou, deu valores, falou que passa mais tempo recuperando estragos do que criando projetos novos, pois os estragos e o relaxo deixaram muitas obras relacionadas ao esporte a beira do abismo e da perda total. Teme pelo futuro dos esportes em outras mãos e com razão, nem sempre quem assume dá continuidade no que foi construído anteriormente, ele mesmo sentiu isso na pele.

Sabemos ora, que é mais complicado se recuperar uma propriedade caindo aos pedaços do que se começar do zero. Espero que as próximas gestões venham a dar o devido valor no que se esta sendo feito agora. O trabalho é longo árduo e me satisfiz com seu discurso de querer muito mais do que já foi feito, mostrou equilíbrio e sensatez quando indagado por muitos vereadores, sobre o que estava sendo feito e o porque do que ainda não foi feito. Aparentemente tudo está nas mãos certas e de uma pessoa que quer trabalhar e não só esquentar a cadeira. É sua obrigação, esta lá para isso, mas também para quem trabalha temos que levar em consideração os desafios que são muitos. Boa sorte a ele e que continue nessa caminhada.

Ainda na sessão, falou-se também sobre a reabertura (finalmente) da Santa Casa, mas nesse ponto quero fazer um adendo:

Alguém sabe o porque há tanto tempo a Santa Casa de Colombo esta fechada?

Eu sei. Os seguidos “bloqueios” e tentativas desesperadas de pessoas inescrupulosas no sentido de travar a reabertura do hospital que é um bem público e pertence ao povo.

Dou aqui meus parabéns a Beti Pavin e sua equipe, a Waldirlei Bueno e os vereadores que colaboraram, pelos desmedidos esforços, lutando até contra forças ocultas que tentaram ao longo desses anos nos tirar esse bem precioso.

A luta não foi pouca, de arrancar os cabelos, de ranger os dentes e de partir para cima dos oponentes e fazer valer nosso direito.

Mas ela conseguiu. Será entregue com chave de ouro. A gestão passada nos tirou esse direito e a gestão atual nos devolve em um embrulho de presente.

Ainda na sessão houve o anúncio do concurso da câmara agora em definitivo com datas e programações conforme descrito nesse mesmo BLOG e nos demais blogs de amigos.

Mais uma grande realização da era Waldirlei Bueno à frente da câmara para desespero dos exonerados que estavam lá ilegalmente.

Mas eis que não pode faltar aquele meu comentário ácido de sempre.

Primeiro – Não havia necessidade de se delongarem com o Paulinho nos discursos, visto que cada vereador perdia um tempo imenso discursando e repetindo quase as mesmas palavras do vereador anterior. Vamos lá pessoal, mais objetividade na próxima, conversa de mais enche o saco.

Segundo – E eis a razão maior do meu furor. Porque alguns vereadores se retiraram da câmara antes do fim sa sessão? Como os casos de Oliveira, Nivaldo, Renato Lunardon,  Clodoaldo, Luis LD e outros que posteriormente quase no fim fizeram o mesmo.

Qual é sua obrigação vereador?

Ficar até o final da sessão.

“Mas tínhamos compromissos”.

Seu compromisso é com o povo, adie os outros compromissos e faça o trabalho público pelo qual é pago, honre seu voto e na próxima sessão seja o último a sair. Eu estive lá e tinha meus compromissos também e mesmo sem ganhar nada acompanhei até o final, então é sua obrigação acompanhar a todos os presentes até o fim da sessão.

Que nas próximas sessões isso não se repita, é feio, antiético, incômodo, desonesto, desrespeitoso com todos os presentes e com a população, pois sua obrigação é essa, é seu emprego, seu trabalho, nosso voto. Contarei cada um dos presentes nas próximas sessões e independente dos nomes, citarei aqui, para que todos saibam quem realmente tem o interesse de fazer seu trabalho honestamente.

Alguns vereadores necessitam urgente corrigirem seus discursos em público, pois é muito feio e desconfortável ouvirmos palavras inexistentes em nosso dicionário como, “nós peguemo”, “nós coloquemo”, “os fio da rede”, e mais algumas frases que não deveriam sair em público de pessoas públicas, faltou só os “nóis fumo” e o “nóis veio”.

Outra coisa em relação aos discursos, senhores vereadores se façam audíveis a todos, preocupem-se em serem ouvidos, sem sussurros, aumentando o volume do microfone ou da própria voz.

Há um vereador que vai quebrar a tecla de tanto bater, fala sempre a mesma coisa toda a sessão, e foi mais uma vez infeliz ontem repetindo a mesma fala, visto que já havia sido dito pelo Paulinho quais planos futuros para o pedido dele, mas parece que não presta atenção, aliás, é um vereador sem projetos e sem indicações, ta na hora de acordar meu caro. Nossa amizade é uma coisa, sua vida pública como vereador é outra e você me decepciona a cada sessão, tem que fazer mais e falar menos. Vou te dar uma chance para as próximas sessões, se não amadurecer e parar de demonstrar que esta perdido serei obrigado a dizer seu nome em alto e bom som.

No mais, a maioria assumiu publicamente finalmente que a prefeitura tem feito seus esforços no sentido de sanar os problemas da cidade e que nem tudo se resolve do dia para a noite.

Waldirlei falou pouco, mas o necessário, é assim que se faz.

Menos papo e mais ações, é isso que esperamos.




2 comentários:

  1. FAÇO MINHAS AS TUA PALAVRAS, UMA VERGONHA OS NOBRES PARLAMENTARES SAIR ANTES DO TERMINO DA SESSÃO, MESMO PORQUE TEMOS UMA SESSÃO SÓ NA SEMANA E ELES SÃO PAGOS PARA ISSO, E DIGA-SE DE PASSAGEM, MUITO BEM PAGOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. chega a ser cômico essas sessões, um fala e o outro fala a mesma coisa e o outro a mesma coisa........dá canseira, teve uma sessão q ficaram meia dúzia de vereadores, um saiu mais cedo por que tinha q levar a mulher no médico, outro por q tinha q pegar a criança na escola, outro por que os cobradores estavam lá e queriam pegar ele kkkkkk
    uma verdadeira comédia da vida real, e o povão óhhhhhh..............muito bom teu blog parabéns

    ResponderExcluir